TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS .

Por:   •  24/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Cléber Câmara de Oliveira

Gleice Meire da Silva Oliveira

Evilene Araújo da Silva Costa

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS

Missão de Aricobé – Angical –BA

2017

Cléber Câmara de Oliveira

Gleice Meire da Silva Oliveira

Evilene Araújo da Silva Costa

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS

Missão de Aricobé – Angical –BA

2017

Atualmente, convivemos com diversos desafios, seja nos campos políticos, econômicos ou sociais. O Brasil passou por modificações em todas as áreas de atividades humanas. Por conta disso, a educação é obrigada a responder as exigências decorrentes deste momento de transformações.

Diante deste novo paradigma o poder executivo decide criar políticas e oferecer programas, capazes de encarar a problemática da educação no Brasil, caracterizados pelas estatísticas que apontam a má qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas, resultando em altos índices de repetência e abandono escolar, o que aponta para a formação inadequada dos professores, assim como, o mau gerenciamento das instituições de ensino.

Tentando resolver essas situações, o governo cria alguns programas, numa tentativa de minimizar os problemas, dentre os quais, destaca o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que foi instituído pela Resolução 12, de 10 de maio de 1995, com o título de Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PMDE). Seguidamente, foi denominado PDDE, em virtude da Medida Provisória do Governo Federal (n 1.784 de 14 de dezembro de 1998). Seu objetivo é assegurar assistência financeira as escolas públicas de Educação Básica de todo país, desde que estejam dentro das normas preestabelecidos.

Como o PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola está voltado para participação da comunidade escolar, se fez necessário à atuação dos Conselhos Escolares dentro de cada unidade de ensino. Agora, há um grande problema nas mesmas, pois os conselheiros ignoram suas responsabilidades, ficando difícil a conquista da autonomia na escola local.

Vale frisar que, a educação tem o poder de modificar o individuo, formando homens de conhecimento de seus direitos e valores morais. A escola não é um depósito de pessoas sem opções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com