TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EPI’s EM AMBIENTES DE UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS

Por:   •  11/8/2017  •  Artigo  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EPI’s EM AMBIENTES DE UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS

GUIMARÃES, Henrique Caixeta[1]*

LOPES, Célio Adriano[2]**

RESUMO

Percebe-se nos dias atuais que é ampla a utilização de agrotóxicos nas produções agrícolas e também é de conhecimento geral que o manuseio desses insumos trazem diversos riscos à saúde dos trabalhadores.  Dessa forma, para se tentar minimizar esse índice de acidentes esses riscos e garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores, que são utilizados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Assim, essa pesquisa buscou mostrar a importância da utilização desses equipamentos, fazendo um estudo em torno das ferramentas necessárias para a garantia dessa proteção e mostrando também o embasamento legal no qual está amparado o uso desses instrumentos para a garantia da saúde do trabalhador em sua vida laboral.

Palavras-chave: agrotóxicos, EPI’s, saúde, segurança no trabalho.

ABSTRACT

It is nowadays widely recognized that the use of agrochemicals in agricultural production is widespread and it is also well known that the handling of these inputs poses a number of risks to workers' health. Then, to try to minimize this accident rate these risks and to guarantee the health and physical integrity of the workers, the Individual Protection Equipment (PPE) is used. Then, this research sought to show the importance of the use of these equipments, making a study about the necessary tools to guarantee this protection and also showing the legal basis in which the use of these instruments is supported to guarantee the health of the worker in his life at work.

Keywords: agrochemicals, PPE's, health and safety at work.

  1. INTRODUÇÃO

A utilização de defensivos agrícolas nas produções tem aumentado consideravelmente nos dias atuais, principalmente após o período denominado Revolução Verde. Além do mais, percebe-se que a maior parte desses agrotóxicos são manuseados pelo homem, tanto quanto produtor individual, como empregado de outrem.

Dessa forma, se faz necessária uma reflexão acerca da utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para que sejam minimizados os agraves à saúde do trabalhador, de forma a melhorar a sua qualidade de vida no trabalho.  

Sendo assim, o tema abordado nesta pesquisa retrata a importância da utilização de EPI’s em ambientes de utilização de agrotóxicos, sendo essa uma temática relevante para observação da utilização desses equipamentos para a proteção da saúde do indivíduo manuseador desse tipo de insumo, visando a sua integridade física e saúde no trabalho.

Este estudo possui como principal objetivo a compreensão da importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) por parte dos trabalhadores que manuseiam agrotóxicos nas lavouras. Além de avaliar a eficiência desses instrumentos durante sua utilização.

Para atingir esse objetivo, buscou-se compreender a importância dos manuseadores de agrotóxicos em utilizarem os EPI’s para a preservação da sua saúde e integridade física, além de, especificamente, compreender o que são os agrotóxicos, entender o conceito de EPI’s e seu uso, além de considerar a eficiência da utilização desses equipamentos para a proteção do trabalhador.

Além disso, este trabalho tem como finalidade auxiliar na instrução dos leitores quanto  à importância da utilização de EPI’s durante a manipulação de agrotóxicos, de forma a minimizar a quantidade de acidentes de trabalho; e  conscientizar  sobre o uso desses equipamentos de proteção tanto por parte da  empresa quanto por parte do trabalhador. Academicamente, há uma contribuição muito grande para se compreender como são importantes os equipamentos de proteção voltados para a utilização de agrotóxicos. De maneira a contribuir para um aperfeiçoamento do conhecimento adquirido e colocá-lo em prática. E, socialmente, pode-se perceber a aplicação das técnicas relatadas na pesquisa para a obtenção de um mercado com um menor número de acidentes e uma melhor qualidade de vida no trabalho, garantindo assim a saúde e proteção dos trabalhadores.

2 AGROTÓXICOS

        

Esta pesquisa se propõe a discutir a respeito da eficiência e importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na aplicação de agrotóxicos. Para tanto seria necessário fazer algumas conceituações acerca do tema.

São considerados como agrotóxicos os produtos de origem química ou biológica utilizados na prevenção ou extermínio de pragas e doenças das culturas agrícolas, como fungicidas, herbicidas, inseticidas e pesticidas.

A NBR 5 define de maneira específica o que são os agrotóxicos:

Entende-se por agrotóxicos as substâncias, ou mistura de substâncias, de natureza química quando destinadas a prevenir, destruir ou repelir, direta ou indiretamente, qualquer forma de agente patogênico ou de vida animal ou vegetal, que seja nociva às plantas e animais úteis, seus produtos e subprodutos e ao homem. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS -  ABNT, 1999)

Em relação aos agrotóxicos, Siqueira e Kruse (2007) têm a seguinte denotação:

A utilização do termo agrotóxico ao invés de defensivo agrícola passou a ser utilizado, no Brasil, para denominar os venenos agrícolas, após grande mobilização da sociedade civil organizada. Mais do que uma simples mudança de terminologia, esse termo coloca em evidência a toxicidade desses produtos para o meio ambiente e a saúde humana. São ainda genericamente denominados praguicidas ou pesticidas. (SIQUEIRA; KRUSE, 2007, p. 585)

A utilização de agrotóxicos em território brasileiro, de acordo com Peres, Moreira e Dubois (2003), teve início no período de 1960 a 1970, primeiramente voltados para a sua aplicação em programas de saúde pública, no combate a vetores e no controle de parasitas. Já na agricultura, passaram a ser cada vez mais empregados ao passo que se percebia no campo um progressivo processo de automação das lavouras com o implemento de maquinário e utilização de produtos agroquímicos no processo de produção, sendo conhecida essa nova dinâmica de produção como Revolução Verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (482.9 Kb)   docx (667.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com