TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA O CLIMA ORGANIZACIONAL

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA O CLIMA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA O CLIMA ORGANIZACIONAL

GLEICIANE DE SOUZA MOURA

Resumo:

O cenário organizacional em que vivemos atualmente demanda cada vez mais habilidades de se estabelecer um bom relacionamento interpessoal. A busca por profissionais que possuem capacidades de trabalhar em equipe está se tornando uma exigência cada vez mais constante. Tais competências tornam-se cruciais quando as organizações que buscam reduzir ou mesmo evitar conflitos em seu clima organizacional promovem e incentivam seus colaboradores a estabelecerem um relacionamento interpessoal como medida estratégica para o alcance de metas tanto individuais como coletivas. A comunicação é a principal ferramenta utilizada na conquista de qualquer tipo de relacionamento, por esse motivo deve ser cuidadosamente desenvolvida.

Palavras chaves: Relacionamento Interpessoal; Equipe; Comunicação.

As relações interpessoais são consideradas de extrema importância para o clima organizacional. Mas afinal o que vem a ser um relacionamento interpessoal? O relacionamento interpessoal esta associado ao relacionamento intrapessoal, que é a maneira que o indivíduo encontra de se relacionar primeiramente consigo mesmo, saber como anda o “eu”, os objetivos, suas necessidades e limitações. O relacionamento interpessoal sucede da relação desenvolvida entre duas ou mais pessoas (grupo) e na forma como se compõe a comunicação entre elas. Para começar a desenvolver uma relação é preciso associar a capacidade de interação e desenvoltura em saber aceitar as pessoas como elas são. Essa condição auxilia na prevenção de possíveis conflitos ou na destruição de um relacionamento já existente.

Para algumas pessoas desenvolver um bom relacionamento interpessoal é um desafio, isso acontece pelo fato da existência de dificuldade em comunicar-se adequadamente. A comunicação é peça fundamental em qualquer tipo de relacionamento e mais importante ainda para as relações informais. A comunicação segundo Elisângela S. de J. Castro pode ser definida como “o processo verbal ou não verbal de transmitir uma informação a outra pessoa de maneira que ela entenda o que está sendo expresso”. Ou seja, a forma de expressão verbal é a forma de comunicação mais utilizada pelo ser humano. Todo ato de comunicar-se envolve consecutivamente seis componentes essenciais. O primeiro é o emissor ou locutor, indivíduo que diz algo a alguém. O segundo é o receptor ou interlocutor é com quem o emissor se comunica. O terceiro componente é a mensagem, tudo que é transmitido do emissor para o receptor. O quarto componente é o código, ou seja, um conjunto de sinais acordados socialmente que possibilita ao receptor compreender a mensagem. O canal ou contato é o quinto componente, que é o item físico no qual a mensagem é transmitida ao receptor. Por último temos o referente ou contexto, que nada mais é do que o assunto que compõe a mensagem.

Para aproveitar o máximo possível da comunicação torna-se necessário evitar algumas barreiras que podem comprometer o significado da mensagem e gerar prováveis conflitos. São elas: ruídos ou barulhos, que são mecanismos externos que impossibilitam a comunicação. Bloqueios, como o próprio nome diz é uma suspensão da comunicação podendo ser absoluta ou temporária. Filtragem se resume a seleção dos aspectos da comunicação que erroneamente preocupam aos interlocutores. Impedindo essas barreiras a comunicação será clara e objetiva, tornando algo fácil de ser discutido, podendo ser aceito ou não sem gerar situações conflituosas nas tomadas de decisões de uma equipe que tem como objetivo alcançar as metas estabelecidas pela organização pertencente.

O grupo de pessoas de uma empresa convive com diversas situações diárias, tais como ideias e culturas diferentes o que torna um desafio para o gerente manter um clima organizacional positivo e equilibrado onde as relações interpessoais possam alcançar um nível elevado de qualidade. Para ajudar a preservar as equipes unidas e com um excelente relacionamento é importante mencionar os cinco pilares existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com