TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  20/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.410 Palavras (26 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

OLIVEIRA, Franciele de. A Importância do Lúdico na Educação Física Escolar: subtítulo em letras minúsculas. 2018. 22. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano.

RESUMO

Partindo da premissa de que o aluno é participante e atuante no contexto social, entende-se que os conhecimentos recebidos na educação escolar devem estar comprometidos com a formação integral deste, especialmente no seu desenvolvimento físico. Neste sentido nota-se que as atividades lúdicas se firmam como grande colaboradora da prática pedagógica, especialmente dos educadores físicos. Sendo assim, estas atividades não podem ser vistas apenas como uma recreação cabendo, portanto, ao professor conduzi-las para que o aluno possa adquirir competências a ele desejadas. A consciência de profissionais de ensino em inserir o lúdico na elaboração de suas aulas deve ser constante, onde a aprendizagem seja pautada pela criatividade e embalada pelo prazer. Tem como objetivo analisar a importância do lúdico como auxiliar da prática pedagógica nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental na escola E.B.M Mirian Elena Meyer. Esse estudo pode analisar a importância das brincadeiras lúdicas nas aulas de Educação Física e sua ação dentro do processo ensino aprendizagem perante a visão dos professores pesquisados.

Palavras-chave:  Lúdico. Prática Pedagógica. Educação Física. Ensino Fundamental.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        6

1.2        JUSTIFICATIVA        6

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        7

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        18

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        19

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

6        REFERÊNCIAS        20


  1. INTRODUÇÃO

Diante das reais exigências do atual momento histórico, vivenciado pela humanidade, demonstra marcado pelo acelerado desenvolvimento científico, e dos constantes apelos que são lançados sobre o nosso sistema educacional, o educador compromissado sente-se responsável não só pelos rumos da educação em si, mas também pela consequência deste no contexto social, político e econômico. Partindo desses pressupostos, justifica-se a necessidade de uma fundamentação teórica consistente para a adoção de uma nova postura educativa, na qual atividades mais atraentes, as metodologias usuais, contribuindo assim, para o desenvolvimento das potencialidades do aluno. Acredita-se que a incorporação de hábitos lúdicos, partindo do professor e objetivando a competência e habilidade do aluno, facilitará toda a complexidade do ensino e o aluno se sentirá parte integrante do processo. (VYGOTSKY, 1985).

As aulas de educação Física precisam de mudanças e o professor é o principal responsável para essas mudanças, por tanto, a formação e a prática do professor é importante para as mudanças necessárias.

Nas brincadeiras lúdicas a criança experimenta situações diferentes, testa habilidades que auxilia em outras atividades, este é o momento em que deixa ser levada pela brincadeira, incorporando e desenvolvendo habilidades que necessitam ser melhoradas.

O jogo, a música, as brincadeiras, objetivando o desenvolvimento das destrezas, se convertem em interação e faz dos alunos protagonistas de todo o processo de ensino-aprendizagem. A proposta de trabalho de desenvolver as competências através de atividades lúdicas visa ampliar os horizontes de um trabalho mais eficiente na educação, levando o professor a conscientizar-se sobre a importância do lúdico no exercício das destrezas e que faça uso dele como suporte alternativo quando avaliado e aplicado adequadamente. Não o lúdico pelo lúdico, mas tendo por fim a competência comunicativa e intelectual. (LUCKESI 1994).

O lúdico para a aprendizagem é uma forma para dar início a uma prática que estimule os educandos nas aulas de Educação Física, pois o lúdico é uma maneira de produzir prazer, ou seja, fazer com que o aluno se divirta aprendendo. É por meio do lúdico que o aluno descobre novas situações, onde cria as mesmas e resolve do seu jeito, encontra novos significados e age conforme a atividade, mas as atividades lúdicas, não devem ser apenas de diversão e competição, mas também, como uma forma de aprendizado e conhecimento durante as aulas.

O lúdico se dá nas aplicações de jogos, brincadeiras e brinquedos em diferentes situações educacionais podendo ser um meio para estimular, analisar e avaliar aprendizagens, competências e potencialidades das crianças envolvidas. Assim o lúdico e a Educação Física, procuram encontrar em cada um de seus conteúdos os benefícios e possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura.

A criança utiliza seu corpo e o movimento como forma para interagir com outras crianças e com o meio, produzindo culturas. Essas culturas estão embasadas em valores como a ludicidade, a criatividade nas suas experiências de movimento (SAYÃO, 2002). O lúdico é uma situação em que o aluno reflete, ordena, desorganiza, organiza novamente, destrói e reconstrói as atividades de sua maneira, é também um espaço onde o educando pode expressar, suas fantasias, seus desejos, medos, sentimentos e os conhecimentos que vai construindo a partir das experiências que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (347 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com