TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO IDOSO

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.141 Palavras (13 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Roseane Maria Barbosa

[pic 1]

Trabalho de Conclusão de Curso I

Tema: O Fenômeno de Envelhecimento Populacional no Município de Craíbas e a Intervenção do Assistente Social junto a Efetivação dos Direitos do Idoso na Assistência Social.

Professor da Disciplina: Ruthe Costa

Tutor Virtual: Eliete Falcão 

Tutor Presencial: Izabela Daniely Ferreira Silva

Craíbas/AL

2014


SUMÁRIO

1. Delimitação do tema ----------------------------------------------------------------------------- 3

2. Objetivos -------------------------------------------------------------------------------------------- 6

Geral-------------------------------------------------------------------------------------------------------6

Específicos-----------------------------------------------------------------------------------------------6

3. Categorias Teóricas ----------------------------------------------------------------------------- 7

4. Tópicos do Artigo Científico ------------------------------------------------------------------- 13

Referências ------------------------------------------------------------------------------------------- 14

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente artigo tem como tema: O Fenômeno de Envelhecimento Populacional no Município de Craíbas e a Intervenção do Assistente Social junto a Efetivação dos Direitos do Idoso na Assistência Social. 

A delimitação do tema baseia-se em um estudo sobre o elevado número de pessoas idosas em relação aos demais grupos etários e as expressões da questão social observada no período de estágio. Como as doenças da terceira idade, dentre elas a Hipertensão, Diabetes, AVC, Osteoartrose, Catarata, Enfisema pulmonar e bronquite crônica, Osteoporose, entre outras. Além de maus-tratos, violência doméstica e isolamento. 

A maioria das doenças, a qual foi citada, pode ser prevenida e/ou adiada com um estilo de vida saudável e tratamentos adequados, mas geralmente não é possível evitar completamente a doença, e uma vez que a pessoa tenha, é para sempre. Nesse contexto, é importante privilegiar ações preventivas e de tratamento e recuperação que preservem a autonomia da pessoa idosa, ou seja, que permitam à pessoa continuar desempenhando suas atividades sem depender da ajuda dos outros.

Tendo como, objetivo analisar a população idosa e a atuação do profissional de Serviço Social no CRAS do Município de Craíbas nos programas desenvolvidos no CRAS ofertados pelo PAIF (Programa de Atenção Integral às Famílias) e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculo e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

Este trabalho é fruto de uma reflexão a partir da minha inserção no Estágio Supervisionado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Onde pude manter contato diretamente com a atuação do profissional do Serviço Social nas suas dimensões teórico-metodológica, ético-política e principalmente técnico-operativa.

Tendo como objeto de estudo: A atuação do Assistente Social na área da Assistência Social e Saúde do CRAS, do Município de Craíbas, tendo em vista os limites e possibilidades quanto à realização de direitos sociais na área da assistência social e a efetivação dos direitos da pessoa idosa.  

É irreversível o número de pessoas idosas em relação aos demais grupos etários. Esse crescimento tem produzidos diferentes implicações na estrutura das relações sociais, e como tal, constitui novos desafios, para as políticas públicas e particularmente para as políticas sociais.

Tal cultura tende a enfatizar as fragilidades biológicas e a tratar o processo de envelhecimento individual e social como homogêneo. Isso favorece uma percepção limitada das legítimas demandas e necessidades da população idosa, prejudicando o atendimento dos direitos indispensável à efetivação da cidadania deste grupo social.

O trabalho do Assistente Social deve contribuir para a efetivação dos direitos dos idosos, em reconhecimento da sua cidadania e plenitude do que está na Lei. Através do Estatuto do Idoso em 2006, o envelhecimento passou a ser objeto de atenção do Serviço Social, o qual procura efetivar ações que beneficiem e forneçam autonomia ao idoso.

No município de Craíbas são atendidos mensalmente em torno de 70 idosos, com ações de: visitas domiciliares; atendimentos individuais e familiares; grupos de convivência; encaminhamento a rede de proteção do município (saúde, habitação, assistência social...); assessoria a grupos de terceira idade; encaminhamento do BPC/LOAS; confecção de carteiras do idoso e documentação e realização de eventos/seminários em prol da população idosa.

Inicialmente faz-se uma escuta individual do usuário, onde se procuram decodificar os anseios da pessoa idosa/família, de sua situação, considerando suas necessidades pessoais, sociais e familiares, a fim de realizar encaminhamentos necessários e intervenção técnica adequada as experiências e contextos familiares.

A implantação do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social no município possibilitou a descentralização das ações, priorizando a área mais vulnerabilizada do município, onde a população que mais necessita dos serviços da Assistência Social pode acessá-los, ou seja, os idosos, gerando maior impacto na proteção social das famílias.

As formas de acesso ao CRAS são através da busca ativa das famílias pelos profissionais do CRAS (assistente social, psicólogo, coordenador CRAS), demanda espontânea ou encaminhamento realizado pela rede socioassistencial e serviços das demais políticas públicas.

A lei n. 8.842 de 4 de janeiro de 1.994 inaugurou a política Nacional do Idoso que foi a primeira medida estatal em âmbito nacional, posteriormente regulamentada pelo decreto n. 1.948 de 3 de julho de 1.996.

Visa-se, portanto Assegurar os direitos do idoso de forma a proporcionar-lhe a autonomia, a integração, a participação familiar e societária, é o que objetiva a referida lei em seu artigo 1º. Criou-se também, os conselhos municipais estaduais e federais, estabelecendo suas competências por meio do órgão ministerial responsável pela Assistência Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (249.9 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com