TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO NAS EMPRESAS

Por:   •  29/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Elabore um texto com a sua opinião sobre a importância do profissional técnico em segurança no trabalho nas empresas hoje em dia. Cite algumas ações que você faria ao ingressar nesta área em uma empresa.

        

        A segurança do trabalho é de extrema importância em uma empresa, porém não são todos os empregadores que dão a devida importância para tal, pelo fato de acharem que este é um gasto a mais, sendo que na verdade se trata de um investimento, pois evitando, por exemplo, acidentes de trabalho/doenças ocupacionais dentro da empresa, gera-se uma economia, pois consequentemente diminuirão os casos de afastamento de trabalhadores, percas materiais, entre outros. Além disso, um ambiente de trabalho mais organizado e seguro proporcionará ao empregado uma boa qualidade de vida no trabalho, que consequentemente realizarão melhor suas atividades, havendo um aumento/melhora na produção da empresa.

        Acredito que esse seja o grande desafio do profissional de segurança do trabalho e o que pretendo fazer ao ingressar nesta área no primeiro momento, pois acredito que com o entendimento do empregador sobre a importância da segurança do trabalho, facilitará na implantação e tomada de ações da mesma na empresa. Uma das ações que faria seria investir também na conscientização dos trabalhadores da empresa, para que os mesmos possam compreender também a importância de seguir os procedimentos da empresa em relação à saúde e segurança.

        

Para os empresários que ainda acreditam que investir em Segurança do Trabalho é um gasto desnecessário, vale a dica de que, sim, ela reflete no bolso do trabalhador, mas também, e principalmente, no do empregador. Mas quais são os gastos evitados por uma empresa que aposta neste investimento? Para citar apenas alguns: gastos com transporte do funcionário acidentado, com afastamentos causados por doenças ocupacionais, com contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado, com prejuízos materiais e com indenizações e com ações na justiça trabalhista civil, entre outros.
Além disso, vale ressaltar que a Segurança do Trabalho possibilita a realização de um trabalho mais organizado, e, como consequência, ao aumento da produção, já que, em um ambiente mais agradável e seguro, os funcionários produzirão mais e com melhor qualidade. Outro benefício é a melhoria no ambiente de trabalho e nas relações entre patrões e funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (290.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com