TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO E SUA HISTÓRIA

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]



INTRODUÇÃO

Trabalho aborda como estudos relatados sobre o surgimento do trabalho e a influência, a importância que consiste na vida humana o quanto transforma e influência o homem a ponto de dedicar o tempo todo de sua vida ao trabalho e assim ficando mais solitário do que nunca, causando ansiedade, estresse e infelicidade.

Apesar de o mundo todo estar em uma globalização tecnológica constante com um nível de informação totalmente acelerado acaba obrigando os profissionais e principalmente os executivos a estarem no mesmo nível sendo que acaba acarretando uma série de pressão, cobrança entre outros conflitos que gera impacto dentro do trabalho e do ambiente familiar.

O trabalho aborda uma reflexão do quanto é importante estarmos juntos das pessoas boas que gostamos “estarmos bem acompanhados” e do quanto a saúde é importante, até mesmo para obtenção de grandes resultados profissionais, pois sem a saúde não há desempenho total naquilo se faz.


  1. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO E SUA HISTÓRIA

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Muitos estudos e pesquisas demonstram a relação entre a constituição do ser humano e o trabalho, que o trabalho esta presente desde o aparecimento da humanidade. Assim o trabalho e a consciência de nossa capacidade de transformar a natureza em nosso próprio proveito são eventos concomitantes e que se apoiam mutuamente para o desenvolvimento da humanidade (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008).

Ao decorrer dos anos e da história, o trabalho foi ganhando diferentes significados, deixando de ser uma atividade inferior.

Santo Agostinho trouxe um conceito na idade média muito importante para uma diferente perspectiva do trabalho e fazendo dele divino. Com o surgimento do renascimento, o trabalho consistiu em transformações assumindo outra característica ganhando status e sendo visto como forma de manifestação.

No século XVII E XIX ocorreu a revolução industrial havendo uma nova relação entre capital e trabalho se impôs. Surge o liberalismo tendo em François Quesnay um dos seus principais teóricos, e com isto a acumulação de capital e o capitalismo tornando o sistema econômico e vigente.

“Do ponto de vista subjetivo, notadamente com a teoria de Karl Marx, o trabalho é elevado como principal via de acesso à essência humana. Para Marx, o trabalho tinha o papel principal na definição do ser, por meio dele o homem se externa lizava, ele agia e se transformava por meio de seu trabalho” (TAYNÃ BONIFÁCIO).


  1. OS EXECUTIVOS
  1. O REAL MOTIVO DA INFELICIDADE NO TRABALHO

Hoje o trabalho já é visto de outra forma, existe muita competição e pressão por resultados sobre os executivos.

Um estudo conduzido, pela psicóloga Betânia Tanure e pelos pesquisadores Antônio Carvalho Neto e Juliana Oliveira Braga revelam a angústia da vida executiva nas empresas brasileiras. Parte do estudo foi publicado na Revista Época Negócios (Edição 3, Julho de 2007) e mostra como o ambiente de trabalho se tornou fonte de infelicidade para os profissionais. O levantamento abrangeu mais de mil executivos de aproximadamente 350 empresas. Segundo a pesquisa:

  • 84% dos executivos são infelizes no trabalho.
  • 76% deles acessam e-mail profissional fora do horário de trabalho.
  • 58% acham que os cônjuges estão descontentes com o ritmo excessivo de trabalho deles.
  • 55% vivenciam uma mudança radical no trabalho.
  • 54% estão insatisfeitos com o tempo dedicado à vida pessoal.
  • 35% apontam problemas com o chefe como a crise mais marcante de suas vidas.

Segundo Carvalho e Serafim (1995, p.133) “o estresse pode ser causado pela instabilidade no trabalho, apoiada na recessão. Problemas financeiros. Carga excessiva de trabalho e pressões psicológicas”.  

Apesar de 84% dos executivos estarem infelizes no trabalho, a mídia insiste na imagem do estereótipo de herói do mundo corporativo. As revistas de negócios estão repletos de rostos de executivos felizes e realizados. O que mostra outra face da realidade: para sobreviver nesse ambiente de negócios é preciso transmitir a imagem do sucesso, da carreira bem sucedida, do “super-executivo”, por trás de toda esta imagem existe um nível de estresse altíssimo no ambiente organizacional no qual acarreta serio impacto na saúde metal, emocional e física. A grande correria do dia-a-dia no mundo traduzidos em conflitos e desafios contínuos, esta causando bastante destruição na vida profissional e pessoal.

Esta havendo grande aceleração no planeta devido às novas tecnologias. O mundo quadriplicou sua velocidade nos últimos 10 anos e a cada ano dobra o conhecimento da humanidade segundo estudos de universidades europeias e tudo isto causa um enorme impacto crucial nas pessoas e principalmente nos profissionais, tendo que acompanhar o ritmo acelerado de informações tecnológicas e atentos com as competitividades ao redor.

Como exemplo depois de um desafio, a pessoa tinha um tempo, uma folga para se aliviar, se recompor já hoje em dia os desafios profissionais e pessoais são diários e intensos, é nítido o quanto a parte metal, emocional e física sofre muito com tudo isto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com