TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO USO DO EPI NAS ATIVIDADES COM ELETRICIDADE

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE ESTUDOS FUNDAÇÃO SÃO LUCAS

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ALLAN DOS SANTOS SOUZA

EVAIR FARIAS DOS SANTOS

JOÃO ALEXANDRE SILVA DE OLIVEIRA

TALITA REBECA SANTOS SILVA

A IMPORTÂNCIA DO USO DO EPI NAS ATIVIDADES COM ELETRICIDADE

ARACAJU-SE

2019

         ALLAN DOS SANTOS SOUZA

EVAIR FARIAS DOS SANTOS

JOÃO ALEXANDRE SILVA DE OLIVEIRA

   TALITA REBECA SANTOS SILVA

A IMPORTÂNCIA DO USO DO EPI NAS ATIVIDADES COM ELETRICIDADE

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora, como exigência para conclusão do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Centro de Estudos Fundação São Lucas.

Orientador: Prof.ª Karla Martins

ARACAJU-SE

2019

A IMPORTÂNCIA DO USO DO EPI NAS ATIVIDADES COM ELETRICIDADE

Allan dos Santos Souza¹

Evair Farias dos Santos²

João Alexandre Silva de Oliveira³

   Talita Rebeca Santos Silva4

1-Formando no curso técnico em segurança do trabalho- alansantossouza16@gmail.com

2 - Formando no curso técnico em segurança do trabalho- evairfarias000@gmail.com

3- Formando no curso técnico em segurança do trabalho- xandesemprepb@gmail.com

4- Formanda no curso técnico em segurança do trabalho- ttrebeca16@gmail.com

RESUMO

INTRODUÇÃO:as atividades que envolvem eletricidade são altamente perigosas, por isso é fundamental que o profissional seja capacitado para a execução da atividade.OBJETIVO:este trabalho tem como intuito mostrar a importância do uso do EPI em atividades com eletricidade, possibilitando uma maior segurança ao empregado, seguindo e respeitando os parâmetros da legislação trabalhista.METODOLOGIA:em pesquisa bibliográfica qualitativa, foi discutido o desenvolvimento de normas e cuidados para o advento da segurança laboral dos cidadãos no tocante à progressão trabalhista e durante o processo laboral.DESENVOLVIMENTO: Investigações acadêmicas têm reiteradamente trazido à baila os distanciamentos entre as práticas laborais utilizadas em empresas e a progressiva mudança de dados de acidentes elétricos. Em um minucioso olhar, e partindo do pressuposto que o desenvolvimento da segurança do trabalhador depende também das atividades de ação e proteção desenvolvida pela empresa, os saberes implicam inviabilização dos trabalhadores; uma vez que as posturas e as falhas no processo no serviço cotidiano contribuem mais para a continuidade do atraso na compreensão da importância das EPI’s para a segurança do servidor.CONCLUSÃO:Partindo desse entendimento, procura-se neste texto refletir sobre a urgência de melhores práticas laborais, como condição indispensável à segurança dos trabalhadores que lidam com eletricidade.

PALAVRAS-CHAVE: EPI; Segurança; Eletricidade.

1 INTRODUÇÃO

A utilização de equipamentos de segurança é sem sombra de dúvidas uma das maneiras de se prevenir o pior quando o assunto é trabalho, e quando falamos de trabalho com eletricidade não se é diferente. As atividades que envolvem eletricidade são altamente perigosas, por isso é fundamental que o profissional seja capacitado para a execução da atividade.

 De acordo com a estimativa da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) em 2017, foram registrados 1.387 acidentes de origem elétrica, sendo que 702 deles foram fatais. Esses dados comprovam a alta periculosidade desta atividade, reforçando a importância de ter bastante cuidado e atenção no trabalho com circuitos elétricos.

A norma regulamentadora NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) no item 10.12.1, exige ações de emergência envolvendo instalações e serviços com eletricidade em geral. Assim sendo, faz-se necessário considerar, além do choque térmico, também os riscos de arco elétrico, avaliando todos os cenários acidentais que realmente venham a acontecer. Os equipamentos de proteção individual são utilizados para que possa prevenir os riscos existentes, como por exemplo, queimaduras e grandes combustões.

Cada erro, por mais simples que seja, pode levar à morte quando se trata de atividades com eletricidade, sabendo que os acidentes de trabalho ocorrem devido a não implementação das normas de segurança, este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do uso do EPI em atividades com eletricidade, possibilitando uma maior segurança ao empregado, seguindo e respeitando os parâmetros da legislação trabalhista.

2 METODOLOGIA

Realizou-se uma pesquisa retrospectiva, qualitativa do tipo revisão bibliográfica no período de Maio a Junho de 2019.

Os dados foram coletados no Google acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “EPI”, “Eletricidade”, “Acidentes com eletricidade”, “EPI’s utilizados em trabalhos com eletricidade”, “Acidente do trabalho”.

A seleção dos estudos obedeceu aos seguintes critérios:

INCLUSÃO

  1.  Artigos publicados no período de 2007 a 2017.
  2.  Estudos disponíveis em idioma português.

EXCLUSÃO

  1. Artigos com indisponibilidade de acesso ao texto completo
  2. Livros, Dissertações e Teses.

.        

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Proteger-se em serviço não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando se está falando em eletricidade. O cotidiano do trabalhador de elétrica mexe com o pensamento de todos que se perguntam como deve ser a segurança suficiente para aquele indivíduo trabalhar. Por isso, vale refletir sobre condições dos trabalhadores que devem estar cientes de sua periculosidade mesmo em situação subjetiva de proteção individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com