TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Fornecimento e do uso do EPI na execução das atividades

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

    A importância do fornecimento e do uso do EPI na execução das atividades.

Por

Stephanie Bernardes da Silva

                                                                                           Brasília – março de 2018

A importância do fornecimento e do uso do EPI na execução das atividades.

O equipamento de proteção individual (EPI) é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador evitando consequências negativas em caso de acidente de trabalho. Além disso o EPI também é usado para garantir que o profissional não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

Mesmo que os locais de trabalho sejam considerados seguros, os riscos de acidentes ainda podem estar presentes de diversas formas. Sendo assim, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são indispensáveis e podem até salvar vidas. Porém, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que fornecem s EPIs é a resistência por parte dos funcionários no momento de usar os equipamentos. Isso porque, mesmo cientes do risco a que estão suscetíveis, bem como das possíveis punições legais, os trabalhadores muitas vezes ignoram as normas de segurança e deixam de usar os EPIs. Atualmente, os riscos de afastamento do trabalho, causados por pequenos acidentes ou por danos diversos que prejudiquem a saúde do trabalhador são imensos. E esses acidentes incluem traumatismos na cabeça, lesões nos pés por causa da queda de objetos ou danos à pele, por causa do contato com produtos químicos corrosivos, tais como ácidos.

Para uma que empresa possa conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos a seus funcionários, é necessário elaborar um estudo dos riscos ocupacionais. Este tipo de trabalho facilita a identificação dos perigos dentro de uma planta industrial, por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutraliza-los.

Para os empregadores, o uso dos EPIs é a forma de proteger os colaboradores de qualquer tipo de acidentes graves, o uso dos EPIs serve não apenas para proteção mais também para garantir que a produtividade durante o trabalho não seja abalada. É da empresa e dos supervisores a obrigação de oferecer e garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

Para os empregados, o uso dos EPIs é o que se faz necessário para protege-los de qualquer acidente durante o trabalho, se o empregado não estiver utilizando EPIs é imprudência de ambas as partes, ou seja, dele e da empresa por não fiscalizar se o empregado usava corretamente o EPI. Em toda empresa, é necessário que se ofereça um treinamento aos funcionários quanto ao manuseio dos EPIs. O trabalho de conscientização e prevenção evita acidentes e melhora a saúde e a produtividade de todos os colaboradores.

No entanto, a experiência do dia a dia não será suficiente para que a cultura do uso de EPIs como parte da segurança pessoal seja disseminada entre os funcionários. Mais do que isso, é necessário educá-los através de palestras, cursos, campanhas e treinamentos em que a importância do uso de equipamento de proteção individual seja aproximada à realidade cada um, mesmo tendo habilidade naquilo que executa é essencial manter a atenção, ter cautela e prever acidentes, pequenas ações fazem grande diferença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com