TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        LÓGICA MATEMÁTICA        4

2.2        A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA        5

2.3        JOGOS MATEMÁTICOS        7

3        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

O jogo tem sido foco de muitos estudos de pesquisadores, educadores e psicólogos porque descobriu-se que sua utilização como recurso didático beneficia a aprendizagem na medida em que acontecem trocas cognitivas entre as crianças e o professor.

O jogo pode ser usado em diversas ocasiões como para iniciar uma matéria nova, para fixar um conteúdo em andamento ou para concluí-lo. O momento pouco importa, o importante é como o jogo é conduzido. Não se deve usar o jogo pelo jogo, ele deve ter um contexto, um significado para que se alcance o aprendizado que se espera. O jogo deve vir acompanhado de reflexões, indagações que o professor deve propor aos alunos.

Nas aulas de matemática muitas vezes os professores se deparam com alunos que apresentam bloqueios e dificuldade em aprendê-la. Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do jogo pedagógico no processo ensino e aprendizagem com a intenção de facilitar a compreensão de conteúdos matemáticos.

.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. LÓGICA MATEMÁTICA

O conhecimento matemático é muito importante para o avanço de quase todas as áreas do conhecimento humano, e contribui para a formação de um cidadão consciente, responsável e crítico, visto que de acordo com Souza e Spinelli “a Matemática faz muito bem a passagem da realidade para a abstração do conhecimento, além de fornecer instrumentos que possibilitam interpretar um acontecimento de maneira sistematizada e quantificada (2001, p.6).Por isso, a Lógica permite conhecer as configurações do raciocínio matemático abstrato, visto que este “[...] é de fundamental importância para aprender Matemática e para empregar resultados matemáticos em aplicações nas mais diversas áreas científicas e tecnológicas”( SOUZA e SPINELLI, 2001, p.6).

Os estudos relacionados ao raciocínio lógico foram realizados por filósofos como Platão e Parménides, porém, foi Aristóteles quem constituiu e sistematizou a lógica como ela é hoje.

No século XIX estudiosos matemáticos decidem inventar uma nova linguagem simbólica tentando descobrir uma maneira de transformar a lógica em álgebra.

George Boole foi o primeiro que expôs a lógica como uma teoria matemática, dando um foco algébrico a ela. A lógica foi, pela primeira vez, abordada como um cálculo de símbolos algébricos.

A lógica matemática preocupa-se com o estudo de encontrar relações matemáticas que sempre conduzam a argumentos válidos.

A Lógica Simbólica (Matemática) procura pôr em vigor uma linguagem universal e característica essenciais à natureza do fazer matemático. Pois,

 [...] sendo preocupação da lógica o conceito como entidade abstrata, universal e unívoca, por um lado, e a linguagem natural tida como uma fonte de equívocos, na medida em que línguas diferentes possuem termos diferentes para expressa–los, e, mesmo, uma mesma língua se utiliza de vários termos para expressar uma ideia ou conceito, ou ainda, um mesmo termo com sentidos conceituais diferentes, a lógica simbólica nasce da tentativa de elaborar uma linguagem “científica” universal que elimine os erros ou falácias que podem ocorrer a partir da linguagem natural na construção do discurso científico (KELLER; BASTOS, 2005, p.111).

Mediante a necessidade da exatidão que a elaboração e construção dos conceitos mais abstratos da matemática passaram a demandar, muitos matemáticos buscaram estudar as demonstrações matemáticas sob a ótica da Lógica Simbólica. A lógica simbólica tem se tornado um instrumento valioso para a análise e dedução de argumentos, pois o uso da simbologia matemática auxilia na exposição clara das estruturas lógicas das proposições e dos argumentos.

A lógica retórica tem vários significados. A palavra “retórica” deriva da palavra grega ‘’rhêtorikê’’, que quer dizer “arte da palavra” De acordo com Aristóteles ‘’ a retórica parece ser capaz de descobrir os meios de persuasão relativos a um dado assunto’’ (1998 p. 15).

A retórica é uma prática de regras de comunicação que tendem à persuasão e é baseada em um conhecimento prático. Aristóteles (1998) afirma que a retórica é um domínio da realidade sobre o qual é preciso realizar uma investigação que permita a constituição de um saber.

Entendamos por retórica a capacidade de descobrir o que é adequado a cada caso com o fim de persuadir. Esta não é seguramente a função de outra arte; pois cada uma das outras é apenas instrutiva e persuasiva nas áreas da sua competência; como, por exemplo, a medicina sobre a saúde e a doença, a geometria sobre as variações que afectam as grandezas, e a aritmética sobre os números; o mesmo se passando com todas as outras artes e ciências. Mas a retórica parece ter, por assim dizer, a faculdade de descobrir os meios de persuasão sobre qualquer questão dada. E por isso afirmamos que, como arte, as regras se não aplicam a qualquer género específico de coisas (ARISTOTELES,1998 p. 15).

A lógica argumentativa é a maneira como se expõe um raciocínio, na tentativa de convencer alguém de alguma coisa. O argumento é uma afirmação de que um conjunto de proposições (premissas) resulta em uma conclusão. Exemplo: Se eu tiver dinheiro, vou ao cinema; mas eu não tenho dinheiro. Logo, eu não vou ao cinema.

O argumento só é válido se existir uma relação lógica entre as premissas e a conclusão (PINHO, 1999).

  1. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998) aludem o recurso dos jogos como um dos caminhos para se “fazer Matemática” em sala de aula, seja contextualizando os problemas ou sendo instrumento para a construção de estratégias de resolução de problemas. Afirmam ainda que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com