TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/11/2022  •  Artigo  •  4.292 Palavras (18 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II [pic 1]

[1]Cleuza Maria Bento Soprano

RESUMO[pic 2]

O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica .A importância do lúdico na aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental II consiste em adquirir conhecimentos, em compreender  e apresentar a atividade lúdica como uma ferramenta no desenvolvimento das inteligências múltiplas, dos saberes  e na construção do conhecimento dentro do ambiente escolar. Com a ajuda de vários teóricos como: Almeida, Antunes, Garcia, Negrine, entre tantos outros que contribuíram para o sucesso desta pesquisa notou-se que matemática não pode ser considerada algo terrível na vida de um aluno, já que a presença dos números é uma constante em todas as atividades que se realizam fora da escola.

Palavras-chave: Lúdico, matemática, aprendizagem, Ensino Fundamental II

ABSTRACT[pic 3]

This Work Completion of course was conducted through a literature .The importance of playfulness in the learning of mathematics in Primary Education II is to acquire knowledge , understanding and presenting the play activity as a tool in the development of multiple intelligences , knowledge and the construction of knowledge within the school environment . With the help of several theoretical as Almeida, Antunes, Garcia, Negrine, among many others who contributed to the success of this research it was noted that mathematics cannot be considered something terrible in the life of a student, since the presence of the numbers is a constant in all the activities that take place outside the school.

Keywords: Playfulness, math, learning, elementary school II

INTRODUÇÃO

Vários pesquisadores falam que o século XXI, é o século da ludicidade. Vive-se em um tempo onde a diversão e o lazer são muito buscados por todos.

Negrine (2000) afirma que a capacidade lúdica está diretamente relacionada à sua pré-história de vida. Acredita ser, antes de qualquer coisa, um estado de espírito e um saber que progressivamente vai se instalando na conduta do ser devido ao seu modo de vida.

 O lúdico refere-se a uma dimensão humana que evoca os sentimentos de liberdade e espontaneidade de ação.

 Esta pesquisa tem como tema “A importância do lúdico na aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental II” e surgiu pela curiosidade sobre o uso de jogos no ensino da matemática. Assim a presente pesquisa investigou como se dá o uso de jogos em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e também analisou o interesse dos alunos na utilização dos mesmos.                      

  A investigação foi fundamentada em uma análise bibliográfica.

 O objetivo geral deste trabalho é analisar o uso do lúdico no ensino da matemática nas séries do ensino fundamental II e tendo como objetivos específicos compreender, segundo vários teóricos como a criança se desenvolve com o uso de jogos e brincadeiras no ensino da matemática e também viabilizar várias formas de se obter êxito no ensino aprendizagem da matemática através do lúdico.

 Justifica-se essa pesquisa pelo fato de que o brincar, independentemente da cultura, da raça, do credo, da classe social ou da década, traz lembranças que podem ou não auxiliar no dia-a-dia do educador e do aluno, na realidade escolar, já que é fundamental para a vida, a formação e o desenvolvimento do ser humano, em qualquer idade.

  Esse tema se originou pelas próprias experiências obtidas em sala de aula, através dos estágios e também nas conversas com professores durante o momento de realização dos estágios, onde alguns educadores se apropriam desse recurso e outras resistem, alegando já terem tentado e não obterem resultados.

 A Matemática esteve por muito tempo, vinculado a memorização de regras e fórmulas. Dessa maneira, seu estudo, muitas vezes considerado desmotivador, foi adquirindo uma forma pouco apreciada por estudantes.

  Por este motivo, foi preciso buscar novas formas para que o educando tivesse a oportunidade de compreender a Matemática como elemento essencial em sua vida e vivenciá-la de forma agradável e significativa. Para isso, encontramos o jogo como um ótimo recurso utilizado como facilitador de aprendizagem.

  Nessa pesquisa serão esclarecidas algumas dúvidas da importância do Lúdico no processo ensino-aprendizagem, deixando claro que o lúdico não é o único método para se obter sucesso no ensino da matemática, mas é uma ferramenta de grande importância para melhoria dos resultados.

  1. LUDICIDADE

A palavra lúdico se origina da palavra “ludus” que no latim significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos, músicas e divertimentos e é relativa também a conduta daquele que joga,brincam, canta ou dança e que se diverte. Por sua vez a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo. Sendo essencialmente importante que o professor descubra e trabalhe a dimensão lúdica que existe em sua essência, no seu trajeto cultural, de forma que venha aperfeiçoar a sua prática pedagógica (CASTAGINI & BABY, 2006, p. 1376).

No entanto para que isso aconteça é necessário que o educador busque resgatar a ludicidade, os momentos lúdicos que com certeza permearam seu caminhar. A maioria dos professores afirma que o jogo é importante para a educação, pois todos reconhecem mesmo aqueles que habitualmente não lidam com crianças, que o “brincar” é parte integrante do dia-a-dia delas. O uso do lúdico na educação prevê principalmente a utilização de metodologias agradáveis e adequadas ás crianças que façam com que o aprendizado aconteça dentro do “seu mundo”, das coisas que lhes são importantes e naturais de se fazer, que respeitam as características próprias das crianças, seus interesses e esquemas de raciocínio próprio (CASTAGINI & BABY, 2006, p. 1377).

NEGRINE (2000) afirma que a capacidade lúdica está diretamente relacionada à sua pré-história de vida. Acredita ser, antes de qualquer coisa, um estado de espírito e um saber que progressivamente vai se instalando na conduta do ser devido ao seu modo de vida.

O lúdico vai até uma dimensão humana que ecoa os sentimentos de liberdade e espontaneidade. Compreende atividades despretensiosas, descontraídas e desobrigadas de toda e qualquer espécie de intencionalidade ou vontade alheia.

Caillois (1986) afirma que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (284.7 Kb)   docx (157.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com