TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS COMO CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/9/2021  •  Artigo  •  4.500 Palavras (18 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 18

JOGOS COMO CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

ALCIONE APARECIDA MARTINS DA SILVA

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA

ROSILAINE CRISTINA  DE OLIVEIRA

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA

MARCÍLIO FARIAS DA SILVA

Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo ,

Professor na FATEA

RESUMO

Os alunos apresentam um grau de dificuldade relevante com relação ao ensino aprendizagem causado pelas aulas monótonas. Partindo da observação realizada no 5° ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal no interior do Estado de são Paulo.Percebemos as dificuldades de alguns alunos na compreensão das quatro operações, a qual é requisito fundamental esperado de alunos nestes anos da Educação Básica. Com o objetivo de analisar a contribuição dos jogos para o ensino aprendizagem da matemática em sala de aula no ensino fundamental I como um resultado positivo. Foi realizada uma pesquisa experimental, utilizando como ferramenta o jogo da ASMD (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão). Na utilização do jogo, verificou-se mais interesse e motivação dos alunos em resolver as operações do que nas resoluções das operações em sala de aula .A pesquisa possibilitou a confirmação  que a utilização do jogo contribui no processo de ensino aprendizagem de matemática.

Palavras chave:         Jogos, Matemática, Ensino Fundamental.

ABSTRACT

Students have a significant degree of difficulty in relation to school math learning caused by the monotonous lessons. Starting from the observation made in the 5th year of elementary school to a public school in the state of São Paulo. We realize the difficulties of some students in the understanding of the four operations, which is a fundamental requirement expected of students in these years of basic education. In order to analyze the contribution of the games for the teaching of mathematics learning in the classroom in the elementary school as a positive result. An experimental research war conducted using as a tool the game ASMD (Addition, Subtraction, Multiplication and Division). In use of the game, there has been more interest and student motivation to solve the operations than the resolutions of the search operations .The classroom possible to confirm that the use of the game contributes to the teaching of mathematics learning process.

Key words:        Games, Mathematics, Fundamental Education.

INTRODUÇÃO

Este tema origina-se a partir do problema observado durante o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de reforço,onde observamos muitos alunos com dificuldades na realização das quatro operações em uma escola de Ensino Fundamental I. Observamos uma série de fatores que interferem na aprendizagem, de maneira direta e indireta como: processo educacional, a escola e seu contexto, o professor, a família e o educando e suas relações.

O Projeto reforço de matemática através dos jogos surge como eficaz possibilidade para contribuir na melhoria destes fatores, buscando conhecer  as possíveis utilização de jogos como recurso didático para o ensino e aprendizagem desta disciplina, favorecendo a pesquisa de jogos matemáticos que permitam a exploração dos conteúdos elencados como necessários à construção de competências e habilidades afeitos ao  5° ano do Ensino Fundamenta I.                                                                                                                                 Este trabalho visa à melhoria do raciocínio lógico matemático das crianças do 5° ano, tornando o aprendizado mais prazeroso por meio de atividades lúdicas. Este trabalho visa à melhoria do raciocínio lógico matemático das crianças do 5° ano, tornando o aprendizado mais prazeroso por meio de atividades lúdicas.

Em relação à utilização dos jogos como recurso pedagógico, os Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997 considera que o aspecto relevante dos jogos é o desafio genuíno que eles provocam nos alunos. A aprendizagem por meio de jogos permite que o educando adquira conhecimentos matemáticos na vivência de processos alternativos aos padrões tradicionais, incorporando características lúdicas que potencializam a discussão de ideias. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, p.15) apresenta que “há urgência em reformular objetivos, rever conteúdos e buscar metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama”

        Os jogos, quando idealmente planejados, tornam - se um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático, devem ser usados como instrumentos facilitadores da aprendizagem, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em introdução de jogos nas aulas de matemática possibilita diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a matemática e sentem- se incapacitados par aprendê-las.

05

  1. REVISÃO DA LITERATURA  

I.1 A Educação Matemática

        A educação matemática deve atender aos objetivos do ensino fundamental explicitados nos Parâmetros Curriculares Nacionais: utilizar a linguagem matemática como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias e saber utilizar diferentes recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos. Para os PCNs (1997), a matemática tem o intuito de formar cidadãos, ou seja, preparar para o mundo do trabalho, ter uma relação com as outras pessoas que vivem no seu meio social.  .

        A matemática enquanto ciência busca desenvolver os saberes científicos e cognitivos construindo o raciocínio lógico e o pensamento crítico. Desta forma, cada conteúdo tem ligação direta com os aspectos cotidianos buscando a emancipação de raciocínio e o estímulo pelo conhecimento. De acordo com as Diretrizes para o Ensino da Matemática (MEC, 2006),

um dos desafios do ensino da matemática é a abordagem de conteúdos para resolução de problemas.  Trata-se de uma metodologia pela qual o estudante tem oportunidade de aplicar conhecimentos matemáticos adquiridos em novas situações, de modo a resolver a questão proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (636.5 Kb)   docx (558.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com