TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/10/2021  •  Monografia  •  6.591 Palavras (27 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 27

CÁSSIA HELOISA VIDAL

A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 1]

VICENTINA- MS

2020


A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

VIDAL, CÁSSIA HELOISA[1]*

NEVES, TATIANI GARCIA[2]**

RESUMO

A matemática é um instrumento que possibilita dentre todos os outros na área da educação, uma forma eficaz de aprendizado e excelência. A abordagem dos jogos lúdicos no ensino da matemática, possibilitando o desenvolvimento dos alunos de forma mais prazerosa e com maior interação entre eles. Este estudo terá uma abordagem qualitativa, onde haverá analise dos jogos propostos e brincadeiras, seu objetivo geral será demonstrar em forma de pesquisa como os jogos lúdicos podem desenvolver habilidades de raciocínio, atenção, organização em crianças do ensino fundamental, para assim desenvolver a linguagem e a criatividade. O objetivo deste trabalho é salientar o quão importante a atividade lúdica é para o aprendizado da matemática, visando maior interesse e motivando o aluno a aprender mediante a problemas e jogos onde ele também tenha diversão em sala de aula. Foi delimitado realizar pesquisa bibliográfica a fim de compreender sobre a importância dos jogos lúdicos no aprendizado. De acordo com autores abordados como Ferreira, Fatim e Negrine, os jogos lúdicos são importante também no decorrer do aprendizado do aluno, fazendo com que interajam mais e aguçando vários sentidos através do lúdico. O lúdico tem resultado atrelado ao desenvolvimento não somente educativo, mais pessoal e social do aluno, nota-se que a maior interatividade, criatividade, percepção em relação aos alunos. Cada pesquisa possui suas diversidades e singularidades, esta busca mostrar a importância do lúdico no aprendizado da disciplina de matemática e alguns jogos que apodem ponderar essa fase de aprendizado.

Palavras-chave: Aprendizagem. Jogos Ludicos. Matematica

ABSTRACT

Mathematics is an instrument that enables, among all others in the field of education, an effective way of learning and excellence. The approach of playful games in the teaching of mathematics, enabling the development of students in a more pleasant way and with greater interaction between them. This study will have a qualitative approach, where there will be an analysis of the proposed games and games, its general objective will be to demonstrate in a research way how playful games can develop reasoning skills, attention, organization in elementary school children, in order to develop language and creativity. The objective of this work is to emphasize how important the ludic activity is for learning mathematics, aiming at greater interest and motivating the student to learn through problems and games where he also has fun in the classroom. It was delimited to carry out bibliographic research in order to understand about the importance of playful games in learning. According to authors approached as Ferreira, Fatim and Negrine, playful games are also important during the student's learning, making them interact more and sharpening various senses through playfulness. The ludic has been linked to the development not only educational, more personal and social of the student, it is noticed that the greater interactivity, creativity, perception in relation to the students. Each research has its diversities and singularities, this search shows the importance of playfulness in learning the discipline of mathematics and some games that can ponder this learning phase.

Key words: Learning. Playful Games. Mathematics.

INTRODUÇÃO

O estudo da matemática é visto hoje em dia ao lembrarmos como aqueles problemas em que os professores escrevam nas lousas no qual deveríamos memorizar fórmulas e cálculos.

Hoje em dia entende-se que a matemática não é somente cálculos, e, equações e fórmulas, ela faz parte do dia a dia de todos.

Os contextos na Educação Matemática realistam são pontos de partida da atividade matemática. Contextos realistas estão relacionados ao que é familiar e experiência pelo aluno, àquilo que não lhe é estranho, ao concreto no sentido das operações mentais, ao imaginável. Mais do que o utilitário ou manipulável, estamos falando do que pode se tornar real na mente, o que contribui para que situações, problemas e atividades tenham significado para as crianças. (BRASIL, 2014, Pág.8).

        Cabe ao professor a identificação das características de cada turma em que ele atua, visando seus métodos de ensino com clareza e com enfoque no aprendizado mutuo de toda a sala de aula.

O professor deve realizar atividades com os alunos que os vislumbres, em seguida, partir para a matematização levantando questionamentos, finalizando com o registro do que o aluno aprendeu, uma forma de teoria. Este é o caminho arquimediano segundo a proposta AME – Atividades Matemáticos que Educam. (P. 126, Fascículo 1, 2003)

A educação da matemática busca interagir para a formação social e intelectual de todos envolvidos no processo de ensino, buscando compreender, interpretar e descrever os processos de ensino da matemática.

O papel do professor é essencial no processo de educação dos jovens e adolescentes, pois a disponibilização de matérias e conteúdo é o trabalho do professor, então, quanto mais conhecimento se tem sobre o estudado, melhor é passado é estimulado os educandos.

Conforme Cunha (2007), "O estímulo aos processos criativos, a manutenção do prazer na atividade e o cultivo ao autoconceito positivo são princípios fundamentais no processo educacional"

 O trabalho desenvolvido propõe uma reflexão de uma pesquisa e de seus principais elementos com destaque nas características da pesquisa quantitativa e qualitativa para proporcionar um esboço sobre a metodologia aplicada no desenvolvimento do ensino da matemática para que o leitor compreenda e veja o quão desafiador é o ensino e sua aprendizagem através de jogos.

Segundo Carvalho (1998, p.14), “os jogos na vida da criança são de fundamental importância, pois quando brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos se mentais e sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (338 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com