TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso de Jogos pedagógicos e a Ludicidade no Processo de Ensino Aprendizagem da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  13/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.471 Palavras (14 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 14

 O Uso de Jogos pedagógicos e a Ludicidade no Processo de Ensino Aprendizagem da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Acadêmica: Liliane Araújo de Sousa

Tutor externo: Vanúbia Cristina Nunes dos Santos Henrichsen 

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Formação Pedagógica em Pedagogia (FLC21363) – Estágio Curricular Supervisionado

                                                            14/07/2023

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade o relatar a importância de uso de jogos pedagógicos e a ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.  Os jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem e uma ferramenta muito importante, que vem sendo utilizada  para suprir necessidades de Ensino no âmbito Educacional, este recurso pedagógico, contribui para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento cognitivo, uma estratégia para os  professores torna um aula, mais prazerosa para crianças ajudando na formação da identidade e valores de toda criança, além de ajudar a desenvolver o imaginário, capacidades cognitivas e a inteligência emocional dos pequenos, elas também podem ser uma valiosa oportunidade para momentos de maior vínculo com os adultos. O trabalho é voltado para crianças de três a quatro anos da educação infantil, turma Maternal III e crianças do Ensino Fundamental anos iniciais da Primeira série, devido ser o lúdico ainda muito presente no processo ensino-aprendizagem nesta faixa etária e as crianças já contarem com certa autonomia, o que permite o desenvolvimento de múltiplas atividades.

Palavras-chave:  Aprendizagem. Jogos Pedagógicos. Ludicidade

01 INTRODUÇÃO

           O presente trabalho refere-se ao Estágio Curricular Supervisionado do Centro   Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI. O tema escolhido para delimitação deste estudo foi, o uso de jogos pedagógicos e a ludicidade no processo de aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental”, por isso foi eleita como área de concentração Metodologias de ensino. Os jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem e uma ferramenta muito importante, que vem sendo utilizada  para suprir necessidades de Ensino no âmbito Educacional, este recurso pedagógico, contribui para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento cognitivo, uma estratégia para os  professores torna um aula, mais prazerosa para crianças ajudando na formação da identidade e valores de toda criança, além de ajudar a desenvolver o imaginário, capacidades cognitivas e a inteligência emocional dos pequenos, elas também podem ser uma valiosa oportunidade para momentos de maior vínculo com os adultos e crianças.

            Trabalhar com crianças é um desafio porque elas são pouco treinadas na arte das regras sociais e é neste contexto que os jogos pedagógicos auxiliam no processo de absorção de valores morais e sociais, desenvolvimento da criatividade e senso crítico.

           A Brincadeira com Jogos Pedagógicos desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento porque traz a criança a pensar na sua própria maneira de resolver a brincadeira ou jogo proposto. O trabalho é voltado para crianças de três a quatro anos da educação infantil, turma Maternal III e crianças de seis anos do Ensino Fundamental anos iniciais da Primeira série, devido ser o lúdico ainda muito presente no processo ensino-aprendizagem nesta faixa etária e as crianças já contarem com certa autonomia, o que permite o desenvolvimento de múltiplas atividades. Ao elaborar este trabalho buscamos demonstrar a Importância dessa ferramenta no processo de ensino aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

         Neste estudo sobre o uso de Jogos Pedagógicos e a Ludicidade no ensino, mostram que desempenham um papel importante estimulando as crianças ou alunos no desenvolvimento social afetivo e cognitivo, quando aplicadas de forma clara e conhecendo as regras do jogo educativo, explorando o lado lúdico.

indica que os debates acerca de jogo educativo e   de seus    significados levam as duas funções;

  1. Função Lúdica: O jogo propicia a diversão o prazer e até o desprazer, quando escolhido voluntariamente.
  2. Função Educativa: O jogo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua compreensão do mundo. 

O brincar e jogar e dotado de natureza livre típica de uns processos educativos. Como reunir dentro da mesma situação o brincar e o educar. Essa e a especificidade do brinquedo educativo. 

KISHIMOTO (2003, p. 37).

Os jogos e a ludicidade se complementam, facilitando ao educador o uso para o desenvolvimento de várias habilidades segundo Chateou (1984)” considera que as habilidades e os conhecimentos adquiridos nos jogos preparam para trabalho”.

Possibilitando para as crianças ou alunos uma exploração livre, porém em lugares organizados pelo educador, analisando o desenvolvimento geral das habilidades e conhecimentos oferecidos na atividade exposta, é importante que o professor, se prepare se organize, se planeje antes de iniciar a experiência, assim o educador terá, mas segurança na execução das atividades.

O Lúdico e uma ferramenta muita importante no processo de ensino, à lúdico deve estar presente na sala de aula, junto com os jogos pedagógicos ensinado as crianças ou alunos a explorarem sua imaginação resolvendo seus conflitos partindo do seu próprio pensamento permitindo a estruturação de personalidade, incentivando a relação e o convívio social entre as crianças professores e no ambiente escolar em geral, garantido a diversão e o aprendizado de todos os envolvidos em um processo continuo no dia a dia, sendo trabalhadas com várias vivencias experiencias para nossas crianças.

02 EDUCAÇÃO E LUDICIDADE E JOGOS PEDAGOGICOS COMO METODOLOGIAS DE ENSINO

            A utilização de Jogos Pedagógicos dentro das escolas e creches uma pratica que mantem a motivação  dos alunos e não de agora e uma pratica antiga que  acontece desde o século XVII, o filósofo Comenius  em (1712 – 1778) recomendava o uso de jogos, por causa  do seu valor formativa, et também no século XVIII Rousseau e Pestalozzi (1746 -1827) reforçam a utilização de jogos como ferramentas de formação integral do ser humano, pois essa pratica  exercitar os sentidos, a memorização  o corpo e aptidões  e preparam para uma vida incomum e para as relações  socias na sua vida cotidiana, esses teóricos tinham essa ideia de que os jogos trabalhavam melhor a educação, deixando de ser um processo artificial, tornando se um processo  natural  valorizando as características de cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (658.4 Kb)   docx (486.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com