TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Por:   •  12/11/2018  •  Artigo  •  5.168 Palavras (21 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 21

A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

DAIANE GOMES RAMOS DA SILVA

RESUMO

Este artigo vai tratar da questão de como aconteceu o processo de inclusão escolar, abordando sua história, meios legais que a defendem além de como são vistos os alunos deficientes dentro do âmbito escolar. Tais assuntos a serem tratados terão como referência de pesquisa bibliográfica autores de renome como Jesusalink e Sassaki, ao qual deram total atenção ao assunto, que é a inclusão de alunos deficientes dentro de escolas e também perante a sociedade ao qual o mesmo fazia e faz parte, mostrando as dificuldades quando se fala a respeito de exclusão e integração deste aluno nas redes regulares de ensino, pois a sociedade ainda nos dias atuais visão a ideia de que este aluno só poderá estudar em escolas de ensino especial, onde receberão o mesmo tratamento de outras crianças com a mesma deficiência ou com outras de maior ou menor grau. Contudo, e necessário que, saibamos a real e importante dessa inclusão, não somente para eles mais também para alunos que não possuem nenhuma deficiência, simplesmente para se quebrar protótipos e paradigmas que liguem deficiência a anormalidades e preconceitos. Este artigo também citara legislações como a Constituição Federal, LDBEN, ECA, PNE, Convenção da ONU e Declaração de Salamanca, que também fundamentam e dão total apoio para que o processo de inclusão não fique somente no papel, mas, que seja praticado, afim de que o deficiente seja tratado como um cidadão que possui os mesmos direitos que os demais, com ou sem deficiência.

INTRODUÇÃO

Quando tratamos de educação, logo vemos os grandes desafios e obstáculos a serem enfrentados, estes que vem desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, e ao decorrer do processo de ensino/aprendizagem buscou-se sempre alcançar melhorias notórias dentro do âmbito escolar, a fim de garantir uma educação de qualidade para todos. Uma das maneiras que poderiam influenciar essa educação de qualidade, seria trabalhar dentro de um processo que vai além das salas de aula, com auxílio de equipes de ensino que apoiem e que tenham responsabilidade, para que na pratica fosse alcançado.

Ao nos depararmos com um aluno que tem algum tipo de deficiência sentimos a necessidade de ofertamos um ensino com mais qualidade, já que estes necessitam de mais cuidados e atenção em seu ensino. É preciso criar alternativas coletivas a fim de compreender o porquê de crianças e jovens não encontrarem uma escola que os permita sentir iguais e sem exclusão alguma.

“São poucas as experiências onde se desenvolvem os recursos docentes e técnicos e o apoio especifico necessário para adequar as instituições escolares e os procedimentos pedagógico-didático as novas condições de inclusão”. (JESUSALINSK 2001, p. 35).

A inclusão escolar é um tema pouco comentado nos dias atuais, ainda mais quando se trata de crianças e jovens com deficiência, faz-se necessário um aprofundamento maior em assuntos que a englobam, e nos dê a oportunidade de aprender, diante disso e de várias outras questões, foi escolhido tratar a respeito deste tema.

Através deste artigo abordaremos o seguinte questionamento: De que forma a inclusão escolar trouxe benefícios ao aluno com deficiência? O tema é de enorme importância para nós futuros pedagogos, pelo fato de que pode nos proporcionar devidos entendimentos desenvolvidos pelas interações sociais e interpessoais para o desenvolvimento de crianças, como um estímulo a práticas tanto em sala de aula e fora dela, como também uma maneira ao qual a criança ou jovem com deficiência saia do estado de vulnerabilidade imposto pela sociedade e venha a adquirir apoio na sua formação escolar, ao qual se encontra , buscando agilidade, inteligente, convívio social, dentro de suas capacidades específicas.

E ainda no decorrer deste artigo será analisado a inclusão social de pessoas com deficiência dentro do âmbito escolar. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos: compreender a história da educação inclusiva, examinar os marcos legais da educação inclusiva que venham proporcionar o direito de inclusão desse grupo de pessoas e verificar a inclusão de estudantes com deficiência no âmbito escolar. Por fim responder a essa problemática.

O presente artigo, foi elaborado por meio de uma pesquisa bibliográfica, que vem a ser um levantamento aprofundado de um determinado assunto (no caso deste artigo, será a inclusão social de alunos com deficiência no âmbito escolar), e pode ser um trabalho cientifico ou acadêmico. E tem como principal objetivo reunir informações que irão nortear toda a construção do trabalho a ser elaborado, além de dar uma nova visão dentro daquilo que já existe, responder perguntas frequentes e tirar alguma dúvida sobre assuntos que nos rodeiam.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Um bom ensino para todos os alunos se distingue pela qualidade, e o desafio de fazê-lo concretizar-se é papel de todos no âmbito escolar. A escola em geral se torna inclusiva quando reconhece as diversificadas e diferenças dos alunos, diante dos procedimentos educativos, buscando a colaboração de todos, e elaborando novas práticas pedagógicas. Uma escola inclusiva pode ter como base os seguintes conceitos:

Todas as crianças conseguem aprender; todas as crianças frequentam classes regulares adequadas à sua idade em suas escolas locais, [...] recebem programas educativos adequados, [...] recebem um currículo relevante ás suas necessidades, [...] participam de atividades co-curriculares e extracurriculares, [e] beneficiam-se da cooperação e da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com