TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Monografias: INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  3.382 Palavras (14 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SANTA INÊS

INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Santa Inês

2013

SUMÁRIO

1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 4

1.1 Tema 4

1.2 Problema 5

1.3 Hipótese(s) 5

1.4 Objetivos 6

1.4.1 Objetivo geral 6

1.4.2 Objetivos específicos 7

1.5 Justificativa 7

2 REFERENCIAL TEÓRICO 8

3 METODOLOGIA 9

3.1 Tipo de pesquisa 9

3.2 Universo e amostra 9

3.3 Instrumentos de coleta de dados 10

4 RECURSOS 11

5 CRONOGRAMA 12

REFERÊNCIAS 13

CARACTERIZACAO DA PESQUISA

1.Tema: Indisciplina escolar

Apresentaremos a questão do ponto de vista dos trabalhos da equipe pedagógica, entendendo a necessidade de uma postura confiante diante dos alunos para a construção de uma disciplina baseada no diálogo entre educador e educando visando a participação e o compromisso.

A escola sofre reflexos do meio em que está inserida. O problema disciplinar é freqüentemente, repercutidos nos conflitos da família e do meio social envolvente.

As pessoas que rodeiam o aluno, mais propriamente as pessoas de família, influem muito no seu comportamento, portanto os pais são os primeiros educadores. A extraordinária influencia dos que quotidianamente tratam com os alunos reflete-se em muitos dos atos praticados por eles. A ação da família começa desde o berço, muito antes da ação da escola. Tendo uma grande importância à ação familiar na tarefa educativa, reconhecida pela escola, nela impõe-se uma intima colaboração, que deverá significar a ajuda mútua na consecução do ideal educativo.

Diante desta constatação, percebe-se a necessidade de um maior engajamento por parte da escola em busca de alternativas de intervenções para o enfrentamento de conflitos na sala de aula. Enfatiza - se que o trabalho coletivo é o principal instrumento de viabilização dessas ações. O diálogo, o estudo e a cooperação são os instrumentos que mediarão o caminho na busca por uma disciplina que considere o respeito como condição principal nas relações existentes na escola.

Assim sendo, pretendemos atuar junto aos professores da escola, no sentido de promover reflexões para que ele s se sintam co - responsáveis no processo de enfrentamento da indisciplina e se assumam como principais agentes de transformação da realidade encontrada na escola. Dessa forma, enfatizamos que através de relações interpessoais bem estruturadas é possível formular novas concepções, novas regras e provocar novas formas de pensar e agir que venham contribuir para transformações no interior da escola e favorecer uma efetiva gestão democrática e compartilhada

Para uma educação idealmente construída, a disciplina deveria ser conseqüência voluntária da escolha livre e, como conseqüência da disciplina, a liberdade deveria enriquecer-se de possibilidade, não sendo antagônicos os dois princípios de liberdade e de disciplina.

1.2 Problema

A respeito da indisciplina vem repercutindo várias discussões, de como minimizar ou até mesmo solucionar tal problema; uma vez que esta causa vários transtornos, tanto na escola como na sociedade. Sabe-se que a indisciplina se trata de um problema polêmico, enfrentado por pais e professores dentro da escola. Crianças e adolescentes apresentam dentro e fora da sala de aula atitudes violentas e agressivas. No entanto, sabemos que todo problema tem uma origem. Portanto, se há indisciplina dos estudantes, certamente esse tipo de atitude tem suas raízes. A experiência do convívio familiar sem duvida é a maior apontada como causadora dos problemas de indisciplina, uma vez que muitas crianças têm como base a falta de limites em casa.

A indisciplina representa um dos principais fenômenos que geram dificuldades no contexto escolar. Esse fato vem se agravando de tal forma que nem a escola nem a família conseguem solucionar o problema. Tal fenômeno é caracterizado de diversas formas, porém as idéias acerca desse tema estão longe de serem consensuais. Este projeto de pesquisa visa discutir os sentidos atribuídos por alunos, professores da disciplina de historia e funcionários de apoio que atuam no ensino fundamental a cerca do fenômeno “indisciplina escolar”, as causas que são consideradas por eles como geradoras desse fenômeno e a avaliação das medidas que estão sendo tomadas para resolver ou amenizar o problema.

Neste cenário de tensões e preocupações, podem ser favoráveis ao clima de ansiedade e agitação por parte de todos, pois é uma situação de controle e cobrança, que por si, gera situações de indisciplina. Percebe-se em questões mais amplas em suas várias interações com todo contexto pedagógico urgência no pensar e repensar no cotidiano escolar, estrutura educacional e práticas pedagógicas em suas questões metodológicas, didáticas, relacionais, posturas vivenciadas pelos docentes e gestão de poder associados aos âmbitos educacionais.

Para tanto a indisciplina deverá ser levada em consideração como conseqüência da educação e consciência num processo interativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com