TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  24/3/2020  •  Ensaio  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de inclusão digital e o de inclusão social estão profundamente ligados. Assim, o computador e a internet constituem ferramentas de construção do conhecimento e aperfeiçoamento do saber que permitem acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida. Conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.

Nesse sentido, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam: a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda; a melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas; a difusão do conhecimento tecnológico.

ENADE, 2015 (Adaptado).

Considerando os objetivos citados no excerto, apresente e discuta uma proposta de política pública que promova a inclusão digital.

Para que haja inclusão social se faz necessária a implantação de tecnologias que atendam às necessidades da sociedade, através de programas estabelecidos pelo governo, que possibilitem a inclusão digital, com ferramentas de aprendizado.

A tecnologia é um fator fundamental na vida das pessoas, afinal de contas é possível acessar aplicativos de banco, compras online, contratação de serviços, atendimentos, entrevistas, reuniões, atualmente há cursos de aperfeiçoamento, graduação, pós-graduação, trabalho home office, outro fator importante é que a tecnologia tem a capacidade de aproximar as pessoas, como por exemplo as chamadas de vídeo, mensagens instantâneas, entre outros.

É sabido que falta investimento para desenvolver programas de políticas públicas de inclusão digital, que possibilitem dar acesso às comunidades mais carentes. No Brasil muitas cidades carecem de investimento, existe precariedade de material escolar, classe, professores, prédios públicos estão caindo, situação que se estende em muitos estados. A bem da verdade, estamos enfrentando uma crise política, ética e econômica no país, que impactam diretamente nos investimentos para saúde e educação.

Logo, são necessárias medidas de planejamento e de suporte para ações pedagógicas, cursos e treinamentos a fim de propiciar aos docentes maiores condições e recursos, para que possam desenvolver técnicas e habilidades que corroborem no desenvolvimento digital dos alunos.

Diante disso, como proposta de política pública, o governo deveria implantar no currículo do aluno a modalidade de tecnologia da informação e comunicação e, além de disponibilizar os equipamentos necessários para que possa haver tal inclusão, pois a informática é de suma importância durante o período escolar, com reforço maior para as comunidades de baixa renda, com objetivo de dar acesso à internet livre, ofertando computadores, conforme os programas sociais que a população participa nomeadamente como bolsa família, tarifa social de energia elétrica, carteira do idoso, etc.., integrando professores capacitados nos laboratórios de informática e nas comunidades.

As escolas têm papel fundamental de oportunizar e ensinar a todos, de forma a implementar no currículo aulas de informática na escola, com professores qualificados, além de abrir para as comunidades cursos de TI, que integrem crianças, adultos e idosos para que possam ter treinamento e acesso aos computadores, tendo em vista que o acesso a internet abre um leque de oportunidades tanto de forma a oportunizar o desenvolvimento intelectual quanto de forma a desenvolver o entretenimento, porquanto navegar nas redes sociais é estar em contato com a comunicação e o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com