TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação de um Centro de Distribuição

Por:   •  28/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO NACIONAL DE APENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – ASSISTENTE DE LOGÍSTICA

UC 11 - DISTRIBUIÇÃO | SUPERAÇÃO B

RELATÓRIO - IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

O presente relatório tem como objetivo avaliar a implantação de um CD no estado de São Paulo, tendo em vista as demandas da empresa.

Em primeiro lugar, devemos eleger a cidade onde será alocado o futuro CD; a melhor escolha seria a própria capital, São Paulo/SP, ou em uma das cidades vizinhas como no ABC paulista, por exemplo. Isto porque tais cidades circundam a rodovia BR-116, que corta o Brasil de Norte a Sul, sendo a mais importante em todo o território nacional. Além disso, a maioria das grandes lojas que operam na modalidade de televendas e/ou e-commerce se localizam na cidade de São Paulo e arredores. Também se deve considerar que muitos recursos são disponibilizados com menor custo nessa cidade; os imóveis podem ser encontrados para locação ou compra por valores bem menores, em relação à cidade de Florianópolis, por exemplo.

Em seguida, deve se considerar a compra ou locação de um edifício (galpão) amplo o suficiente para atender a demanda. Tal edifício deve abrigar uma estrutura de porta-pallets, além dos próprios pallets, conforme o volume de mercadorias a serem estocadas;

Equipamentos como empilhadeiras (sejam motorizadas ou manuais, conforme demanda), carrinhos para transporte individual de mercadorias e rampas para carga e descarga são indispensáveis a uma logística eficiente.

Não se podem dispensar ferramentas como computadores, leitores de códigos de barra e/ou QR, impressoras comuns e para adesivos, além do próprio software que deve ser utilizado para administração do CD com o auxílio de tais ferramentas.

Através deste relatório, pudemos listar os recursos necessários à implantação de um CD, bem como o melhor local para sua alocação, A partir disso, é possível calcular o valor total a ser investido em tal empreendimento e o seu custo-benefício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com