TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Avaliar No Processo De Ensino-Aprendizagem

Exames: A Importância Do Avaliar No Processo De Ensino-Aprendizagem. Pesquise 800.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  6.009 Palavras (25 Páginas)  •  1.564 Visualizações

Página 1 de 25

A IMPORTÂNCIA DO AVALIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

OLIVEIRA, Ana Célia¹

RU: 482719

jaeac@ig.com.br

CERQUEIRA, Ana Beatriz Souza².

tutoriapedagogia@grupouninter.com.br

RESUMO

Existe muita controvérsia sobre a avaliação dentro do processo de ensino e aprendizagem. Ela é inseparável do trabalho do professor, onde verificar, julgar e acompanhar o rendimento dos alunos, é que demonstra o resultado do ensino aplicado. No entanto, na prática, a avaliação se torna mais um processo de sofrimento para o aluno, onde sua preocupação, muitas vezes, é apenas de conseguir nota e passar de ano. Este estudo teve por finalidade refletir sobre o processo de avaliação e sua importância no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho apresenta conceitos de avaliação, as leis que tratam o assunto e o papel do gestor neste processo. Este trabalho cientifico foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, destacando os autores, Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi, R.C. Haydt entre outros. Diante das leituras percebe-se que a avaliação é usada como um instrumento norteador e de grande importância na apropriação dos conhecimentos produzidos pelo homem, levando em conta o contexto em que eles são elaborados e modificados, os objetivos a que servem, bem como refletir o processo de avaliação e as diferentes estratégias pedagógicas para que haja o aprimoramento do processo de mediação.

Palavras-chave: Avaliar. Ensino-aprendizagem. Pesquisa.

1 Aluno do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso, no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional.

UNINTER, 2º -2012. (semestre e ano).

2 Professor Orientador, Mestre em Educação, Professor dos cursos de Pedagogia e da pós-graduação, no Centro Universitário Internacional UNINTER.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema a importância do avaliar no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, surge a seguinte questão: como é realizada a avaliação no processo de ensino-aprendizagem?

Objetivando através desta pesquisa, compreender a avaliação como um instrumento que auxilia o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho enfoca de forma teórica essa prática como um componente do processo de ensino, no qual o mesmo só se completa com a possibilidade de apontar o caminho mais adequado para a construção do conhecimento e posteriormente a obtenção de seus resultados.

A avaliação é um processo que possibilita ao professor superar dificuldades e compreender o que necessita ser mudado para que haja uma melhora na sua didática de ensino. Também pode ser usado para ajustar as suas metodologias e estratégias de ensino e assim identificar os avanços, dificuldades e tomar ações durante a construção da aprendizagem de seus alunos.

É essencial vermos a necessidade da prática da avaliação contínua no processo ensino-aprendizagem que vai além do passar o aluno de uma série para outra, mas torná-lo autônomo, crítico, participativo capaz de transformar a sociedade onde está inserido.

Segundo SILVA (2003, p.8) “avaliação contínua, investigativa e a diagnóstica visa o acompanhamento à aprendizagem.” Sendo assim o processo de avaliação deve ocorrer constantemente, provocando o olhar crítico sobre o que se faz, durante esse processo e deve ser realizada sempre que possível em situações normativas, evitando assim, datas exclusivas em que ocorram provas, na qual o aluno é medido somente naquela situação específica, esquecendo-se de tudo aquilo que foi realizado em sala de aula antes da prova.

A avaliação é vista por uma grande parte dos sujeitos como instrumentos de medir os níveis de aprendizagens, não havendo uma possibilidade de ajudar o professor e o aluno entender de forma mais organizada seus processos de ensino-aprendizagem.

A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica de vários autores especializados sobre o tema em questão na perspectiva de se conseguir o tipo exato de avaliação. Esta pesquisa é importante para a minha formação acadêmica e sendo assim, como professora eu possa ter elementos para identificar os diferentes níveis de entendimento dos alunos acerca de determinado conteúdo e planejar ações que permitam aos alunos avançar nesses níveis.

2. A IMPORTÂNCIA DO AVALIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A educação brasileira tem como grande desafio, dentro do contexto da atualidade, promover a aprendizagem de todos os alunos e lhes assegurar uma trajetória de sucesso. Esta trajetória só será possível se houver uma intenção coletiva de romper com os paradigmas que persistem a respeito da educação e do processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere à avaliação.

A avaliação durante muito tempo serviu como instrumento para medir o conhecimento, muitas vezes de forma autoritária e mesmo se configurando em um cenário de mudanças, continua sendo um grande obstáculo no ensino.

Há uma necessidade de substituir uma concepção de avaliação punitiva e excludente por uma concepção de avaliação comprometida com o progresso e o desenvolvimento da aprendizagem.

Segundo Hoffmann (1998), o tema avaliação torna-se mais problemático na educação à medida que se amplia a distância entre o discurso teórico e a prática educativa, resultado da dificuldade em ter clara e evidente a concepção e a postura de educação e de avaliação do educador, num processo de recusa e desconfiança diante das inovações educacionais.

Contudo Ludke (apud Souza, 1998) afirma que a avaliação faz parte da vida humana, embora aconteça de formas diferentes e com objetivos variados. Quando o aluno é matriculado na escola, o mesmo não é consultado e isto é feito forçosamente por seus pais, ele é posto em uma sala desconhecida com outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com