TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do planejamento de aula

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUCAO

Este trabalho tem como objetivo falar sobre a importância do planejamento para a ação do professor e para o processo de ensino aprendizagem, fazendo-se perceber o quanto e importante planejas para todas as series no geral.

O presente trabalho aborda também a importância do planejamento para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, considerando o processo de ensino como um conjunto de métodos e estratégias, organizadas e estruturadas pelos educadores a fim de transmitir os conteúdos científicos de determinadas disciplinas, buscando desenvolver nos alunos as habilidades necessárias à construção do conhecimento, desse modo o planejamento é uma etapa fundamental nesse processo. O planejamento, por sua vez, é visto como um procedimento necessário para enfrentamento das diversas situações do cotidiano.Pelo fato de o planejamento ser um importante recurso para delimitar objetivos e traçar metas e que cada vez mais se busca refletir e investigar sobre o que é ,para que serve e o que significa planejar.

DESENVOLVIMENTO

Relembrando meus tempos como aluno na escola, escolhi um momento que demonstra o planejamento da aula pelo professor. Assim, seguindo este critério, apresentamos a turma e os recursos utilizados durante as aulas.

Lembro-me que tinha uma professora muito esforçada que realiza as aulas sempre com material confeccionado por ela,na semana de trânsito ela trouxe carros de EVA,semáforo para nós fazermos apresentação,pra aprendermos sobre as cores do semáforo, suas funções e para ensinarmos também em casa para os pais.

O Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil. O Ensino fundamental é obrigatório, gratuito (nas escolas públicas), e atende crianças a partir dos 6 anos de idade. O Ensino Fundamental é dividido da seguinte forma: os Anos Iniciais – compreende do 1º ao 5º ano, sendo que a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade; os Anos Finais – compreende do 6º ao 9º ano.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica destinada ao atendimento a pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora que, ao longo da sua história, não iniciaram ou mesmo interromperam sua trajetória escolar em algum ou em diferentes momentos de sua vida.

O planejamento didático também é um processo que envolve operações mentais, como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir ao longo do tempo, e prever formas de agir e organizar. O processo de planejamento da ação docente é o plano didático. Em geral, o plano didático assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes. Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, sejam eles do ensino fundamental do EJA ou qualquer outro e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, o planejamento de ensino torna-se a operacionalização do currículo escolar.Planejar exige determinação de quem o faz ,como fazer para que serve e quais as vantagens e desvantagens de realizar determinados trabalhos para atingir objetivos e obter resultados(DALMÀS,2008).Indubitavelmente , o planejamento é a plenitude de uma ação que torna o homem responsável perante situações ,cujas realizações dependem de ações complexas, que além de serem produtivas sejam também eficazes. Ao longo dos tempos, o planejamento assumiu perspectivas. Em alguns períodos ele foi visto como algo regulador ,que servia basicamente para controlar ações.

PLANO DE AULA EJA

Identificação: Escola Municipal Flamboyant

Professora: Vanessa Estela dos Santos Ferreira Pantoja

SÉRIE: EJA, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Disciplina: Ciências.

Duração de aula: 4 horas

Ano: 2015

CONTEÚDOS:

Apresentação do tema Água, e subtemas.

Ampliação do vocabulário: estado físico, sólido, líquido, gasoso.

Mapa mundial: percentual de água na terra.

OBJETIVO GERAL:

Entender a importância da água para vida, conhecer e diferenciar os estados físicos da água.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com