TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Familia

Artigo: A Importancia Da Familia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da família

A matricialidade sociofamiliar se refere a família como núcleo social fundamental para efetuar todas as ações e serviços da politica da assistência social. A família não mais composta pelo modelo padrão, mais segundo a pnas, é o conjunto de pessoas unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade. Entretanto as tradicionais responsabilidades de manutenção e proteção da família continuam recaindo para as famílias atuais.

A matricialidade sociofamiliar tem papel de destaque na Política Nacional de Assistência Social, pois o objetivo é a centralidade na família, garantido sua sobrevivência, o acolhimento de suas necessidades e interesses no convívio familiar e comunitário, enfim, a proteção social.

A centralidade recoloca a responsabilidade do Estado de apoiar as famílias, no seu papel de proteger os seus membros e indivíduos um eixo estruturante da politica de Assistência Social, importante para a concepção e a implementação dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferências de renda, com isso vem exigindo quotidianamente uma nova estratégia de enfrentamento as expressões da questão social, de forma integrada aos serviços socioassistenciais garantindo sujeitos de direitos, agentes sociais, bem como revendo as metodologias de modo a ultrapassar o forte caráter moralista e disciplinador que intervém nas formas de pensar a família.

Neste sentido, é possível verificar que as famílias estão fragilizadas, assim comprometendo o desempenho de suas funções que lhe são atribuídas. Diante disso é necessário que os representantes dos serviços públicos analisem a situação sem culpabilizar ou imputar deficiências às pessoas, mas, ao contrário, que assumem as contingências decorrentes do modo de produção capitalista que sobrecarregam a família em suas atribuições.

A situação econômica atual forja uma família que, do ponto de vista socioeconômico, é frágil, o que torna difícil cumprir o papel protetor que lhe é imposto.

Contudo, é necessário um olhar para a família como sujeito de direitos, devendo os profissionais das políticas públicas assumir um planejamento de estratégias ao enfrentamento das expressões da questão social a partir de suas realidades, com ênfase no reconhecimento de suas possibilidades e fragilidades e na contextualização socioeconômica e cultural dos conflitos que cercam o mundo familiar, uma vez que para a família proteger e cuidar, ela deve ser amparada, pois não podemos exigir algo de quem não tem condições objetivas para tanto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com