TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Rh

Ensaios: A Importancia Do Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução.

Este artigo tem como objetivo, mostrar a importância do Setor de Recursos Humano nas organizações.

A gestão de Recursos Humanos baseia-se, atualmente, no fato do desenvolvimento das organizações dependerem da contribuição das pessoas que a compõem, de forma como estão organizadas e do investimento que é realizado ao nível do desenvolvimento. As organizações possuem hoje, uma visão abrangente do papel das pessoas.

Os RH deixaram de ser vistos como simples recursos com determinadas competências para executar tarefas e para alcançar os objetivos da organização, para claramente passarem a ser consideradas pessoas na verdadeira acepção da palavra: com valores, crenças, atitudes, aspirações e objetivos individuais.

O gestor de RH de hoje e do futuro integra uma equipe que compartilha experiências e conhecimentos visando encontrar soluções para umas vastas variedades de problemas. Gerir pessoas deve ser mais que controlar procedimentos e rotinas, implica o envolvimento de todos os membros da organização, um investimento na criatividade e inovação como fatores de diferenciação.

As qualidades que clientes e empresas desejam resultam do comportamento positivo das pessoas, e a melhor ferramenta para alcançar a excelência qualitativa é a mente humana. Ela interpreta e comanda, propõe melhorias e mudanças. Tem que se ter em linha de conta que as pessoas diferentes têm habilidades, aptidões e talentos diferentes.

A gestão de Recursos Humanos já não é sinônima de controle ou padronização. Significa estimular o envolvimento e o progresso dos RH, o que certamente constitui um dos maiores desafios que todos nós enfrentamos afinal independentemente do tipo de trabalho executado, precisamos de relacionamento interpessoal.

A gestão de Recursos Humanos assume, assim, cada vez mais uma maior importância no desenvolvimento de uma cultura organizacional direcionada para inovação e aprendizagem contínua, e desempenha um papel fundamental ao nível interno e externo da organização e que provocam alterações nas estruturas das organizações, nas relações de poder e nas práticas de organizações do trabalho.

De maneira geral, a gestão de recursos humanos têm as seguintes funções e atividades: planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; a avaliação de desempenho; renumerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal e controle e auditoria de recursos humanos.

A importância do setor de RH nas organizações.

Desenvolvimento.

A grande maioria das pequenas empresas não tem um departamento de RH estruturado ou um profissional qualificado para gerenciar pessoas.

Planejar, gerenciar e manter o processo de gestão da qualidade das pessoas é de importância fundamental em pequenas empresas porque elas são compostas de pessoas, e essa importância não varia dependendo do tamanho da empresa. Muito mais do que entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários, gestão de pessoas abrange conhecer ás necessidades e expectativas das pessoas no sentido de crescimento e desenvolvimento profissional.

Este é um dos maiores erros das empresas de pequeno porte. Tratar o RH simplesmente como um departamento de pessoal, porque a área de recursos humanos é a empresa estrategicamente, atuando para garantir a eficiência e melhoria dos processos, garantindo o sucesso dos resultados da empresa.Isso inclui a identificação de oportunidades para formação,clima organizacional,benefícios melhorados,retenção de talentos,entre outros.

A tendência do mundo corporativista nos dias atuais é a valorização das pessoas. Durante a revolução industrial o principal setor da empresa era o tecnológico, mas na atualidade percebe-se que vivemos outra realidade, onde os principais ativos das organizações são as pessoas que fazem parte do universo daquela organização, por meio do incentivo do capital intelectual humano.

Os recursos humanos nas organizações têm função primordial dentro da sua estrutura. É perceptível que o capital humano das organizações é o setor mais importante e, a partir disto, percebem-se como os administradores devem focar suas atenções a este segmento interno da organização.

Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos da varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência de um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

Entende-se que hoje a globalização é preponderante para a mudança da sociedade, o que influencia diretamente na capacidade de informação adquirida pelas pessoas. Neste ponto de informação, é onde os recursos humanos realizam suas atividades, com a função de recrutar, estruturar, instruir e qualificar as pessoas.

Os recursos humanos bem planejados deslocam toda importância da empresa para os funcionários, muito mais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com