TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Dos Jogos Na Educação Infantil

Trabalho Escolar: A Importancia Dos Jogos Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca apresentar a importância do uso de jogos e brincadeira para a criança na Educação Infantil. O lúdico deve ser considerado como um elemento importante no aprendizado da criança, por contribuir para o melhor desenvolvimento de saberes, resolução de conflitos, lidar com sentimentos e sensações e para a sua melhor socialização.

DESENVOLVIMENTO

Desde a antiguidade, o jogo teve um papel importante na cultura dos povos. Segundo Platão (séc. III), os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos, já para os maias os jogos serviam como um instrumento educacional para ensinar valores, conhecimentos, normas e padrões de vida.

Diante da constante evolução da humanidade, a criança também tem evoluído, e dessa forma, necessita-se que sejam propostas condições para que ela se desenvolva.

Ao trabalhar com crianças da educação infantil, o educador possibilita que seus alunos estabeleçam uma relação com o meio que o cerca. É através de jogos e brincadeira que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

No processo de ensino-aprendizagem o jogo e a brincadeira favorecem a intencionalidade do trabalho pedagógico e enriquecem os conteúdos envolvidos. Rubem Alves coloca que o saber pode e deve ter sabor. O professor deve criar situações lúdicas e propostas esclarecedoras proporcionando o aprendizado e o desenvolvimento infantil.

Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que possuem um sentido funcional. Essa repetição funcional também deve estar presente na atividade escolar, pois é importante no sentido de ajudar a perceber as regularidades.

O brincar na escola é diferente do brincar em outro lugar, a brincadeira na escola tem como finalidade o aprendizado da criança envolvendo assim, toda a equipe pedagógica.

Friedmann contempla três formas de jogos de acordo com a teoria de Piaget:

 Jogos de Exercício Sensoriomotor – que são trabalhados na Educação Infantil com músicas (audição), mini bolas (tato), refeições (paladar) e as brincadeiras com bolas grandes (físico – motor);

 Jogos Simbólicos – que são através de teatros, contos de fadas, fábulas, ou seja, atividades que estimulem a imaginação;

 Jogos de Regras – que existem regras a serem cumpridas, onde necessita haver interação de umas com as outras.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RICNEI):

No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparenta ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.

Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais se brinca. (1998, p.27.)

A escola deve disponibilizar de um espaço adequado para que as crianças possam ter autonomia no brincar, como por exemplo, estantes baixas com brinquedos coloridos, de encaixe, fantoches, livros de pano, e etc.

As instituições devem oferecer as condições necessárias para florescer o lúdico. Sendo assim, é importante que o professor saiba agir e coordenar este local.

O educador tem a responsabilidade de proporcionar momentos e condições necessárias, contribuindo ao máximo para o desenvolvimento da criança, ele deve estar atento ao tipo de atividade que se deve aplicar, pois a interpretação feita pela criança de alguma ideia apresentada, só vai ter resultado a partir das estruturas do momento.

O autor Wadsworth relata que o professor precisa conhecer seus alunos para verificar o grau de raciocínio da turma para depois, então sugerir as atividades que deverá aplicar.

A rotina na Educação Infantil tem uma sequência das diversas atividades do dia-a-dia de uma criança, como o horário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com