TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Educaçao Infantil, O Cuidar E Educar.

Dissertações: A Importância Da Educaçao Infantil, O Cuidar E Educar.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

No texto a seguir falaremos sobre alguns itens indispensáveis na educação infantil, como a criança é reconhecida atualmente, a importância do cuidar e educar, sendo ambos indissociáveis, o planejamento do trabalho do professor e sua forma de avaliar, métodos de alfabetização, o ambiente alfabetizador, a importância da roda de conversa, e a presença do lúdico.

A educação infantil necessita de uma pratica pedagógica voltada para o aluno, respeitando as diversidades do desenvolvimento etário e cognitivo de cada criança, atendendo as necessidades de cada um na sua complexidade.

De um modo geral tudo isso esta interligado, pois uma atitude depende da outra, são ações que tem que acontecer simultaneamente, pois o objetivo final é o desenvolvimento das crianças em toda sua plenitude.

A escola mudou muito, e diante dessas mudanças surgiram novos conceitos, novas praticas, onde profissionais com formação especificas serão os realizadores dessas mudanças, colocando em pratica essa nova concepção de educação infantil.

O primeiro passo a ser dado para se trabalhar com educação infantil, é uma formação adequada, onde haja embasamento e conhecimento de seus atos, planejando sempre o percurso a ser percorrido.

Ao educador cabe o dever de sempre realizar uma auto avaliação, tendo em vista que o professor não é mais um transmissor de informação, mas sim um mediador na construção do saber.

Para que a educação infantil seja realizada em sua plenitude o caminho a percorrer é longo, mas, o profissional que seguir todas as etapas com ciência de seu trabalho terá o sucesso garantido e esse sucesso é a formação de futuros cidadãos.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao longo da historia a concepção de infância sofreu mudanças, e hoje é vista completamente diferente do modo como era vista séculos atrás, uma vez que a sociedade não via a criança como era devido, tratando-as como adulto em miniatura, como fruto do pecado que deveriam ser castigadas e punidas para que tornassem boas.

Nos dias atuais as crianças são vistas como um ser com características e necessidades distintas de um adulto, são cidadãos com direitos garantidos principalmente no âmbito escolar onde a educação infantil ganha ênfase, uma vez que essa fase é vista como base formadora para uma vida inteira.

Na educação infantil é necessário fazer com que o ato de cuidar e educar sejam realizados em unicidade e não como uma tarefa dupla, diante disso é preciso compreender as necessidades e interesses das crianças.

É preciso conhecer um pouco da historia de cada um dos alunos, as especificidades da faixa etária em que se encontram, e qual o ponto de desenvolvimento, somente a partir daí será possível traçar um caminho a percorrer.

Diante do propósito de cuidar e educar é necessário que seja respeitado a diversidade, o momento e a realidade, de cada criança, a observação e vigilância devem ser constantes, para que as rotinas que são tão importantes nesses primeiros anos não se tornem mecanizadas, regradas, tornando o ambiente escolar desagradável e desgastante.

Ao dar flexibilidade à rotina é necessário lembrar que isso tudo deverá estar de acordo com o plano pedagógico regente, verificando sempre o espaço físico e os materiais necessários para realização de cada uma das etapas do dia, e das atividades desenvolvidas, pois o bem-estar das crianças é item importantíssimo para o desenvolvimento das mesmas.

Nossas crianças precisam ser constantemente estimuladas, com brincadeiras direcionadas, sendo planejadas, conduzidas e monitoradas, administrando bem o tempo para brincar, higiene pessoal, alimentação e sono, tudo isso sem limitar sua espontaneidade e imaginação.

O professor desempenha o papel principal no ato de cuidar e educar, pois somente com um profissional qualificado, articulado, flexível com amplo conhecimento de sua área e sensibilidade para compreender o mundo infantil será capaz de colocar em pratica todas as suas habilidades necessárias para realizar estes dois atos como sendo um só ato.

Planejar faz parte da natureza humana, na educação infantil não poderia ser diferente, no ambiente escolar não há espaços para improvisos, sem o planejamento adequado é impossível realizar o ato de cuidar e simultaneamente educar, o planejamento não é garantia de aprendizagem, mas é um guia que direciona e organiza o trabalho do educador.

A forma de avaliar deverá ser também planejada, sendo considerada uma tarefa permanente, onde o desenvolvimento da criança seja o objetivo, a avaliação não deverá ser o fim do trabalho e sim uma forma de trabalhar e ate melhorar os resultados obtidos.

A avaliação deve ser uma oportunidade na melhoria do esquema ensino – aprendizagem, a avaliação formativa privilegia a promoção da aprendizagem não focando apenas a criança, mas sim a forma de aprendizagem que lhes tem sido apresentada, nesse modelo avaliativo busca-se interação entre criança, professor e meio.

Os métodos de alfabetização também compõem o contexto escolar, partindo do pressuposto que alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever de acordo com os métodos das cartilhas, e sim formar cidadãos críticos com conhecimento de seus direitos e deveres, capazes de atuar e criticar efetivamente na sociedade em que estão inseridos.

Existem diversos métodos a serem utilizados, o método tradicional, o método sintético, o analítico e o construtivista, sendo este o mais indicado e usado para a alfabetização nesse método a criança tem a liberdade de construir seu próprio conhecimento a partir de seu próprio desenvolvimento cognitivo, esse método trabalha o conhecimento que a criança já traz consigo.

O método construtivista baseia-se na teoria de Jean Piaget, dentre inúmeras vantagens , esse método incentiva a criança a demonstrar o que sente , fazendo com que o aluno busque sempre solução para seus problemas tornando-se autocrítica e independente.

Para que tudo ocorra de acordo com o planejado e para que sejam alcançados os objetivos traçados é de grande importância nos preocupar com o ambiente alfabetizador a sala de educação infantil deverá contemplar o bem estar e o desenvolvimento das crianças.

As salas deverão ser equipadas com mobiliário de tamanho adequado, objetos ao alcance sempre que necessário material de leitura, de observação de figuras, de todo o tipo de livro e revistas infantis, fazendo com que as crianças sintam-se atraídos pela leitura, mas também acolhidos e protegidos.

Para que a sala de aula seja considerada um ambiente alfabetizador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com