TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Literatura Infantil

Pesquisas Acadêmicas: A importância da Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 6

Tema “A importância da Literatura Infantil”.

Formando cidadãos dignos

É sabido que mesmo em pleno século XXI, a presença de livros destinados as crianças, nos lares não é muito comum, partindo até mesmo dos próprios pais que raramente tem por costume a leitura, acabam por descuido deixando a desejar esse importantíssimo estimulo para a formação de seus filhos.

Embora, o desdenho familiar em relação a leitura é algo subjetivamente desagradável aos olhos, a mesma não é tão agravante quanto ver essa falta de incentivo presente nas escolas, principalmente em entidades de educação infantil, onde as crianças por vezes são consideradas um tanto imaturas para ouvir estórias, como se houvesse idade para isso. Obviamente que não vamos ler para uma criança um livro acadêmico, a questão a qual nos referimos é a da depreciação, pela qual a questão é abordada, ainda mais hoje, onde grande parte das escolas públicas recebem caixas e mais caixas de livros maravilhosos, mas que jamais são tocados pelas crianças, por que segundo a ignorância de alguns os pequenos podem estragar os livros.

Cabe a escolas instigar na criança esse gosto pela leitura e é função do professor desenvolver essa habilidade com desenvoltura, visto que, a leitura ajuda no desenvolvimento da linguagem oral, facilita na aprendizagem da escrita, contribui para o desenvolvimento emocional das crianças, estimula a curiosidade, a criatividade, o interesse em conhecer novos livros e o mundo. Assim cabe ao professor como mediador fazer essa ponte entre o livro e a criança; já que, em casa nem sempre a criança vai ter esse estimulo e a única forma de presentearmos a sociedade com cidadãos independentes é proporcionando lhes o gosto pelo saber, saber este que se dá através dos “livros”. Como já dizia Monteiro Lobato: “Coleiras...meus Netos...o Mal do Mundo é simplesmente este: Coleiras!...”.

ALGUNS DOS GENEROS TEXTUAIS

FABULA

O LEÃO E O RATINHO

UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA

ESPICHADO DEBAIXO DA SOMBRA DE UMA BOA

ÁRVORE. VIERAM UNS RATINHOS PASSEAR POR

CIMA DELE E ELE ACORDOU. TODOS

CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO

PRENDEU DEBAIXO DA PATA. TANTO O RATINHO

PEDIU E IMPLOROU QUE O LEÃO DESISTIU DE

ESMAGÁ-LO E DEIXOU QUE FOSSE EMBORA.

ALGUM TEMPO DEPOIS O LEÃO FICOU PRESO

NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO

CONSEGUINDO SE SOLTAR, FAZIA A FLORESTA

TREMER COM SEUS URROS DE RAIVA. NISSO,

APARECEU O RATINHO, E, COM SEUS DENTES

AFIADOS, ROEU AS CORDAS E SOLTOU O LEÃO.

MORAL: UMA BOA AÇÃO GANHA A OUTRA.

FÁBULA DE ESOPO. SÃO PAULO:

COMPANHIA DAS LETRINHAS, 1994, P. 38

POESIA

O Peru / Vinicios de Moraes

Glu! Glu! Glu!

Abram alas pro Peru!

O Peru foi a passeio

Pensando que era pavão

Tico-tico riu-se tanto

Que morreu de congestão.

O Peru dança de roda

Numa roda de carvão

Quando acaba fica tonto

De quase cair no chão.

O Peru se viu um dia.

Nas águas do ribeirão

Foi-se olhando foi dizendo

Que beleza de pavão!

Glu! Glu! Glu!

Abram alas pro Peru!

Vinicius de Moraes.

Plano de aula / Poema

Tema: Sarau Infantil

Justificativa: Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.

Objetivo: - Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.

- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal.

Conteúdo: Comunicação oral

Procedimento de ensino: - Filmadora

- Caixa de papelão

- Aparelho de som

- CD A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 (vários intérpretes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com