TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Currículo Na Educação Escolar

Trabalho Universitário: A Importância Do Currículo Na Educação Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO JANE VANINI

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

Disciplina: Estudos de Currículo

Docente: João de Deus dos Santos

Acadêmica: Andréia Moreira

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

O presente Trabalho tem o objetivo de discutir de forma teórica sobre a temática que envolve a importância do currículo na educação. A proposta é identificar como os conteúdos pedagógicos ou curriculares permeiam esse contexto da educação, um dos fatores que chama a atenção é quanto à formação dos profissionais. O currículo no contexto escolar se apresenta como um fator importante, pois viabiliza uma organização necessária para o desenvolvimento da educação, haja vista que tudo o que o aluno vive em sala de aula reflete em seu processo de desenvolvimento, o currículo atua como um meio de incluir diversas formas de ensino no sentido de que decida a melhor oferta cultural que o sistema educacional possa apresentar aos alunos priorizando as necessidades existentes e abrangendo diversos aspectos que vem desde o sistema social até o aluno, uma vez que a rápida transformação das sociedades humanas se dá no sentido da interdependência global, mas, também, na busca das raízes locais, pois na complexidade das redes de conhecimento e de valores existe um sentimento de perda das referências, o que compromete a construção da identidade pessoal, e é partindo dessa perspectiva que o texto discute o tema currículo no campo da educação.

Novos paradigmas se formam tendo em vista a leitura da realidade, a busca por uma educação que acompanhe essas transformações é constante, de forma que venha a trazer para a sala de aula essa visão sistêmica. O acesso à informação e ao conhecimento tornou-se fator determinante para que as pessoas possam compreender o mundo em constante desenvolvimento. Há níveis de seleção e distribuição do conhecimento, é um processo de múltiplas esferas (sociais e individuais). Essa seleção de conteúdos surge de negociações que se estabelecem no interior de determinada cultura, em meio a contradições e conflitos. Diante desse fator que o conteúdo curricular é elaborado com a participação de todo o conjunto da sociedade, para que não fique apenas nas mãos dos grupos dominantes, “mais que informações e conhecimento, o que precisamos é aumentar a nossa capacidade pessoal de entender as coisas, de aprender a descobrir, de adaptar e inventar sob uma perspectiva crítica” (SARMENTO, 2000, P. 63).

A partir das transformações ocorridas nos cenários sociais, há uma carência significante nas condições para desenvolver uma formação humana integral do educando, principalmente do quadro de portadores de necessidades especiais, e partindo dessa perspectiva que em 1996, a nova lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, n. 9.394/96, em seu art. 59, afirma que, os sistemas de ensino assegurarão aos educando com necessidades especiais a terem direito a:

I- Currículo, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender as necessidades especiais;

II- Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível para conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados [...] (Brasil, 1996).

Diante desse fator as escolas devem ajustar-se a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, lingüísticas ou outras, tendem a se preocupar com o conteúdo que será designado como estrutura profunda da experiência escolar, uma vez que os alunos não chegam às escolas com suas mentes vazias, trazem consigo uma bagagem de conhecimentos adquiridos no grupo social que pertencem, representações que selecionam e descontextualizam as informações que recebe para que possam integrar-se à outras culturas e pensamentos.

Essa sucessão de pesquisas e indagações sobre a importância do currículo na organização determina o currículo como uma seleção de conhecimentos, atitudes, valores, e modos de vida, presente na cultura de uma sociedade e ultrapassam os denominados conhecimentos científicos, e é considerado importante para serem transmitidas as gerações sucessoras, conhecimento este que tende a caminhar em conexão com as leis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com