TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Pedagogo Na Escola

Trabalho Escolar: A Importância Do Pedagogo Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  3.517 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Objetivo desse trabalho é compreender o debate envolto na formação do pedagogo, analisando as atribuições desse profissional no curso de pedagogia.

A formação de professionais da educação é uma temática que tem sido tratada pela literatura educacional a partir de diferentes objetivos e sob variados ângulos. No Brasil o curso de Pedagogia, constituiu-se nas décadas do século XX. Como espaços legítimos de formação de professores.

A importância da pedagogia como conhecimento científico responsável pela a preparação do pedagogo para lidar com vidas humanas, desenvolve uma postura ética e política comprometida com a melhoria da qualidade de ensino, não apenas nos espaços escolares como também em instituições sociais, formais e não formais. Neste sentido busca maiores conhecimentos dentro de seus princípios educacionais, tendo como perspectiva desenvolver a capacidade de analise, considerando aspectos teórico-práticos de sala de aula e locais de aprendizagens.

Tendo em vista o próprio movimento politico educacional, os avanços e retrocessos que acompanham a trajetória histórica do pedagogo no contexto escolar buscam-se caminhos e respostas junto a especialistas da área quanto sua identidade e atuação. Por isso o pedagogo tende a provocar uma reflexão sobre compreensão e a intencionalidade da função e a identidade do mesmo no interior da escola pública e, consequentemente, sobre a prática pedagógica, a partir da compreensão histórica da interferência de politicas educacionais na formação do pedagogo.

Neste trabalho, trata-se da formação do pedagogo na escola, dando ênfase a cinco atribuições:__ Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto politico pedagógico e plano de ação da escola;

__ promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos pedagógicos ao trabalho pedagógico e para elaboração de propostas de intervenção na realidade da escola;

__Participar da elaboração do projeto de formação continuada de todos os professores da escola;

__Implantar mecanismos de acompanhamento e avalição de trabalho pedagógico escolar pela comunidade interna e externa;

__ Elaborar o projeto de formação continuada do coletivo de professores e promover ações para sua efetivação.

DESENVOLVIMENTO

No Brasil, o aparecimento do pedagogo origina-se na institucionalização do sistema público de ensino advindo dos movimentos em prol da educação escolar. Os primeiros pedagogos assumem as tarefas de técnicos em educação junto aos órgãos públicos.

A percepção que se tem é que o pedagogo escolar tem-se tornado elemento-chave na articulação entre o sistema de ensino e a escola o que remete a compreender que em certos momentos seu papel é requisitado como mediador na condução e efetivação de politicas educacionais seja quais forem suas concepções e intenções. Diante desse quadro, o pedagogo tem como desafio constituir sua identidade profissional como intelectual orgânico das massas e como cientista da educação, ou seja, um profissional comprometido com a maioria da população dos trabalhadores, com promoção do acesso a educação. Para tal investiga, propõe estratégias e alternativas para a melhoria do processo de ensino aprendizagem.

Todo este esforço deve ser um trabalho coletivo, democrático e com a participação ativa de todos os segmentos que compõem o universo escolar e educacional. Somente assim teremos uma escola que contemple as necessidades reais e as expectativas daqueles que nela convivam e para além dela.

Ausência do pedagogo junto às instituições educativas deixa uma lacuna, pois sem ele, quem irá coordenar os trabalhos pedagógicos? Sobre a identidade do pedagogo, Libânio esclarece que:

[...] O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa direta ou indiretamente ligadas à organização e os processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetiva de formação humana definidas em sua contextualização histórica. (Libânio, 2002.p.68)

É interessante a definição do pedagogo que Feiges (2007) nos dá PEDAGOGO é o profissional da educação que se converte em formador de homens, em diferentes espaços de educação e diferentes práticas educativas, de forma crítica, criativa e transformadora.

A função do pedagogo é importante e dele depende a qualidade da educação pública. Se o pedagogo exercera sua profissão com profissionalismo e com comprometimento politico-pedagógico. É através da educação que um povo pode fazer a sua transformação social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com