TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pedagogo E Suas Funções Dentro Da Escola

Artigo: O Pedagogo E Suas Funções Dentro Da Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

KARINA VENTURINI BARBOSA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

O PEDAGOGO E SUAS FUNÇÕES DENTRO DA ESCOLA

São Mateus

2013

KARINA VENTURINI BARBOSA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

O PEDAGOGO E SUAS FUNÇÕES DENTRO DA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Psicologia da Educação II, Comunicação e Linguagem, Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais.

Profs. Vilze Vidotte, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Juliana Fogaça e Fábio Luiz da Silva.

Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera

Tutor(a) de sala: Clarissa Magalhães Costa

São Mateus

2013

INTRODUÇÃO

Considerando todo o conteúdovisto nesse semestre. Este trabalho visa a reflexão dos diferentes ponto de vista sobre a importância do pedagogo nos espaços escolares, por ser ele o principal articulador na construção de um ambiente de conversa e de participação favorável para melhor desenvolvimento do trabalho dos professores quanto no ensino aprendizagem dos alunos.

O agir dos pedagogos supervisores e orientadores são importantes para que a escola possa efetuar um bom trabalho, cônscio da dificuldade existente provocada pelos variados ponto de vista sobre trabalhar na educação, fruto da constituição e história de vida de cada pessoa.

“A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.” Paulo Freire

DESENVOLVIMENTO

O pedagogo é um profissional formado em pedagogia, este contribui em ações pedagógicas e inclusive educativas, ou seja, atividades relacionadas com o ensino. Podendo atuar também em empresas, desenvolvendo ações educativas.

[...] não apenas na gestão, supervisão e coordenação das escolas, como também na pesquisa, na administração dos sistemas de ensino, no planejamento educacional, na definição de políticas educacionais, nos movimentos sociais, nas empresas, nas várias instâncias da educação de adultos, nos serviços de psicopedagogia e orientação educacional, nos programas sociais, nos serviços para a terceira idade, nos serviços de lazer e animação cultural, na televisão, no rádio, na produção de vídeos, filmes e brinquedos, nas editoras, na requalificação profissional, etc. (Libâneo, 1998 p. 31).

Refere-se a uma pessoa capacitada para ampliar um trabalho de educação com propriedade de acordo com todo o entendimento que o mesmo conquistou em sua faculdade, e em cursos de capacitação, agindo sempre com consideração a legislação vigente. A profissão de pedagogo está interligada com o professor, produzindo projetos, normas, e práticas pedagógicas nos ambientes escolares.

Para que o pedagogo desempenhe seu papel de forma plausível, ele terá que trabalhar de modo determinado, para que possa reconhecer a verdade dos problemas, resolvendo-os de modo adequado, obtendo assim resultados que ajudem de forma segura e eficaz o corpo docente.

O pedagogo pode executar diversas tarefas, dentro delas, destaca-se atuação junto ao coletivo de professores, na elaboração de projetos de recuperação de estudos a partir das necessidades de aprendizagem identificadas em sala de aula, de modo a garantir as condições básicas para que o processo de socialização do conhecimento científico, e de construção do saber realmente se efetive.

O profissional que atua exatamente como Orientador Educacional se qualifica fortemente no relacionamento do aluno com seus processos relacionais de aprendizagem e a integração com a família no ambiente escolar. O pedagogo que como supervisor educacional ou coordenador pedagógico, age de maneira adaptada ao orientador educacional. A especificidade do seu ofício, porém leva em consideração à direção do trabalho do professor a partir dos elementos: planejamento, metodologia e outros quesitos que diferencie a organização do trabalho pedagógico. Deve fazer parte das preocupações do pedagogo à formação contínua e metas dos docentes. No dia a dia da escola, esse profissional possa separar um tempo junto aos docentes, para que seja feito um momento de debates e meditações sobre o plano de trabalho e a metodologia empregada pelo docente. É essencial que o pedagogo procure e proponha informações para que o professor pense e repense seu ensino, e que isso possa ser um sistema a ser seguido e não um ato isolado.

A Psicologia e a Pedagogia como sendo duas ciências distintas que se complementam, buscando auxílio para se (re) pensar essas ciências no interno da escola e suas colaborações no método de construção de uma escola-comunidade. Sendo uma das funções do pedagogo, orientar a comunidade escolar a interferir na construção de um processo pedagógico numa perspectiva transformadora. A orientação da comunidade escolar aos docentes em conexão ao trabalho para ultrapassar dificuldades escolares de seus alunos tem sido uma das formas nas quais o pedagogo utiliza-se do lado “psicólogo”, também tem contribuído para o método educativo. No aprendizado, como função do sujeito que aprende, participa junto com importantes fatores contextuais e sócio-relacionais, a forma subjetiva do aluno em toda sua dificuldade e não apenas como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com