TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Do Pedagogo Na Escola

Trabalho Universitário: A Função Do Pedagogo Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

A FUNÇÃO DOS PEDAGOGOS NAS ESCOLAS

Este trabalho tem como objetivo mostrar a função dos pedagogos no contexto escolar. Ele é um educador profissional capaz de atuar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Sua função é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em ambientes não escolares como empresas, ONGs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros.

A área de estudo e pesquisa do pedagogo são as ciências da Educação com ênfase na reflexão, classificação, sistematização e análise dos processos e relações educativas, produção do conhecimento científico

e tecnológico no campo educacional, administração e gestão das organizações educativas e avaliação de políticas públicas. Precisa compreender a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico complexo.

Os pedagogos podem ser generalistas ou especializados em alguma área. Sua habilitação para o trabalho se dá através de curso superior de Licenciatura em Pedagogia. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. O Pedagogo tem uma formação geral que se divide em três núcleos: 1) Estudos Básicos, 2) Aprofundamento e Diversificação de estudos e 3) Estudos Integradores. Estes, gradativamente, possibilitam o foco do profissional para uma área específica, permitindo a atuação em diferentes contextos educativos sem, no entanto, especializá-lo.

No ambiente escolar sua presença é obrigatória, seja no setor público ou privado, podendo atuar como professor de séries iniciais e educação infantil, supervisor de ensino, diretor de escola, coordenador pedagógico, orientador educacional e, conforme suas especializações, psicopedagogo escolar. Seu papel é fundamentalmente estimular a formação crítico–social dos sujeitos, fortalecendo a mediação entre diferentes atores do processo pedagógico a partir da integração interdisciplinar, integração família, comunidade e escola e promover ações que reforcem o respeito à diversidade e à inclusão social. Atuam no apoio pedagógico e no cuidado às

crianças com idade até três anos, nas funções de direção, coordenação, assistência, docência e monitoria. Tem como preocupação central o estímulo à aprendizagem e socialização da criança.

Um bom pedagogo, que prima por qualificar continuamente o seu trabalho está atento às modificações no mercado de trabalho, nos métodos de ensino e avaliação de educadores e educandos, para isso, este profissional deverá buscar atualizar-se através de assinaturas de revistas especializadas, estudar novos métodos de ensino, buscar trabalhos já publicados, participação em seminários, congressos e palestras, enfim, estar sempre em estado de motivação, inovação e aquisição de conhecimento. Além disso, convém estar atento também à tecnologia da informação e na área de gerenciamento da educação continuada.

O mercado de trabalho para o pedagogo, assim como tantos outros não deixa de ser concorrido, porém há a possibilidade de atuar em empresas e instituições de ensino públicas ou privadas. Trata-se de um setor em expansão devido ao crescimento demográfico, e sendo assim muitas portas abrem-se constantemente em nível nacional.

Cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização

dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos, construindo uma equipe de trabalho eficiente e uma escola de vanguarda.

Bem assessorado pela liderança de um bom pedagogo, o professor inova com criatividade e segurança, sem se sentir sozinho na construção da própria competência pessoal e profissional. Pode contar sempre com a parceria de alguém capaz e disponível.

O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência.

Para bem atuar no enfrentamento de suas funções no cotidiano da escola, é necessário saber com muita clareza o que é essencial, o que é importante e o que é acidental. Mas não basta só saber. É preciso querer e priorizar fazer só o que é necessário a cada momento.

Dessa forma, o pedagogo realmente competente só tem tempo para o que é essencial em seu campo de atuação. Ele deve procurar executar a essencialidade com muito esmero, dando atenção aos detalhes, garantindo o sucesso em tudo na primeira investida, evitando o desperdício de esforços e de tempo, agindo como estimulador cultural, criando condições necessárias à conquista de melhores resultados operacionais, vencendo, uma a uma, as amarras do tradicional

em seu trabalho, sem medo de errar, evitando ser um tarefeiro, pau para toda obra ou fiscal do desempenho do professor.

Assim, o pedagogo será bem-sucedido à medida que for aceito, respeitado e compreendido pela escola que o recebe e o apoia. O significado inicial do seu trabalho está no valor que lhe é atribuído pelo próprio sistema e pela comunidade. A partir dessas boas-vindas, é seguir em frente com coragem e determinação. Há que se fazer por merecer e confirmar as expectativas em relação ao trabalho que realiza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com