TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Planejamento Didático Na Aprendizagem

Trabalho Universitário: A Importância Do Planejamento Didático Na Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

Como o planejamento didático interfere e contribui para o processo da aprendizagem.

O universo escolar nos proporciona inúmeras descobertas, em todo momento somos surpreendidos com perguntas e situação que favorecem nosso crescimento, por isso o professor tem que estar preparado. O planejamento didático é sem duvida uma peça chave

para o controle e rendimento da aula, com ele o professor terá a direção e o objetivo a ser alcançado, tornando a aula mais prazerosa e cheia de vida.

No estágio pude perceber a necessidade de se planejar, pois em sala, a diversidade é grande, tanto social como cultural, sendo assim é importante observar a sala de aula para poder direcionar o planejamento.

“Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação par superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados. Portanto o planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. Nesse sentido, planejar é uma atividade tipicamente humana, e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos”(Haydt, 2006 p.94).

A sala de aula é proporciona ao professor noções para elaborar atividades que acentuem o processo de aprendizagem, assim o plano de aula estará adaptado as reais condições dos alunos, mostrando suas possibilidades, necessidades e interesses. O planejamento não é somente uma atividade realizada no âmbito escolar, é uma atividade humana, que contribui para os objetivos desejados, superar dificuldades, e controlar a improvisação, garantindo uma economia de tempo para a realização do seu projeto de vida.

Alguns professores vê o plano pedagógico como uma parte burocrática, sem sentido, e acaba executando já desmotivado sem perceber a sua real importância, causando frustrações e alunos desmotivados.

“Uma das atividades básicas da qual depende em grande parte o êxodo do docente é o planejamento didático. Talvez seja ela a atividade que menos preocupa os professores e a que se realiza de forma mais desvirtuada. Falha-se quanto aos reais objetivos do planejamento quando se faz dele mera atividade burocrática, um trabalho a mais a ser cumprido pelos professores que não se apercebem de sua finalidades”.( Cruz 2006,p.50 ) ok

Seguir o planejamento didático não significa limitar o natural e espontâneo mas sim favorecer na aquisição de novos conhecimentos é importante partir das experiências das próprias crianças em direção a ampliação de oportunidades ao novo na duvida que acaba de surgir .

O professor tem que ser realista e analisar devidamente o que ira favorecer a aula, ele tem que saber dosar e aproveitar as oportunidades que trazem o conhecimento.

Para começar uma aula planejada é importante explicar os objetivos que deseja atingir, deixar claro o que farão, como farão, e por que farão. Isso faz com que as crianças tenham em mente como o trabalho será desenvolvido e a sua importância para o aprendizado deles. A relação que o professor estabelece com essa comunicação faz com que se sintam preparados para receber o conteúdo programado. Um fator muito importante a ser trabalhado é estipular um tempo, pois segundo Brandão e Paschoal, ( 2009p.8 ) “essa estratégia desenvolve a habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com