TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE DIDÁTICA – FACULDADE ESTACIO DE SÁ

TEMA: Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa

ALUNA: C.

CURSO: Pedagogia – segundo período

DATA outubro/2018

PROFESSORA: Joana D´arc Venancio

PARTE I

Planejamento Educacional – 1º ano do ensino fundamental

Professora: M.– Escola Estadual Assis das Chagas BH/MG

INTRODUÇAO

      Sobre o que se pede na descrição do trabalho – promover um pequeno encontro entre Professor e aluno – não foi possível ser feito na série acima citada. Portanto foi observado, presencialmente por mim, aulas que a Professora M. administra para o 1º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Assis das Chagas. Relato a seguir minhas observações e conhecimentos sobre Planejamento Educacional que obtive através da observação e entrevista com a professora M.

APRESENTAÇÃO

   O Planejamento escolar da Professora M.  é baseado na interação entre a matéria de alfabetização e imagens interativas, muitas delas de personagens de desenhos infantis para que as crianças tenham um aprendizado colorido, divertido e que auxilie na memorização. É uma forma animada de se ensinar onde a sala tem um colorido e formas diferentes, não entediantes.

     A Professora também passa os números cardinais de forma alegre são representados sempre nos exercícios através de animais ou frutas.

AQUI HAVIA UMA FOTO DA PROFESSORA

 Professora M.  em sala de aula

[pic 1]

De uma forma bem interativa os numerais são apresentados às crianças, despertando a observação e a motivação do cérebro.

[pic 2]

[pic 3]

 

   A Professora planeja os trabalhos escolares visando sempre despertar no aluno o interesse de descobrir, ler, raciocinar e observar as gravuras e os números para que alcancem o resultado certo e o aprendizado. Pude observar que os exercícios são bem planejados e são de fato um teste para memorização das operações matemáticas.

     A Professora também administra aulas na Biblioteca da Escola Estadual Assis das Chagas, onde é escolhido um tema, geralmente uma data comemorativa do mês como por exemplo o dia da Independência do Brasil (07 de setembro). São feitas leituras juntamente com as crianças e a aula é planejada para despertar na criança o interesse na leitura.

Parte II

ENSINO FUNDAMENTAL / EJA – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

Professora: F. – Escola Municipal Joao Pinheiro BH/MG

Apresentação

      A modalidade de Ensino Educação de Jovens e Adultos é destinada aos alunos que não tiveram acesso ou concluíram, na idade adequada, o ensino fundamental.

     A matricula é para maiores de 15 anos e o ensino na EJA não tem divisão por serie e sim por alunos alfabetizados e não alfabetizados.

     O ano é dividido em dois semestres e há duas avaliações – julho e dezembro. As frequências mínimas são de 80 dias (240HS).

     O aluno para ser certificado na EJA precisa possuir a carga horaria e as habilidades básicas.

AQUI HAVIA UMA FOTO COM OS ALUNOS

Os alunos da EJA M. e B.

AQUI HAVIA UMA FOTO COM A PROFESSORA E OS ALUNOS

Professora F. e alunos

     As atividades são planejadas conforme o nível de alfabetização de cada aluno devido a presença de alunos de várias idades e de diferentes históricos escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (622.3 Kb)   docx (556.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com