TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa

DISCIPLINA: DIDÁTICA

PROFESSORA: NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA

ALUNA: ADRIANA MARIA DE BRITO NOBREGA

MATRÍCULA: 201808180232

DATA: 10.05.2018

INTRODUÇÃO

O que entendemos por planejar, de acordo com o dicionário Aulete:

1. Idealizar plano de (edificação); PROJETAR.  2. Elaborar plano, programa, roteiro; PROGRAMAR.  3. Demonstrar a intenção de; TENCIONAR.

O ato de planejar faz parte da historia da humanidade, porem, o ato de planejar que entendemos e utilizamos hoje foi primeiro visto na União Soviética em 1923.

No Brasil, não há uma data precisa quanto ao uso do termo planejamento. Segundo o economista Celso Lafer, citado por Padilha (1998, p.99), a primeira experiência de planejamento governamental no Brasil foi a executada pelo Governo Kubitschek com o seu Plano de Metas (1956-1961). Ainda segundo Padilha, no âmbito educacional, em 1961, o governo federal promulga a Lei nº 4.024/61, conhecida como a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a qual “[...] faz pela primeira vez, referência à formulação de um plano nacional de educação, mas em 1962, elaborou-se um plano que era apenas, basicamente, um conjunto de metas quantitativas a serem alcançadas num prazo de 8 anos.” (PADILHA, 1998, p.100).

ENTREVISTA

Qual é a importância de se planejar uma aula?

Antecipar os problemas, por exemplo: Na aula de Língua Estrangeira, explicar o significado das palavras e mostrar a pronúncia antes do aluno falar, diminuindo a possibilidade de frustação dentro da sala de aula.

Quando se está planejando uma aula, qual é o objetivo final?

Fazer com o que o aluno retenha a maior quantidade de informação possível.

Dentro do ensino de Língua Estrangeira, o que se deve levar em consideração na hora de planejar uma aula?

Precisa levar em consideração a significância daquelas informações para a vida do aluno, considerando o ambiente que ele convive.

Professora entrevistada: Júlia Maciel, graduada em bacharelado e licenciatura em Português e Inglês, leciona e coordena no curso de idiomas YES! – Rio das Pedras.

O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL

Nos últimos anos, vemos que o ensino de Língua estrangeira vem ganhado importância, devido o processo de globalização, que traz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com