TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Educação Ambiental no Ensino fundamental

Por:   •  28/8/2017  •  Artigo  •  5.028 Palavras (21 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 21

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Kátia de Freitas Pinto¹

Tânia Pereira Leal²

Resumo

Em um mundo bastante conturbado, no qual se vive em virtude de como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada, se faz necessário uma conscientização ambiental. Assim a Educação Ambiental (EA) é fundamental para uma conscientização das pessoas para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. Sendo assim este presente trabalho visa ressaltar a importância dessa conscientização já desde as primeiras series inicias do ensino fundamental, já que as crianças deste nível são bastante curiosas e abertas ao conhecimento. Para a realização deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica recorrendo a livros e principalmente a periódicos disponíveis em bases virtuais que foram uma ferramenta importante para tornar a pesquisa atualizada. A conclusão deste trabalho mostra que esta faixa etária é a melhor idade para começar a aprender, e além de adquirirem o conhecimento com facilidade, ainda repassam para aqueles que estão ao seu redor, pois é comum uma criança ao chegar em casa repassar e comentar aquilo que aprendeu na escola, o que acaba levando e contribuindo para conscientização dos adultos.

Palavras-Chave: Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Crianças

1 Introdução

Da natureza é que o homem retira os recursos essenciais para a sua sobrevivência no planeta. Daí a importância desde cedo que as crianças sejam estimuladas a desenvolverem atitudes e consciência que promovam a preservação dos recursos naturais, amenizando os impactos negativos gerados pela ação humana na natureza.

Diante das transformações que a sociedade vem sofrendo com os problemas ambientais consequentes do consumismo exagerado e da busca incessante do homem pelo lucro, nas últimas décadas, a questão ambiental tornou-se parte essencial do cotidiano da população e a educação ambiental é considerada a principal forma de diminuir os impactos negativos, pois gera mudanças comportamentais nos indivíduos através da sensibilização e conscientização.

________________________

¹ Pós-graduanda em Educação Ambiental Urbana, na Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB. (katia_ptr@yahoo.com.br)

² Mestre em Educação Histórica Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).

A Educação Ambiental (EA) é:

[...] conceituada como um processo que consiste em propiciar as pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente, para elucidar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa, a respeito das questões relacionadas com a conservação e adequada utilização dos recursos naturais (FANTINI et al, 2008, p.2).

Conforme o artigo 1º da lei nº 9.795:

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, 1999).

O papel do educador ambiental é revelar aos indivíduos o real tamanho do ambiente humano possibilitando uma percepção mais abrangente relacionando os aspectos biológicos, sociais, políticos e culturais, incluindo valores de ética e cidadania proporcionando uma mudança positiva de comportamento e hábitos com o ambiente natural (CARNEIRO, 2004).

Segundo Cuba (2010), a escola é um lugar especial para que os indivíduos se percebam como cidadãos pois é lá que ficam cientes de suas responsabilidades através de conexões e informações que são trabalhadas através da educação formal, tomando consciência que são partes integrantes do meio.

Desta forma, questiona-se: Qual a importância da abordagem ambiental para as crianças que estão estudando as séries iniciais do ensino fundamental?

O presente trabalho tem como objetivo reconhecer a importância da Educação Ambiental nas series iniciais do Ensino Fundamental.

A escolha do tema deve-se pela necessidade de uma mudança de comportamento em relação as questões ambientais. E o ambiente escolar é um espaço propicio para a formação de cidadãos consciente.de as séries iniciais do Ensino Fundamental. E a Educação Ambiental no ensino fundamental favorece a construção de um pensamento ecológico, baseados também em valores éticos e comportamentais melhorando a qualidade ambiental.

O presente trabalho buscou abordar o tema de Educação Ambiental nas series iniciais do ensino fundamental num contexto global, onde a criança é o principal agente e o professor é um colaborador do processo ensino-aprendizagem.

O Ensino Fundamental é um momento especial para os alunos pois eles aprendem com maior facilidade e conseguem assimilar uma conscientização para a preservação ambiental. Como os problemas ambientais tem se intensificado pela ação antrópica, essa conscientização torna-se urgente.

Para a concretização deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica recorrendo a livros e principalmente a site de periódicos que foi uma ferramenta importante para tornar a pesquisa atualizada, pois é um tema muito discutido entre os educadores.

2 Educação Ambiental

2.1 Educação Ambiental: Breve Histórico

Os primeiros registros do termo “Educação Ambiental” ocorreram num encontro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em 1948 em Paris mas só foram realmente definidos a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972, onde houve a inserção da temática da Educação Ambiental na agenda internacional (BRASIL, 2007).

A conferência de Estocolmo instituiu-se a Declaração de Estocolmo que tem vários princípios que visam estabelecer meios de preservação do meio ambiente. De acordo com o princípio 19 da Declaração de Estocolmo:

É indispensável um esforço para a educação em questões ambientais, dirigida tanto às gerações jovens como aos adultos e que preste a devida atenção ao setor da população menos privilegiado, para fundamentar as bases de uma opinião pública bem informada, e de uma conduta dos indivíduos, das empresas e das coletividades inspirada no sentido de sua responsabilidade sobre a proteção e melhoramento do meio ambiente em toda sua dimensão humana. É igualmente essencial que os meios de comunicação de massas evitem contribuir para a deterioração do meio ambiente humano e, ao contrário, difundam informação de caráter educativo sobre a necessidade de protegê-lo e melhorá-lo, a fim de que o homem possa desenvolver-se em todos os aspectos (MMA, 2004, p.07).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (234.4 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com