TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Social

Por:   •  16/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Inclusão social

Quando falamos em inclusão automaticamente ja é possivel relacionar essa palavra à exclusão. Se uma pessoa precisa ser inclusa, consequentemente significa que ela está exclusa de algo, assim, definindo inclusão social como o conjunto de meios e ações que focam combater a exclusão social aos beneficios e direitos de cidadão em meio a sociedade, sejam eles relacionados à classe social, educação, idade, deficiencia, raça ou sexo.

Atualmente no Brasil, temos varios problemas relacionados a esse tema. Muitas vezes crianças com algum tipo de defiencia são excluidas do meio escolar e costumam sofrer ‘bullying’ por serem diferentes, não recebendo devido atendimento/apoio dos professores. Outro caso bastante conhecido é em relação à pessoas negras no mercado de trabalho, onde muitas vezes não elas conseguem contratação por empresas devido a sua cor, algo que em pleno 2016, infelizmente, ainda acontece. Preconceito contra a opção sexual de uma certa pessoa é algo que vemos corriqueiramente no nosso dia a dia: é muito comum avistar pessoas xingando ou excluindo outros individuos devido a sua opção sexual, provando apenas que a homofobia existe em grande parte dos brasileiros.

Recentemente foi exibida uma matéria na mídia (G1 Globo) no qual a mãe de uma criança com nanismo fez uma ligação em uma escola particular em busca de vagas para seu filho com deficiencia, porém sua tentativa foi em vão. Sabendo por outras mães de alunos que ainda haviam vagas na escola, ela decide ligar novamente usando um numero de telefone diferente, desta vez dizendo que tem um filho sem deficiencia alguma. A resposta foi que haviam vagas e que bastaria ela ir até lá para que fosse feita a matricula. Casos como esses mostram que o processo de inclusão social no Brasil ainda se encontra muito fraco e que precisamos de mudanças o mais breve possível assim como uma melhor infra estrutura para atender qualquer tipo de cidadão.

Ao mesmo tempo que temos más noticias a respeito do assunto, temos tambem noticias positivas como a de um projeto de inclusão social em uma biblioteca do Amazonas, publicado pelo site D24am. O projeto foi feito com o intuito de promover acessibilidade para pessoas com deficiencia.

Concluindo, os projetos de inclusão social no Brasil acontecem, porém não estão recebendo a devida atenção que necessitam. Novos projetos devem ser feitos e implantados procurando estabelecer uma igualdade e direitos iguais a todos cidadãos, independente de qualquer coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com