TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão e Ergonomia

Por:   •  4/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

Inclusão e Ergonomia

O livro é de total importância para o desenvolvimento intelectual do ser humano e também para um entretenimento num fim de tarde, a leitura proporciona momentos inimagináveis e auxilia numa boa escrita. Mas se a leitura é tão importante para todos é de total conhecimento que todos deveriam usufruir da mesma, certo? Infelizmente não é o que acontece atualmente, muitos livros não são adequados e dificulta o conhecimento literário da maioria da população. Tanto a mídia impressa quanto a mídia eletrônica detêm de impasses que dificultam uma leitura satisfatória e agradável a todos. É de total importância um livro/e-book deter de características em que inclua todo e qualquer indivíduo, logo é significativo conter as informações abaixo sobre como melhor se deve estruturar um livro impresso e um livro na plataforma virtual.

Cor do papel: A cor do papel para o livro manual dever ser de cor amarelada e possuir um alto grau de opacidade. A cor amarelada auxilia no conforto da visão e proporciona uma leitura satisfatória. Deve conter alto grau de opacidade para evitar a transparência de textos e figuras de uma página para com seu verso. Para livros digitais atualmente há aplicativos que podem modificar a cor do papel para uma cor amarelada, facilitando a leitura.

Luminosidade do papel: A luminosidade do papel faz total diferença na legibilidade do impresso, segundo a NBR 9050 deve haver contraste entre a sinalização visual (texto ou figura e fundo) e a superfície sobre a qual ela está afixada, cuidando para que a iluminação do entorno - natural ou artificial - não prejudique a compreensão da informação. Os textos e figuras, bem como o fundo das peças de sinalização, devem ter acabamento fosco, evitando-se o uso de materiais brilhantes ou de alta reflexão.

Tipografia: A tipografia indicada para impressos é a tipografia com serifas, pois facilita e dá continuidade a leitura, segundo a NBR 9050 Recomenda-se a utilização de letras sem serifa, evitando-se padrões ou traços internos, fontes itálicas, recortadas, manuscritas, com sombras, com aparência tridimensional ou distorcidas (aparentando ser excessivamente largas, altas ou finas). Para livros digitais o recomendado é tipografia sem serifas para evitar “borrões”, dificultando a leitura e o entendimento.

Fonte (tamanho): Os tamanhos mais comuns utilizados em livros impressos é o 10 e 11, no entanto textos direcionados a crianças devem possuir fontes com tamanhos maiores para facilitar a leitura e torna-la mais agradável. Para livros digitais, as fontes mais indicadas são as no formato OpenType e TrueType, pois são melhores compatíveis com os sistemas de leitura e podem ser adaptadas a qualquer plataforma.

Espaçamento: Quanto ao espaçamento o mais adequado é o de 1,5 pois facilita o deslizamento dos olhos sobre o texto e não promove o efeito de ler a mesma frase toda hora. Segundo a NBR 9050 a dimensão das letras e números deve ser proporcional à distância de leitura, obedecendo à relação 1/200. Recomenda-se que textos e números obedeçam às seguintes proporções:

a) largura da letra = 2/3 da altura;

b) espessura do traço = 1/6 da altura (caractere escuro sobre fundo claro) ou 1/7 da altura (caractere claro sobre fundo escuro);

c) distância entre letras = 1/5 da altura;

d) distância entre palavras = 2/3 da altura;

e) intervalo entre linhas = 1/5 da altura (a parte inferior dos caracteres da linha superior deve ter uma espessura de traço distante da parte superior do caractere mais alto da linha de baixo); f) altura da letra minúscula = 2/3 da altura da letra maiúscula. Para livros digitais, o espaçamento adequado também é 1,5 pois auxilia na harmonia do texto.

Letra e fundo: Tanto para o livro impresso quanto para o livro digital, é necessário que o texto tenha contraste com o fundo a fim de manter sua visibilidade e legibilidade, logo deve-se evitar cores com poucos contrastes. É importante um forte contraste entre a tipografia e o suporte, para garantir que a informação chegue a todos. Segundo a NBR 9050, o contraste mais indicado é letra preta com o fundo branco.

Diagramação: Para a leitura eficiente do impresso, é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com