TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Lua nas Marés

Por:   •  4/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Se já frequentou um dia na praia, provavelmente deve ter notado o movimento que o mar realiza, sobe e desce, e com isso poderá ter-se perguntado alguma vez o porquê desse acontecimento. Este fenôme no é conhecido como maré. As marés, o movimento de subida e descida regular das águas, ocorrem quando a Terra sofre algo a designamos por atracão gravitacional. Quando o oceano sobe, a maré enche, o que acontece de 13 em 13 horas e quando as águas descem, verifica-se a “maré baixa”. Mas sempre que vais à praia e vês a “maré cheia”, estás a olhar para um dos efeitos visíveis provocados pelo que gira no espaço. O Sol e a Lua e todos os planetas do nosso sistema solar exercem atracão sobre as águas e o solo do planeta Terra, no entanto, apenas a Lua e o Sol têm efeitos significativos porém o principal responsável por esse efeito é o nosso satélite natural, a Lua.

A influência da lua nas marés

Bem, primeiramente irei dar a conhecer um pouco sobre a nossa Lua , já que ela é o corpo celeste mais próximo de nós. Apesar de existirem diversas teorias sobre sua formação, a origem dela ainda é incerta, porém sua presença quase constante despertou a curiosidade de muitos durante séculos. Por estar a uma distância relativamente pequena da Terra ela se torna um dos corpos mais influentes em nosso planeta. A lua, assim como o sol e a terra, não está parada. Ela gira ao redor da terra que por sua vez gira ao redor do sol. E, da mesma forma que a terra atrai a lua, a lua atrai a terra, só que com menos intensidade. O efeito da atração da lua não exerce nenhuma influência nos continentes mas afeta os oceanos e provoca correntes marítimas que geram duas marés altas e duas baixas diariamente.

O planeta Terra exerce uma força de atração sobre todos os objetos que estão sobre sua superfície, e essa força consegue se estender até a Lua. Em seus estudos, o físico Isaac Newton supôs a existência dessa força de atração, e que esta seria universal entre os corpos, em qualquer parte do universo, onde mais tarde essa hipótese de Newton acabou sendo chamada de Lei da Atração Gravitacional Universal. Essa lei diz-nos que todos os corpos do universo se atraem mutuamente, com uma força proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da sua distância.

A força gravitacional de atração entre os corpos, é uma grandeza vetorial, ou seja, possui módulo, direção e sentido. Posto isto, Newton também propôs em seus estudos que toda ação gera uma reação, conhecida como a 3ª Lei de Newton e tendo isso em atenção, é possível concluir que a atração entre os corpos deve ser correspondente para que haja um equilíbrio entre estes.

Assim, as marés surgem decorrentes dessa atração gravitacional que a Lua exerce nas águas dos oceanos, e em uma menor escala a atração gravitacional que o Sol exerce sobre os oceanos, contudo sabemos também que a Terra atrai a Lua, a Lua igualmente atrai a Terra, com a mesma intensidade, a mesma direção, porém com sentidos opostos.

Esse fenômeno não se estende apenas aos mares e oceanos, é possível observá-lo em todas as superfícies de água na Terra, mesmo que este seja menos evidente em superfícies de menor escala, como em lagos e rios, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com