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A Informática

Por:   •  18/8/2018  •  Resenha  •  4.477 Palavras (18 Páginas)  •  84 Visualizações

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INFORMÁTICA

  1. Hardware (componentes físicos) X Software (são os programas, componentes lógicos)

  1. Arquitetura de Von Neumann
  1. Dispositivo de Entrada
  2. Unidade de Memória
  3. CPU
  4. Dispositivo de Saída  

[pic 1]   

  1. Placa-mãe - Responsável pela integração entre CPU e os demais componentes (através dos barramentos).

  1. Principais Componentes

Chipset – Auxilia o tráfego das informações

  1. Chipset Ponte Norte – componente importante para a comunicação rápida entre CPU e memória RAM, placa de rede.
  2. Chipset Ponte Sul – controla as comunicações que são mais lentas, como a que ocorre com o HD

  1. Onboard x Offboard

A placa-mãe onboard já possui a maioria das placas embutidas nela (placa de vídeo, placa de som, placa de rede). A placa-mãe offboard possui apenas os slots que receberão essas outras placas.

  1. BIOS – Basic Input/Output System - É um programa inserido na ROM (memória permanente) responsável pela inicialização do computador.

  1. CPU - Responsável por todos realizar todas as instruções e os cálculos
  1. ULA – Unidade Lógica e Aritmética - Realiza os cálculos (utiliza os Registradores, que são pequenas memórias, dentro da CPU, muito velozes)
  1. Unidade de Controle
  1. Processadores RISC x CISC
  1. RISC (Reduced Instruction Set Computer) - Pequeno conjunto de instruções. Com isto, os programadores possuem mais trabalho para desenvolver os seus programas.
  2. CISC (Complex Instruction Set Computer) - Conjunto complexo de instruções,

Importante: Não é apenas a velocidade do processador que definirá o desempenho do computador.

  1. Memórias

  1. Quanto mais rápida, mais cara - Registradores > Cache > RAM > HD
  1. Memória RAM - Armazena os programas que estão sendo executados. É volátil, ou seja, quando o computador desliga ela se apaga!
  1. Memória Virtual - Utilização do HD como um prolongamento da memória RAM.
  1. Memórias Secundárias - HD, CD, DVD, Blu-ray. Ou seja, o HD é memória secundária!

Unidades de Medida

A menor é o bit! Pode assumir 0 ou 1! 1 byte contém 8 bits!

Atenção: bit é representado por b (minúsculo). Byte é representado por B (maiúsculo)

1 kilobyte (KB) = 1024 bytes= 210 bytes

1 megabyte (MB) = 1024 kilobytes= 220 bytes

1 gigabyte (GB) = 1024 megabytes= 230 bytes

1 terabyte (TB) = 1024 gigabytes = 240 bytes

1 petabyte (PB) = 1024 terabytes = 250 bytes

Barramentos

Responsável pela comunicação entre os componentes do computador!!

Barramento de Sistema - É o principal, envolvendo o Front Side Bus e a memória principal

Pode ser dividido em: Barramento de endereço, Barramento de controle, Barramento de dados.

Tipos de Barramentos

  • ISA (Industrial Standard Architecture) - Ultrapassado
  • PCI (Peripheral Component Interconnect) -Permite o plug and play!!
  • AGP (Accelerated Graphics Port)-Utilizado para as placas de vídeo
  • IDE/ATA - Para conectar o HD!! Ou CD/DVD
  • SATA (Serial ATA) - Evolução do ATA!
  • SCSI (Small Computer System Interface) - Também utilizado para HD

Portas de Comunicação

  • Serial RS-232 - Ultrapassado, era utilizado para dispositivos como mouse, teclado.
  • Paralela - Ultrapassada, era utilizada para impressora, scanner
  • PS/2 - Também está ultrapassado, era utilizado para mouse, teclado
  • USB (Universal Serial Bus) - É o que domina atualmente. Pode fornecer energia elétrica para o dispositivo conectado!
  • USB 1.1- Ultrapassado
  • USB 2.0 - Até 60 MBps
  • USB 3.0 Conector azul! - Até 600 MBps, ou seja, 10 vezes mais veloz do que a 2.0
  • PCMCIA - Utilizado em notebooks, geralmente utilizado para se conectar uma placa de rede
  • Thunderbolt - Atinge 10GBps!! Criado pela Intel.

Dispositivos de Entrada- Dispositivos que possibilitam o usuário se comunicar com o computador Ex: mouse, teclado, webcams, tela (touchscreen).

Dispositivos de Saída- Dispositivos que permitem o computador se comunicar com o usuário. Ex: monitor, caixa de som, impressora Tipos de Software (quanto à finalidade).

  1. Software de Sistema- São programas que gerenciam o funcionamento do computador. Ex: sistemas operacionais.

  1. Drivers - Importante! Permitem a comunicação entre o Sistema Operacional e os dispositivos.
  1. Aplicativo- Programas desenvolvidos para que o usuário possa desempenhar determinadas tarefas

Ex: editores de texto, planilhas, navegadores de internet.

  1. Utilitário- Softwares que dão apoio ao sistema operacional e/ou ao usuário para a administração do computador. Ex: antivírus, compactadores.

Tipos de Software (quanto à aquisição)

  1. Shareware- São softwares que possuem algum tipo de limitação ou restrição, com o objetivo de induzir o usuário a adquirir a licença para poder desfrutar inteiramente do programa.
  1. Freeware Gratuito!
  2. Licenciado- O usuário utiliza um código para licenciar o software. Pode ser pagos ou livre.

Tipos de Software (quanto à codificação) – mais importante!

  1. Software proprietário- Softwares cuja modificação é proibida!
  1. Software de Código Aberto (open source)- Distribuição é livre Código fonte é liberado

Permite modificação.

  1. Software Livre- Os usuários podem executar, copiar, distribuir, mudar e melhorar o software.

Obs: praticamente não existe diferença entre o Open Source e o Software Livre!

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