TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intensificação da globalização econômica

Por:   •  20/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 5

Leia o enunciado abaixo e responda aos seguintes questionamentos:

A intensificação da globalização econômica acirrou a concorrência na economia mundial durante as últimas décadas, trazendo para o debate das relações de mercado a chamada economia policêntrica. A partir deste novo contexto temos por característica fundamental a formação de blocos econômicos, os quais a União Europeia foi o pioneiro, ainda na conjuntura da Guerra Fria.

A partir do enunciado apresentado e dos materiais estudados, elabore um texto de aproximadamente 30 linhas (8 a 10 linhas para cada item) que contempla os seguintes itens:

  1. De que forma um processo de integração afeta a soberania de um Estado determinado e quais impactos diretos ou indiretos você seria capaz de identificar em decorrência de um processo de integração?
  2. Com o acirramento da concorrência na economia mundial afetou a noção do desenvolvimento sustentável, que significa que o crescimento deve ser conduzido de forma a permitir a reciclagem dos recursos físicos e a manutenção de níveis mínimos de poluição na terra?

  1. Nessa mesma lógica (acirramento e concorrência) enquadra-se o mundo do trabalho. Como a reestruturação produtiva, geralmente implantada pelas grandes empresas, atingiu o trabalhador em suas funções produtivas ao redor do mundo?

R: O inicio do maior marco de integração iniciou-se com a Paz de Westphalen, em 1648, que originou-se uma série de tratados instituídos pelos poderes envolvidos na Guerra dos 30 anos na Europa, como também, esse feito representou uma ação política entre os poderes instituídos na Europa pelo reconhecimento mutuo do existência de poder sobre um território e um povo, bem como da sua soberania.

No que diz Soberania, foi um elo muito importante no sistema de integração, pois entre aos atores soberanos instalou-se demandas e ofertas, formando assim um Sistema de Nações ou de ‘’ Estado Nação’’.

A partir disso, o sistema de integração fora evoluindo, sendo formadas relações políticas, econômicas e unificações como aconteceu no século XIX entre Alemanha e Itália.

A integração afeta diretamente e indiretamente a soberania de um país dentro do sistema de unificação ou sistema internacional, a partir do momento em que este ator integra-se a um sistema ele começa a ter relações políticas e econômicas homogêneas com outro, afetando assim sua soberania.

Segundo Wellerstein a unificação de um sistema sempre trouxe a expansão da produção, assim incremento econômico para os unificados.

Os processos de integração possuem especificidades de interpretações importantes que devem ser vistas para além da ideia de competição intercapitalista. Entre as interpretações mais comuns sobre a integração ressalta-se uma nova esfera de ação coletiva entre os estados unificados  ‘’ visando a criação de melhores condições de inserção internacional dos membros, dando assim credibilidade para as economias e as credencias dos membros negociarem em bloco seus interesses nas relações interblocos.

Sistema de integração inicia-se em uma área livre de comercio, onde são feitas liberações em termos de barreiras ao comercio intrazona, criando a liberação de circulação de mercadorias. Depois a integração avança para uma união aduaneira, a fase subsequente é a criação de um mercado comum que tem como caraterística a livre circulação de pessoas e capitais, no estagio seguinte forma-se a União econômica, aonde se estabelece a criação de politicas econômicas entre os estados e a ultima etapa é a integração total, aonde se prevalece a politica externa e de defesa comum.

De maneira geral a integração entre países ou estados revertem a um grande acréscimo na economia e no desenvolvimento dos envolvidos. Nos dias de hoje a sistema de unificação mais conhecido no Brasil é o Merco-Sul.

Com o crescimento da integração entre estados econômicos criou-se diversos grandes polos comerciais mundiais, com isso houve a ascensão da competitividade econômica entre os países, contribuindo de forma negativa ao meio ambiente. Com a evolução industrial moderna, o ataque humano ao meio ambiente natural passou a ser tão intenso que praticamente não há processo natural, terra, agua e ar, que não tenha sofrido interferência do homem. Com a indústria moderna houve demanda muito maior de matéria prima e fontes energéticas, porém, esses recursos são limitados e alguns deles certamente esgotarão caso não haja uma limitação global.

Com o aumento do poder industrial generalizou-se a poluição sobre a terra, o aquecimento global começou-se a ser discutível nos últimos anos e seu fator responsável, sendo o efeito estufa teve total atenção. Com isso teve aumento dos desastres naturais, impacto direto na saúde humana e está cada vez mais agregando a devastação da natureza.

Com este grande problema, estabelecer limites para o desenvolvimento econômico e tecnológico é uma questão complicada, pois os países menos desenvolvidos tem como meta atingir os níveis dos países desenvolvidos. Foi por isso que surgiu a noção de desnvolvimento sustentável, que significa que o crescimento deve ser conduzido de forma a permitir a reciclagem dos recursos físicos e a manutenção de níveis mínimos de poluição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com