TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet Transformou Nossa Vida

Por:   •  24/11/2020  •  Resenha  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

A Internet surgiu no final dos anos 80 nos Estados Unidos, no qual era utilizada como forma de interligação entre computadores militares americanos. No Brasil, surgiu na década dos anos 90, sendo que a primeira norma a tratar sobre foi publicada em 1995.

Rosenvald, Farias e Netto (texto digital, p. 928, 2018) explicam que grandes e expressivas mudanças ocorreram no mundo, mas principalmente nas relações sociais a partir do surgimento da internet em nossas vidas, nos mais variados setores da sociedade como por exemplo “serviços bancários, turismo, modos de deslocamento na cidade, compras em geral, música, cultura, educação”, entre outros.

Atualmente, vivemos na era digital. Precisamos cada vez menos dos arquivos físicos. A progressiva desmaterialização de processos judiciais, documentos, arquivos, é – mais do que uma tendência – uma realidade que se impõe (ROSENVALD; FARIAS; NETTO; p. 931, 2018). Estamos mais aproximados com diversos povos ao redor do mundo do que jamais visto, não existindo fronteiras que interfiram na propagação de informações simultâneas, é necessário apenas um clique e estamos conectados. As mídias sociais ganharam o mundo. Inúmeros movimentos acontecem devido às redes sociais, como por exemplo os protestos da Primavera Árabe ou as manifestações em 2013 no Brasil.

O mundo digital veio definitivamente pra ficar. Como qualquer outra coisa há vantagens e desvantagens, não seria diferente com a internet. Enquanto acompanhamos a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo, ficamos sabendo de notícias instantaneamente, nos conectamos com familiares, amigos – e até celebridades! – com apenas um clique. Diante dessa situação, crescem as ferramentas de difusão e trocas de ideias. Os autores acham curioso que “a cultura digital alterou não só as interações que experimentamos através de ferramentas digitais, mas também alterou comportamentos, hábitos, expectativas”. Criaram-se profissões como influencer digital, criou-se termos como “googlar” (realizar pesquisa no Google).

Existia antigamente uma história que “a internet era terra sem lei”, você podia escrever o que quiser que ninguém poderia te acusar de algo, mas felizmente muita coisa mudou. Os autores falam que “o universo digital parece construído para receber continuamente novas informações, mas não para excluí-las”. Desse modo, a partir do momento em que o botão “compartilhar” for apertado, para excluir – de fato – da memória digital é bastante complicada.

O mundo digital potencializa enormemente os danos. As informações lá postas trazem consigo duas peculiaridades: (a) dificilmente conseguem, uma vez inseridas, ser totalmente eliminadas (na melhor das hipóteses, é copiada por alguém, que depois ode sempre disponibilizar em outro lugar); (b) tem uma tendência espantosa de difusão: expande-se exponencialmente, e se a foto, vídeo, informação ou comentário é ofensivo, os danos são incalculáveis. Bem por isso, ou os provedores, uma vez avisados, retiram rapidamente a ofensa do ar, ou respondem solidariamente pelos danos. (ROSENVALD et al, texto digital, p. 947, 2018)

Os hackers – pessoas com conhecimento profundo em internet e computação, capazes de desenvolver e modificar softwares e hardwares de computadores, não necessariamente para praticarem crimes – são vistos hoje como figuras comuns, tanto é que empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com