TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA ADUANEIRA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA

Por:   •  10/10/2022  •  Artigo  •  6.763 Palavras (28 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 28

LOGÍSTICA ADUANEIRA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA

Nome Completo Aluno

Nome orientador

RESUMO

Desde o início do século XXI, houve um progresso do comércio exterior brasileiro, onde as exportações e as importações avançaram gradativamente. Neste ponto, surge a evidente importância da atuação eficaz da logística aduaneira se tornando como uma ferramenta estratégica, sendo base para o marketing internacional e as relações comerciais internacionais do Brasil com o resto do mundo. A pesquisa presente teve como objetivo geral o de avaliar o papel e importância da abordagem estratégica na logística aduaneiro no contexto de planejamento da logística. Para isso, como objetivos específicos se propôs: compreender a logística e compreender sobre a logística aduaneira, abordar sobre a logística aduaneira como ferramenta estratégica. Com base nos objetivos pretendidos, este trabalho será desenvolvido através de fontes bibliográficas (livros) e paralelas como jornais, revistas e Internet que darão embasamento teórico necessário, assim, a metodologia empregada neste trabalho foi a de revisão bibliográfica.

PALAVRAS-CHAVE: Logística. Aduaneira. Ferramenta. Estratégia.

1 INTRODUÇÃO

A globalização econômica é um processo que vem ocorrendo ao longo das últimas décadas, transformando o cenário macroeconômico dos países. O planeta encontra-se em uma época histórica, uma nova ordem global, onde mudanças significativas estão ocorrendo, criando interdependência de ações e consequências entre as nações.

Se antigamente a intenção de muitas empresas não era exportar suas mercadorias, agora essa situação é completamente diferente. Atualmente a situação é completamente diferente. Além de existir estabelecimentos que vendem dentro do país e também para o estrangeiro, há aqueles que fabricam e comercializam determinados produtos somente para o mercado externo, tendo nesse local sua única cartela de clientes.

Exportar e importar tornou-se necessidade e obrigação para sobreviver no mercado e expandir o negócio. O processo de envolvimento de companhias nas operações com outros países é chamado de internacionalização. Através da mesma, as pessoas, os governos e as organizações trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais, além de espalharem aspectos culturais por todo o planeta. Até os anos 80 as empresas brasileiras possuíam mínimas participações no mercado exterior, sendo as presenças relativas especialmente às exportações derivadas de excedentes obtidos no mercado interno.

Sendo assim, a exportação se apresenta como uma das mais eficientes maneiras com que uma empresa pode elevar o seu crescimento. A maioria das organizações que começam o seu processo de exportação apresenta um crescimento relevante a médio e longo prazo quando comparado às concorrentes que não exportam. Além dos ganhos financeiros, em consequência do aumento das vendas, as vantagens da internacionalização são inúmeras, dentre elas: melhorar a competitividade no mercado interno, aumento da margem de liquidez, diminuição da dependência do mercado interno, possibilidade de contato com novas tecnologias, melhoria no escoamento da capacidade ociosa e menor impacto da sazonalidade.

Pensando nisso tudo, a pesquisa presente teve como objetivo geral o de avaliar o papel e importância da abordagem estratégica na logística aduaneiro no contexto de planejamento da logística. Para isso, como objetivos específicos se propôs: compreender a logística e compreender sobre a logística aduaneira, abordar sobre a logística aduaneira como ferramenta estratégica.

Com base nos objetivos pretendidos, este trabalho será desenvolvido através de fontes bibliográficas (livros) e paralelas como jornais, revistas e Internet que darão embasamento teórico necessário, assim, a metodologia empregada neste trabalho foi a de revisão bibliográfica.

2 LOGISTICA

A logística é essencial a qualquer instituição e/ou organização, seja elas privadas ou públicas. Os processos logísticos serão essenciais. Desta forma, o sistema logístico é desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e suprir a necessidade do consumidor, além de propiciar que os recursos sejam localizados e entregues no momento certo. A logística possui a sua origem atrelada ao reinado de Luiz XIV, no período do século XVIII onde existia o posto de Marechal, General de Lógis, que era o principal responsável pelas atividades de transporte e suprimento relacionados ao material bélico utilizado nas batalhas (MOURA, 2006).

        Dessa forma, compreende-se que o conceito de logística existe há muito tempo, sendo primeiramente utilizado pelo exército. Foi desenvolvido pelos militares para designar o planejamento estratégico de abastecimento de seus respectivos exércitos nos fronts de guerra e, consequentemente, para que nada lhes faltasse.

        De acordo com Novaes (2014), a logística está relacionada com todos os elementos do processo com os prazos, integração de setores da empresa e formação de parcerias com fornecedores e clientes. A logística é um campo de estudos relativamente novo da gestão integrada, em comparação com os campos tradicionais de finanças, marketing e gestão da produção.

        Segundo Ballou (2014) a logística inclui todas as atividades importantes para a disponibilização de bens e serviços aos consumidores quando e onde estes quiserem ou necessitar adquiri-los.  Sendo assim, a logística deve prover aos consumidores exatamente o que eles precisam, quando eles precisam e todos os outros aspectos da logística podem ser condicionados por essa missão. Dessa forma, pensar e gerenciar as funções logísticas de maneira coletiva trata-se de uma evolução do pensamento. Assim, a teoria agrega ao conceito de logística a idéia da mesma ser um grande passo para ampliar diversos horizontes, avançar na cadeia e expandir conceitos.

O Conceito de logística teve sua origem nas operações militares, devido à necessidade de deslocamento dos arsenais e equipamentos bélicos. Na realidade, essa tarefa era considerada como um serviço de apoio, que eram efetuados através de uma estratégia definida pelos comandantes militares (NOVAES, 2014).

As atividades logísticas por muito tempo foram confundidas como apenas transporte e armazenagem, com o passar do tempo, a evolução histórica mostra que a logística empresarial passou a ter uma função essencial nas organizações, pois está ligada diretamente as diversas áreas importantes como: administração, planejamento e distribuição física. Assim o uso adequado da logística empresarial pode otimizar processos e agir na diminuição dos custos, fornecendo ao cliente um serviço competitivo (CHRISTOPHER, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)   pdf (277.5 Kb)   docx (103.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com