TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE PRA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE PRA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O Tema ludicidade no ensino infantil é de extrema importância devido o seu público-alvo. Existe assim, a necessidade de atrair a atenção dos educandos com práticas pedagógicas inovadoras e que possibilitem a interação professor/aluno. Santos (1999) relata que brincando a criança ordena o mundo à sua volta assimilando experiências e informações, e ainda mais, incorporando comportamentos e valores. É através do brinquedo e do jogo que a criança consegue reproduzir e recriar o meio a sua volta. 

Temos, portanto que, a ludicidade enquanto prática a ser vivenciada na educação infantil, para que obtenha o sucesso almejado, necessita destacar o sentido de brinquedos e brincadeiras relevantes enquanto práticas pedagógicas, uma vez que o próprio tema suscita um componente pedagógico indispensável às práticas da Educação Infantil.

Partindo do pressuposto que o brincar na Educação Infantil desenvolve a criatividade da criança no contexto social, possibilitando assim a mesma o direito a esta de fantasiar, imaginar, criar e recriar tudo ao seu redor, especificamente por meio de peças teatrais, músicas, brincadeiras e brinquedos, temos assim que considerar a importância na formação do profissional para trabalhar com crianças, uma vez que deste modo se pode alcançar o pleno desenvolvimento da criança, respeitando assim não só o espaço como o tempo de cada criança aprender, sendo esta uma das linguagens primordiais da criança na educação.

A linguagem, segundo Vygotsky (1984), tem importante papel no desenvolvimento cognitivo da criança à medida que sistematiza suas experiências e a ainda colabora na organização dos processos em andamento. O tempo da criança, aqui destacado, precisa ser compreendido pelo educador para que o ensino possa fluir de forma satisfatória. Isto significa dizer que o professor como mediador educacional deve estar presente em todos os momentos e movimentos das crianças, observando-as e transformando essas potencialidades em conteúdos didáticos, para que assim possam explorar os conhecimentos que são apreendidos no momento das brincadeiras, dos brinquedos bem como em outras atividades pertinentes.

O trabalho com o lúdico na Educação Infantil tem por objetivo possibilitar a interação e a socialização da criança para o total e pleno desenvolvimento de suas habilidades, além de suas competências e autonomias. O lúdico é essencial na Educação Infantil, contudo, por ser por meio deste que as crianças desenvolvem suas habilidades para a efetivação da aprendizagem, há que se considerar que o lúdico esteve presente em todo o momento da vida da criança. Sendo assim, o educador deve sempre se atentar para as características e os aspectos da criança na sociedade a qual estão inseridas, buscando também conhecer as fases que caracterizam a evolução cognitiva e afetiva das crianças no que concerne ao brincar.

REFERÊNCIAS

MALAQUIAS, Maiane Santos; SOUZA, Ribeiro Sueli. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento da infância. [S.I]. [s.n.]. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com