TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Influencia

Por:   •  27/11/2015  •  Artigo  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

Liderança e Influencia

Nome[1]

        Em uma empresa o principal objetivo é a conquista de um espaço na economia e no mundo corporativo, mas para isso é necessário que dentro do empreendimento os funcionários cumpram sua parte. O chamado grupo de colaboradores compõe a 'alma' de um negócio a partir deles surgem idéias, melhorias, sugestões e criticas para um trabalho de qualidade, porem para que possam ocorrer melhorias e necessário a presença de um líder que terá como papel incentivar a equipe e fazer com que eles lutem pelo sucesso. A liderança é o guia para que os trabalhadores atinjam seus objetivos, ela influencia as pessoas envolvidas no processo para que sempre possam obter o melhor resultado.

Palavra chave liderança, Empresa, Influencia equipe.

Tratando-se de uma empresa, o líder é aquele que liga os objetivos do empreendimento aos seus colaboradores, tornando-os mais suscetíveis aos sucesso, ele deve ser o reflexo de um profissional, comprometido com suas responsabilidades e seu papel na organização, esta imagem será o cartão de entrada para que ele coordene um grupo . Este texto tem como objetivo mostrar a importância de um líder sobre o trabalho em grupo, transformar e moldar os objetivos dos colaboradores de acordo com os objetivos da empresa e ressaltar a diferença de que um líder pode fazer, servindo de exemplo para todos os outros funcionários.

A liderança é baseada em influencia é necessário que o líder trabalhe em conjunto com seu grupo para que haja resultados. Edneia (2012) afirma que “um líder trabalha muito, e o objetivo dele é de ser uma pessoas capaz de realizar transformações em benefício de seus companheiros e de sua empresa”. Sem um líder uma equipe se torna muito suscetível a dificuldades, a sua figura é importante para manter a organização. Ele determina as providências para a execução de tarefas e a quem deve fazê-las, ou seja, ele conduz e motiva de maneira com que os liderados cofiem no objetivo proposto pela equipe. Em relação à importância da ligação entre líder e colaborador Danilo afirma:

“O líder precisa de liderados para realizar metas, ou vice e versa, só é possível a liderança quando existem liderados que aceitam ser influenciados por algum motivo seja ele qual for." (SANTOS , Danilo 2006)

A confiança da equipe com o líder reflete em todos os objetivos e ao nível de sucesso da empresa. A habilidade de influencia do líder sem manipular, uma influencia cooperativa é o que fará a diferença na hora de coordenar. Segundo Gilson (2008) “Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que sejam em prol dos objetivos da instituição”. É a capacidade de levar alguém cooperar espontaneamente em outras palavras.

Deve-se ter em mente que a liderar é diferente de oprimir ou coagir seus liderados, e sim fazer com que determinado grupo de pessoas busquem objetivos comuns através de confiança. Edneia (2012) demonstra a seguinte perspectiva. “É impossível liderar ou ser liderado em pessoas que não confiamos, precisamos desenvolver habilidades para trazer as pessoas para próximo e ganhar confiança”. Se uma empresa não tem líder, por exemplo, aquela pessoa que demonstra habilidades de influência, seja inteligente e aja com coerência, esta terá a maior facilidade se ser treinado para se tornar um líder, porem é indispensável que esta pessoas tenha experiência com o grupo que ira trabalhar, ela, portanto deve ser de confiança da equipe. Danilo (2006) afirma que “[...] o que acaba por ser elo entre o líder e os seus seguidores é uma tarefa ou missão que vem simbolizadas com motivações”. O líder fornece ao liderado as condições ideais para que ele desempenhe seu trabalho da melhor forma possível e assim passa atingir os objetivos propostos. Gilson destaca a seguite caracteristica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com