TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem Utilizada Nas Redes Sociais E Suas Implicações

Trabalho Universitário: A Linguagem Utilizada Nas Redes Sociais E Suas Implicações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  4.887 Palavras (20 Páginas)  •  1.589 Visualizações

Página 1 de 20

A linguagem utilizada nas redes sociais e suas implicações nas produções textuais realizadas pelos adolescentes em sala de aula

Monografia apresentada ao Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas – Licenciatura, como parte do processo avaliativo para obtenção do grau de Licenciado em Letras.

Dedico este trabalho a Deus, em primeiro lugar, pois é o autor da minha vida, que me dá forças para continuar a caminhar.

Agradeço em especial minha amiga e, pela paciência e dedicação com que orientou meus passos até aqui, e a todos aqueles que fizeram e fazem parte da minha vida e que contribuíram satisfatoriamente na construção deste trabalho e que um dia se importou com meu bem-estar e com minha formação, enquanto pessoa.

RESUMO

Este trabalho tem o intuito de expor a linguagem utilizada nas redes sociais e a interferência que esta causa nas produções realizadas pelos adolescentes em sala de aula, demonstrando a trajetória da internet, sua relevância e crescimento entre as pessoas nas últimas décadas. Também aponta a maior parte das redes sociais, como: facebook, Messenger (MSN) e twitter, apontando a utilidade de cada uma destas, sua pertinência, contribuição à sociedade e a influência destes ambientes virtuais na prática de leitura e escrita no ambiente escolar. Esta pesquisa surgiu para comprovar que o hábito da escrita vem caindo em desuso, à medida que o computador se dissemina, surgindo assim uma grande preocupação entre os pais de alunos e professores, pois os estudantes passaram a utilizar uma linguagem abreviada na internet, possivelmente para poderem se comunicar com maior rapidez entre si, vindo a transcrever essas palavras nos trabalhos e avaliações realizadas em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental II do 9o ano de uma escola pública da rede estadual de ensino de Paraíso do Tocantins – TO, mostrando que essa linguagem formada por códigos e/ou fragmentos de palavras, que eram usadas inicialmente na internet e ultrapassaram a barreira virtual se difundindo também no ambiente escolar, por meio dos textos escritos.

Palavras-chave: Educação. Internet. Linguagem. Redes Sociais. Escrita. Produção Textual.

RESUMÉN

Este trabajo tiene como objetivo exponer el idioma utilizado en las redes sociales y la interferencia que causan en las producciones realizadas por los adolescentes en el aula, mostrando la trayectoria de la internet, su relevancia y crecimiento entre las personas en las últimas décadas. También, marca, la mayoría de las redes sociales, tales como: facebook, Mensajero (MSN) y Twitter, lo que indica la utilidad de cada uno de ellos, su importancia, la contribución a la sociedad y la influencia de estos entornos virtuales en la práctica de la lectura y la escritura en la escuela. Esta investigación surgió para demostrar que el hábito de la escritura ha caído en desuso, ya que los diferenciales de computadora, lo que resulta en una gran preocupación entre los padres de los estudiantes y profesores, los estudiantes empezaron a usar un atajo en el Internet, posiblemente para comunicarse entre sí con mayor rapidez, llegando a transcribir estas palabras en los trabajos y evaluaciones en el aula. La investigación se realizó con estudiantes de la escuela primaria II el noveno año en una escuela pública de Paraíso do Tocantins - TO, demostrando que este lenguaje compone de códigos y /o fragmentos de texto que se utilizó inicialmente en el Internet y cruzando del mundo virtual y pasando también en el ámbito escolar, a través de textos escritos.

Palabras llave: Educación. Internet. Lenguaje. Redes Sociales. Escrita. Producción de texto.

INTRODUÇÃO

A cada dia que passa, mais os nossos estudantes têm feito uso da internet, tanto por meio da leitura como da escrita, e esse acesso tem atingido os mais diversos gêneros digitais, a exemplo das salas de bate papo, Skype, Messenger (MSN), Twitter, facebook, entre outros.

Face ao incessante crescimento e a evolução no que tange a tecnologia, o computador se tornou peça chave no cotidiano dos jovens. Este, que antes fora artigo de luxo para muitos, hoje é um dos principais recursos, principalmente no que diz respeito à Internet, de entretenimento e comunicação, já que a maioria das pessoas faz uso da rede para procurar empregos, fazer pesquisas escolares, transferência de valores, se interagir com pessoas de outros lugares, entre outras inúmeras utilidades, e assim beneficiando grande parte da nossa população.

É mister salientar que esta ferramenta de comunicação e interação não faz distinção de raça, cor ou credo, aproximando todos por meio de seus recursos interativos.

Diante dessa massificação da internet, apesar de todas as vantagens, surge uma nova forma de comunicação entre os jovens, o que tem gerado uma grande preocupação no ambiente escolar vivida pelos pais de alunos e professores. Muitos estudantes estão abreviando e fragmentando palavras como uma forma de “facilitar” e agilizar seus diálogos no ambiente virtual, mas essa inovação tem ultrapassado a barreira do mundo virtual e alcançado suas atividades e até mesmo suas avaliações realizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com