TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logistica Da B|ic

Exames: A Logistica Da B|ic. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 6

A BIC se associa com clientes e agentes de carga para otimizar operações de transporte. A BIC mensura as emissões de Gases do Efeito Estufa para sua cadeia logística, através de avaliações de vestígios de carbono. Os resultados revelaram que as operações de transporte aéreo representam 37% das emissões, mas apenas 1% dos fluxos.

Em 2008, as emissões de gás do efeito para operações de transporte foram reduzidas em mais de 5%.

Estratégias para melhorar o meio ambiente no transporte em estradas envolvem reduzir os número de quilômetros para viagens de transporte vazias: fechando o ciclo entre fábrica, armazenagem e centro de transporte dos clientes, juntando recursos com outras indústrias e usando caminhões de dois andares.

Gerenciamento de fábrica responsável e pragmático.

86% dos produtos são feitos nas próprias fábricas da BIC, que se beneficiam de um gerenciamento responsável e pragmático.

A política industrial da BIC se baseia na implementação de sistemas de admiração, agora 88% operacional para Ambiente, 85% para Saúde e Segurança.

A BIC criou programas para reduzir as emissões de CO2, o consumo de energia e água, e a produção de detritos.

Em 2008, BIC alcançou 7% de redução de emissão de gases do efeito estufa versos 2007.

Os produtos BIC são leves e duráveis

A BIC oferece produtos simples e funcionais que contém apenas o que é essencial. Quanto mais o produto for leve e por quanto mais tempo for usado, menor será seu impacto sobre o meio-ambiente.

Na BIC, os processos tendem a reduzir a quantidade de matéria-prima usada no produto e embalagem, contribuindo para limitar o esgotamento dos recursos naturais.

O VMI (Vendor Managed Inventory – Estoque Gerenciado pelo Fornecedor) surge como uma importante solução de visibilidade e integração para reduzir o efeito chicote. O VMI inverte a lógica comumente utilizada entre clientes e fornecedores para a reposição de mercadorias, onde é o cliente quem decide quando e quanto comprar do seu fornecedor. No VMI este controle é do fornecedor e as decisões são balizadas em políticas e regras de ressuprimento e de manutenção de estoques definidas de forma conjunta entre as partes. Para que a visibilidade, a integração e as regras de ressuprimento proporcionadas pela lógica do VMI ocorram com sucesso é fundamental a utilização de sistemas tecnológicos que automatizem os procedimentos de cálculo, bem como apresentem, de forma simples e integrada, a situação das vendas e dos estoques de cada elo participante do processo.

Além disso, alguns fatores muito importantes devem ser considerados em um projeto de implantação do VMI, desde a mudança cultural e a responsabilidade sobre o VMI até a confiabilidade dos dados e a definição de indicadores de performance. Baseado na experiência profissional dos autores, este artigo tem o objetivo de dar uma visão geral sobre o VMI, iniciando com a conceituação do efeito chicote e do VMI, passando pelas principais tecnologias envolvidas e finalizando com os principais aspectos a considerar em um projeto de implantação do VMI.

Ao decidir implementar o VMI, deve-se buscar atingir uma série de objetivos convergentes e complementares, dentre os quais se destacam:

- Alinhar os objetivos e metas entre cliente e fornecedor e diminuir a distorção das informações trocadas: para trabalhar de forma colaborativa, cliente e fornecedor devem estar alinhados com os mesmos objetivos e metas, trocando informações diárias sobre alterações da demanda;

- Reduzir stock-outs (falta de estoques) e aumentar o nível de serviço aos clientes: o fornecedor mantém o registro diário do nível de inventário do seu cliente e assume a responsabilidade pela disponibilidade dos produtos, reduzindo a falta de produtos. Com os produtos disponíveis no momento certo e na quantidade adequada, o cliente é mais bem atendido e, naturalmente, fica mais satisfeito;

- Reduzir o nível de estoques ao longo da cadeia: com a visibilidade das informações através do VMI, o fornecedor é capaz de controlar melhor o estoque do que o seu cliente, que tem produtos de diversos fornecedores para gerenciar. Com isso é possível diminuir o estoque de segurança, uma vez que o fornecedor analisa as informações com mais frequência e com maior detalhe;

- Ampliar o volume de vendas e as margens sobre elas: devido à disponibilidade de produtos no momento certo e na quantidade adequada, os clientes sempre encontrarão aquilo que desejam, aumentando o volume das vendas. Além disso, com a redução dos custos de manutenção e gerenciamento dos estoques, a margem sobre cada venda é maior;

- Alinhar a produção e a entrega do fornecedor com a real demanda do cliente: o fornecedor se planejará de acordo com as variações de demanda do seu cliente

- Aumentar o resultado individual e global de toda a cadeia: com o aumento das vendas e a redução dos custos, o resultado final é maior para todos.

Benefícios do VMI

A lista de benefícios trazidos pela implementação do VMI, já comprovados por muitas empresas em todo o mundo, pode ser dividida entre cliente e fornecedor, a saber:

FORNECEDOR

- Identificação das campanhas de marketing que dão maiores resultados de forma imediata.

-Disponibilização de informação para que sejam tomadas ações específicas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com