TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Empresarial ( Resumo do Capitulo 6)

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.251 Palavras (18 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

       No capítulo 1 são descritos, de maneira bastante didática, os principais temas ligados à logística de forma que ao final se compreenda o que, cada um deles, pode apresentar de diferencial. O autor deixa claro que, em sua abordagem, descreve os processos logísticos considerando a realidade brasileira, mas sem deixar de inserir o assunto num contexto maior, considerando sempre que a aplicação dos conceitos ocorre em todo o mundo.

      O capítulo dois, que aborda a importância da cadeia de abastecimento, apresenta conceitos, definições e considerações sobre a importância da logística e seu papel nas organizações. Identifica o supply Chain management como fator de diferenciação na melhoria do serviço ao cliente e na maximização dos lucros. Apresenta a classificação dos sistemas produtivos de forma que se compreenda características e diferenças. Ainda, discorre sobre os fatores de diferenciação no processo produtivo, elencando todos os fatores que devem ser considerados para sua otimização.

      A transformação da economia mundial a partir de 1990 trouxe um elevado fluxo de movimentação interna e externa no nosso país.  Com essas transformações as empresas brasileiras tiveram que mudar a sua atitude com relação aos produtos ou serviços oferecidos.

     Se antes as por falta de concorrência as empresas tinham certa acomodação no serviço que as mesmas prestavam ao cliente final não se preocupando com qualidade dos serviços e produtos oferecido ao seu cliente, com aumento da concorrência e abertura do mercado mundial provindo da globalização inserida no Brasil, algumas empresas tiveram que mudar sua filosofia de produção e serviço para que haja um diferencial na  qualidade dos mesmos e principalmente do enfoque maior na velocidade no serviço prestado e na informação. Nesse cenário a logística veio para ficar oferecendo uma melhor flexibilidade em todo o processo necessário para uma boa distribuição com planejamento, do fluxo do material e da informação, Além da combinação de máquinas, tecnologia de informação, organização da fabrica e eficiência nas atividades de movimentação, armazenagem e distribuição.

A importância da logística

       A logística está inserida no nosso dia. Quando falamos e entrega ou recebimento logo vem a pergunta onde compra e quando receber.  Sabemos que é de fundamental importância o papel da logística na nossa vida. Sem a logística é impossível chegar até cada um de nós os produtos e serviços como roupa, sapato, comida, móveis, remédios e todo tipo de suprimentos que seja necessário para subsistência humana.

     Diante um mercado tão competitivo, acelerado e exigente surgiu à necessidade de definir claramente o objetivo da Logística em um conceito que engloba todos os fatores que aprimoram a Gestão de sua cadeia em termos de distribuição, transporte, armazenamento, estoques e verificação de pedidos em um processo de planejamento, implementação   e   controle   que   forneçam   resultados   eficazes   entre   as   operações logísticas.

     A disputa acirrada do mercado e as variações econômicas tornaram os acionistas cada vez mais cautelosos diante a logística de seus produtos e serviços. Sendo assim, a responsabilidade da Logística se utilizou de diversas técnicas estratégicas para atender ao mercado.

Por que estudar logística

       Não tenho dúvidas que diante da necessidade do cliente e querer comprar ou consumir cada vez mais, e as empresas em ofertar produtos e serviços com qualidade e eficiência para satisfação desse mesmo cliente. No meio entre o produtor e o consumidor está a logística. Estudar logística significar que aquele candidato está se qualificando para uma área cada vez mais aquecidas com oferta de emprego nas mais diversas funções. Toda vez que houver uma movimentação de produtos ou de informação de um lugar para a outro estaremos no campo da logística com certeza estaremos envolvidos com atividades de transporte, movimentação e armazenagem com o estudo da logística otimizando esse conjunto de atividade e dessa forma atingindo os resultados de distribuição e serviço ao cliente com o menor custo possível.  

Função estratégica da logística na empresa

       As empresas devem coordenar suas atividades funcionais dentro de uma estratégia coerente que considera a natureza global de seus negócios. Com abertura econômica globalizada houver a necessidade de as empresas buscarem novas referências para suas atuações principalmente na área de logística existe ainda algumas empresas no Brasil controlando dos seus fluxos logístico por meio de estoque e os diversos setores atuando de forma isolada.

Logística eficiente na organização

       Em um mercado globalizado e altamente competitivo as empresas são desafiadas a operar com baixos preços e a atender aos níveis de serviço e qualidade, exigidos pelos clientes, a fim de garantir a sua sobrevivência. A logística integrada apresenta as maiores oportunidades de lucratividade empresarial.

      Na realidade, muitos fatores podem influenciar a eficiência da organização logística. Em geral, tais fatores podem ser resumidos em características organizacionais, estrutura e tecnologia são os principais componentes dessa característica, já as características ambientais são classificadas como fatores interno e externos.

Logística global

      De forma geral, a globalização se refere à crescente interpendência entre países, refletida nos crescentes fluxos internacionais de bens, serviços, capital e conhecimentos.

      Atualmente estamos vivendo em um mundo globalizado, em que, mais do que nunca, conquistar e principalmente, manter os atuais clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Os produtos são, em sua maioria, facilmente copiáveis, e os serviços tendem a ser muito parecidos.

      O desafio para uma organização que pretende ser líder em serviço ao cliente é conhecer as exigências dos diferentes segmentos do mercado em que atua e direcionar os seus processos de logística aos cumprimentos dessas exigências. A disponibilidade do produto de acordo com a conveniência está superando a fidelidade à marca ou a um determinado fornecedor. Podemos dizer que a logística em uma empresa constitui de três partes: primeiro, suprimento, gerencia a matéria prima e os componentes, abrange o pedido ao fornecedor, transporte, armazenagem e expedição da matéria prima à produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com