TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MINHA HISTÓRIA ACADÊMICA

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

A MINHA HISTÓRIA  ACADÊMICA

Sou Edvilma Da Silva Bispo De Sá, tenho 31 anos, filha de dona Edna de Souza Silva Bispo e do Sr,Walter Da Silva Bispo já (in memória), somos em 11 irmões, sou casada á 11 anos com Anderson Evangelista De Sá, tenho um filho de 9 anos ,Rafael Bispo De Sá.

Por sempre  morar em lugar de difícil  acesso à  escola, comecei  estudar com 9 anos de idade devido as mudanças de um lugar para outro, tais mudanças eram necessárias devido a falta de infra estrutura( moradia e emprego) em zona rural .

Ainda assim falta desta infra estrutura impossibilitou-me a conclusão da educação básica o que de acordo com ( FREIRE 1996) é essencial na formação de todo e qualquer cidadão, pois  se a educação não transforma tão pouco a sociedade é transformado por ela.

Desta forma podemos afirmar  que a educação é um dos setores que possui maior importância para o desenvolvimento de um país. Pois através dela ocorre transformação nos indivíduos e na sociedade de uma forma geral. Neste contexto a educação é um fator que deve ser levado a sério, principalmente pelo pode público, a fim de que desenvolva políticas públicas que agreguem e fomento o processo educacional.

Após anos de espera de volta aos estudos em 2009, com incentivo  da família voltei a frequentar uma sala de aula, depois de mais de uma década parada, comecei então  a estudar no 5°ano na EE Santa Claudina, local onde trabalho atualmente .Neste mesmo ano consegui com muito esforço  empenho a progressão  para o 6° ano do Ensino fundamental o que culminou com a conclusão do Ensino Fundamental em 2011 .

Seguindo enfrente no ano de  2012 consegui  ser selecionado para exercer a função de técnico de infra estrutura nesta instituição escolar , dividindo o tempo sendo trabalho no  período  noturno e estudava no vespertino.

No ano seguinte  fui novamente selecionada para exercer a função de técnica de nutrição  no período matutino,tive que me abdicar do estudo , mais uma vez , pois tive que escolher entre o trabalho e a escola e  o 2°ano do Ensino Médio era no mesmo período , porém não desisti dos meus projetos e sonhos e no ano letivo de  2014, baseado na resolução do Conselho Estadual de Educação n° 002/2009, o secretario da         instituição escolar ,juntamente com a equipe de colegiado de professores obtive a  progressão e ai  terminei o Ensino médio .

Em relação ao professores não foi uma tarefa  fácil por que os mesmo são colega de trabalho eu tinha dificuldade de tira duvidas me sentia retraída,mas enfim de fato ocorreu a referida conclusão.Neste mesmo ano havia prestado o Exame Nacional do Ensino Médio, e minhas notas foram boas; vi então o edital de seleção do Instituto Federal de Educação Tecnológica( IFMT), e meu esposo fez a minha inscrição e fui beneficiada pela cota de vagas reservadas a negros e pardos, sendo aprovada,

Fevereiro  de 2015 começaram  as aulas e com muita dificuldades comecei minha trajetória acadêmica no IFMT, por meio do Curso de Licenciatura em Química até a presente data,    pode se observar uma melhor compreensão das relações entre educadores e educando e o que os mesmos representam e seus significados, mediante experiências concretas nas diferentes situações comunicativas e de integração social. Desta forma ‘’a teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto,  quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade( FREIRE,  1.996 sp).”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com