TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOAGEM DE RESIDUO SÓLIDO DE MADEIRA INDUSTRIAL

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

MOAGEM DE RESIDUO SÓLIDO DE MADEIRA INDUSTRIAL

Eduardo Meneghelli

Guilherme Weidmann

Anderson Ary Sedrez

Prof. Airton Odilon Roczanski

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Engenharia de Produção - Tecnologias de Aproveitamento de Materiais I

05/10/2017

RESUMO

 Neste artigo será apresentado um processo de trituração de resíduos sólidos para reaproveitamento do mesmo, neste caso a madeira (descarte de madeira industrial). O objetivo do artigo, a partir dos resultados do experimento, é apresentar a possibilidade de reciclagem da madeira processada medindo também a eficiência do equipamento enquanto trabalhando com este material, levando em consideração o grau de granulação utilizado nas peneiras do equipamento.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Madeira e Reciclagem.

  1. INTRODUÇÃO

A madeira é com certeza um dos recursos naturais mais abundantes do planeta e um dos mais utilizados na indústria em toda a história da humanidade. São varias as utilidades que o ser humano encontrou para a madeira, já nos primórdios como fonte de calor, construção de casas, utensílios domésticos, etc. Com o desenvolvimento da sociedade a demanda por madeira só cresce.

Em geral o descarte deste tipo de material se dá por recolha em indústrias e também residências, sendo encaminhados para aterros sanitários. A partir da coleta seletiva para a reciclagem, este material deve ser selecionado e triturado com novas possibilidades de uso, tais como, a produção de MDF, geração de energia, entre outros.

O Moinho de Facas utilizado nos teste neste artigo é responsável pela etapa de moagem do material previamente separado. Deve-se moer a madeira de forma a ficar granulada e uniforme, podendo ser utilizada para compostagem, produção de novo produto ou no nosso caso para geração de energia.

  1. ESPECIFICAÇÕES DO MOINHO DE FACAS

O equipamento a ser utilizado nos testes de moagem será o Moinho de Facas da marca Rone, o mesmo realiza a moagem de diversos tipos de materiais, podendo ser utilizado para moer plásticos em geral, borracha, papel, isopor, tecido, etc. Pode ser utilizado em processos de descaracterização de produtos em indústrias farmacêuticas e alimentícias entre outras, fazendo com que o material depois de moído possa ser destinado ao reprocessamento, venda ou aterro sanitário, sem o risco de desvio de produtos. 

Figura 1. Moinho de Facas.

[pic 1]

Fonte: Capturado pelo Autor.

  1. DEFINIÇÃO DO MATERIAL

        A madeira é utilizada na indústria de diferentes formas, uma delas e bem comum é através de paletes, estes são utilizados para transportar peças, matéria prima, entre outros. Geralmente são de pinus ou eucalipto, e quando chegam ao fim de sua vida útil, seja por estarem danificados ou por não serem mais utilizados, são descartados.  

        Os resíduos utilizados no processo de moagem tratados neste artigo provêm de paletes de eucalipto, decorrentes de descarte da indústria metalúrgica.

  1. ESAIOS NO EQUIPAMENTO

  1. Testes no Equipamento

           Diversos ensaios foram executados com algumas combinações de peneiras, passando primeiramente pela peneira de abertura maior (3/4 de polegada) e posteriormente na peneira com abertura menor (8 milímetros). Quanto menor forem as frações da madeira, melhor será o controle sobre a temperatura onde este material for utilizado (MACHADO, 2014).        

        O objetivo dos diferentes testes era definir qual era a melhor configuração de peneiras para obter uma granulação ótima para facilitar o processo de reciclagem, em qual configuração haveria melhor rendimento do equipamento levando em consideração a relação de tempo, material processado e qualidade do material processado.

Tabela 1: “Primeiro Ensaio”

1º Ensaio – Peneira ¾”

Material

Madeira

Peso Inicial

2.000 g

Tempo

1’40”


Fonte: Os autores, 2017.

O primeiro ensaio foi feito com a peneira de maior diâmetro, onde o material foi dividido em quatro partes de aproximadamente 500g cada, sendo adicionados de 20 em 20 segundos para não sobrecarregar o moinho até sua total moagem.

Tabela 2: “Segundo Ensaio”

2º Ensaio – Peneira 8mm

Material

Madeira

Peso Inicial

1.000 g

Tempo

2’55”

Fonte: Os autores, 2017.

           O segundo ensaio foi feito com a peneira de menor diâmetro. O material foi dividido em quatro partes de aproximadamente 250g cada, sendo adicionados de 40 em 40 segundos até sua total moagem, da mesma forma que no primeiro ensaio, para não sobrecarregar o moinho o tempo e a quantidade de material foram aumentados e diminuídos consequentemente.

  1. DESEMPENHO DO EQUIPAMENTO

            Para que o material pudesse ser utilizado como fonte de energia bastava que o material fosse reduzido de tamanho, contudo quanto menor forem às frações melhor será o controle de temperatura nos processos onde o reciclado será utilizado.  “A energia térmica de uma tonelada de óleo pode ser substituída por 2,4 toneladas de madeira.” (MACHADO, apud SALINGER, 1989).

        O primeiro teste apresentou um bom resultado, sendo que o material ficou com uma granulometria aceitável.

Figura 2: Cavaco ¾”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (345.7 Kb)   docx (209.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com