TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Presente No Cotidiano

Trabalho Escolar: A Matemática Presente No Cotidiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 6

A MATEMÁTICA PRESENTE NO COTIDIANO

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Pesquisa em Educação Matemática como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão da disciplina anteriormente mencionada, mediante ao Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB. Orientador: Prof. Dr. Silvânio de Andrade

Campina Grande – PB

04/09/2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

2. JUSTIFICATIVA

3. OBJETIVOS

4. REFERENCIAIS TEÓRICOS

5. METODOLOGIA DA PESQUISA

6. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

Ensinar matemática esta sendo a cada dia um grande desafio. Desafio esse que não surgiu apenas hoje, mais desde o século XX, quando professores da disciplina se reuniram para pensar o ensino dessa matéria nas escolas. Ao entrar na escola, entrou junto a ela um mundo rico, coberto de imaginações, aplicações e certezas.

A matemática oferece-nos um leque de ferramentas poderosas para compreender e mudar o mundo. Estas ferramentas nos presenteia com o raciocínio lógico, técnicas de resolução de problemas, e a capacidade de pensar em termos abstratos. Embora “invisível” a Matemática ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso cotidiano. A matemática faz e sempre fará parte da nossa vida, presente desde o nosso nascimento, quando passamos cariosamente a ganhar uma data, dia, mês e ano. Praticamente em nosso dia-a-dia estamos ligados sempre ha atividade em que seja necessário codificar, quantificar, analisar, contar, interpretar, ordenar, generalizar e estabelecer relações, uma linda e monstruosa construção da incrível matemática.

A constatação de sua importância na construção e vivencia humana apóia-se no fato de que a matemática desempenha um papel decisivo e construtivo dentro de nosso cotidiano. Relata alguns autores dessa bela ciência que por meio de tanta perfeição e precisão ligada a fatos da mesma, que Deus é um grande matemático. Enfim, venho em busca não só de mostrar minha grande admiração e respeito por essa bela ciência, mais sim, tentar buscar meios no qual consiga ligar o aluno ao conhecimento matemático através dos fatos e de idéias que estão sempre ligados e utilizados por eles durante suas ações diárias.

2 – JUSTIFICATIVA

Fruto da criação humana e do contexto social, a Matemática surgiu e se desenvolveu a partir da busca de soluções para problemas do cotidiano. Ao longo dos séculos, sofreu influências, contribuições e modificações de diversas culturas até atingir o estágio atual, e a mesma ainda continua em pleno desenvolvimento. Hoje em dia a matemática ganhou um forte desenvolvimento, tornando-a, a cada dia mais pura e mais precisa. A apropriação do conhecimento matemático contribui para o desenvolvimento de habilidades necessárias para uma vida produtiva em sociedade e não só pra um crescimento.

E uma boa injeção de entusiasmo para o presente trabalho, veio ligado ao foco na investigação matemática presente no cotidiano do alunado. Tendo em vista que grande parte dos estudantes vêem a Matemática como uma das disciplinas mais difíceis e menos atraentes, e os mesmos, mal se dão conta de que todos fazem o uso da Matemática no seu dia-a-dia. Em casa, no trabalho, no supermercado, no esporte... Como exemplo, no futebol a uma riqueza de utilidades matemática, desde os métodos do ensino fundamental ao ensino médio, temos exposto: o tempo do jogo, há a quantidade de jogadores, o números de cartões durante a partida, área e volume do espaço usado, a probabilidade de ganho ou perda nos campeonatos com os pontos adquiridos nos jogos, e entre outras. Enfim, o cidadão se depara muito com situações que exigem raciocínio matemático como adição, subtração, divisão e multiplicação. E não somente as quatro operações básicas que aparecem no cotidiano, como vimos no exemplo anterior muitas vezes, as pessoas acabam fazendo cálculos complexos para resolver situações do dia-a-dia e nem percebem que estão praticando a Matemática.

E tendo visto isso, nasceu em mim o desejo de despertar e de buscar trazer um entendimento mais viável e mais atraente aos olhos dos alunos dessa grande construção matemática ligada ao dia-a-dia deles.

3- OBJETIVOS

O aprendizado da matemática deve ter como principal objetivo contribuir na formação da cidadania. A sua evolução está associada à inserção do indivíduo, no mundo do trabalho, no da cultura e no das relações sociais. Devemos buscar mecanismos educacionais capazes de criar elos entre a Matemática escolar e o meio em que os jovens vivem. É necessário que o profissional da educação utilize o raciocínio do aluno, a experiência adquirida por ele precisa ser aproveitada. O que ensinamos na escola deve despertar no aluno novos meios de solucionar problemas, compreender fatos, organizar e planejar suas idéias. As novas formas de ensino têm exigido do licenciado a reformulação de sua visão acadêmica, no intuito de aproveitar os contextos matemáticos, identificando e avaliando as estratégias criadas por parte dos alunos na busca por resultados e soluções.

Hoje novos métodos de ensino-aprendizagem vem sendo discutido e buscado para despertar interesse pela disciplina. Reconhecer e fixar a idéia dos conteúdos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com