TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia

Por:   •  17/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Introduçao

Um dos maiores meios de transporte na sociedade brasileira é o rodoviario, ou seja, por meio de veiculos terrestres como automoveis particulares, motocicletas e onibus coletivo, sendo este um dos mais utilizados pela população. A utilização de ônibus tem crescido cada vez mais devido a grandes distancias percorridas pelas pessoas desde cedo, como no caso de adolescentes que precisam ir ate a escola ou adultos sem condicões para adquirir um veiculo, necessitando assim do transporte coletivo como meio de chegar ao local de trabalho.

Mesmo assim ainda é um sistema não otimizado, com pouca tecnologia envolvida, o que causa grande impacto na sociedade. Muitas vezes para fazer viagens que demorariam um tempo relativamente pequeno devido à distancia, acabam se tornando longas cansativas e demoradas. Os grandes causadores disto são o tempo de espera e rotas congestionadas.

Com os avanços da ciencia, novas tecnologias poderiam ser implantadas para melhoria e ate mesmo sanar essas dificuldades encontradas na utilização do transporte publico. Ao olha para a praticidade que existe hoje com a informação, sistemas de GPS em tempo real, hoje em dia quase tudo se resolve com poucos toques na tela de um smartphone.

Conciliando esta praticidade para os meios de transporte publico coletivos, os problemas encontrados poderiam ser minimizados, utilizando a tecnologia já existente de sistemas de geolocalização em tempo real disponibilizada por meio de aplicativos de smartphone à população que se beneficia com este meio de transporte.

Objetivo

Este projeto tem como objetivo atingir a otimização e eficácia dos transportes publicos para melhorar a qualidade de vida da população

Para tal necessita-se:

-verificar a disponibilidade de sinal de rede internet nos pontos de onibus;

-levantamento de dados de empresas de transporte publico;

-analise de dados das regioes em que esta tecnologia seria mais viavel;

-criar um aplicativo mobile para as plataformas de smartphone mais utilizadas;

-implementar um sistema de localizaçao em tempo real com uma interface simplificada e intuitiva para o publico alvo;

-implementar um localizador em cada onibus que utilizara esta tecnologia;

-colocar mapas interativos nos pontos de onibus;

-coletar dados de feedback de usuarios;

justificativa

Devido a grande utilização dos onibus pela população em sua maioria adultos e jovens como meio de transporte, decidiu-se desenvolver um projeto que visa auxiliar e otimizar os sistemas de transportes publicos existentes, contribuindo em ações de controle do tráfego, gestão do transporte coletivo e informação ao usuário, busca melhorar a qualidade e eficiencia desse meio, tendo em vista que ainda existem problemas que influenciam no dia a dia de cada pessoa, gerando estresse e cansaço devido a tempos perdidos apenas se locomovendo ate seus destinos.

A implementaçao desta tecnologia deve otimizar os tempos de espera de onibus e permitir a melhor escolha de rotas,  alem de proporcionar um auxílio determinante na segurança e bem-estar da comunidade, de modo que os usuários dos ônibus possam reduzir o tempo de exposição ao crescente índice de violência na cidade.

Em razão dessas evidências  a realização de estudos e aplicações de técnicas que disponibilizem aos usuários informações em tempo real do transporte tornam-se justificáveis.

Revisao da literatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com