TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Missiologia

Por:   •  7/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

 INSTITUTO BÍBLICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

ESCOLA DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA - TREMEMBÉ

Missiologia

“Como anda a obra missionária na minha igreja local?”

Karen Cristine dos Santos Deolindo Pires

Tremembé, SP

Maio/2018


KAREN CRISTINE DOS SANTOS DEOLINDO PIRES

Missiologia

“Como anda a obra missionária na minha igreja local?”

Trabalho apresentado ao Curso de Teologia Básica da Escola Teológica do Instituto Bíblico das Assembleias de Deus – Núcleo Tremembé como pré-requisito para aprovação na disciplina: Missiologia.

Professor: Presbítero Kleber Oldani

Tremembé, SP

Maio/2018


Como anda a obra missionária na minha igreja local?

Departamento Missionário da Igreja Assembleia de Deus – Jardim Santana – Tremembé/SP

O departamento missionário da Assembleia de Deus – Jardim Santana nos últimos tempos não possui comissão de trabalho formada. A equipe de missão após algumas mudanças ficou centralizada no Pastor Malaquias, que é responsável por todos os projetos realizados pelo departamento. Abaixo, temos as questões sugeridas pelo Profº Kléber e que foram respondidas pelo referido Pastor.

- Departamento Missionário:

Como funciona? Quem faz parte?

Segundo o Pastor Malaquias o departamento de missões é formado somente por ele e se atém a fazer visitas e convidar pessoas para participar dos cultos.

- Contribuição Missionária:

Como anda as contribuições no Jardim Santana?

Não é satisfatória.

- A Prática Missionária:

O que temos feito para ajudar na obra missionária? Quais os trabalhos realizados além do culto mensal de missões?

Além dos cultos mensais aos domingos é realizado evangelismo pessoal e culto nas praças.

- Quais estão sendo os resultados:

Temos alcançado vidas? A igreja do Jardim Santana tem ajudado algum missionário do campo?

Não.

- E após tudo isso, como está sendo o Discipulado?

Segundo o Pastor Malaquias, está indo bem.

O que podemos fazer para melhorar o Departamento de Missões?

Como vemos nas respostas acima o Departamento Missionário do Jardim Santana está desfalcado e sem apoio. Bem sabemos que somente uma pessoa, (no caso o Pastor Malaquias) não consegue dar andamento de maneira satisfatória em um Departamento de uma igreja com pelo menos duzentos membros. Segundo o Pastor Malaquias a cidade de Tremembé possui cerca de 45.000 habitantes e somente 7.000 se declaram cristãos protestantes, ou seja, não precisaríamos ir tão longe para fazermos missão. Abaixo, temos algumas sugestões de melhorias para o departamento missionário de acordo com as respostas do Presidente de Missões do Jardim Santana.


- Departamento Missionário: O que podemos fazer para melhorar?

Primeiramente para melhoria do departamento de missões seria a eleição de membros para o Conselho Missionário. O Conselho Missionário seria um grupo de membros, sob a coordenação do pastor, que tem por objetivo orientar, mobilizar e administrar as decisões missionárias da igreja. Para que tenhamos resultados precisamos, no mínimo, de 1 (um) presidente, 1 (um) vice-presidente, 1 (um) 1º secretário, 1(um) 2º secretário, 1(um) tesoureiro e 1 (uma) pessoa responsável pela divulgação dos trabalhos e resultados.

O Conselho Missionário funciona como o órgão da Igreja que facilita o envolvimento da mesma com a obra missionária, seja na seleção e envio de missionários, ou no apoio de missionários que já estão em campo. Este grupo de pessoas empenha-se na tarefa de manter a igreja informada e atualizada sobre o que está acontecendo no mundo. Para isto podem ser usados vários meios, e os próprios missionários com quem a igreja mantém contato funcionam como excelente fonte de informação.

- Contribuição Missionária: O que podemos fazer para melhorar?

Nos últimos tempos a contribuição financeira com o departamento de missões tem sido insatisfatória. Acredito que devido não termos um Departamento de Missões sólido e projetos em pauta não há incentivo para contribuições. “Porque iríamos contribuir com algo que em tese nem existe?” e “Para que dinheiro?”. O Departamento de Missões no Jardim Santana se resume a evangelismo pessoal, não há nenhum envolvimento da nossa igreja local com missionários no Brasil e no mundo. Porém, se nos envolvermos direta ou indiretamente com a obra missionária, ajudando o trabalho de irmãos que estão sofrendo em países em que o evangelho é restrito, ou em lugares em que há miséria, poderíamos arrecadar fundos da seguinte maneira:

1. Envelope de Missões: Este método já existe na nossa igreja, e se resume a um envelope em que aqueles que sentirem vontade de ofertar coloca o dinheiro no envelope e entrega no momento da oferta.

2. Programa de Sustento Missionário: Neste projeto o participante assume não apenas o compromisso de contribuir financeiramente, mas, principalmente, o de orar diariamente pelo obreiro adotado. Esse programa possibilita um envolvimento direto e constante da igreja e dos crentes na obra de missões. Através do sustento parcial ou integral dos missionários, muitas igrejas e inúmeros crentes estão expandindo o reino de Deus aqui na terra.

3. Lava jato Missionário: Muitos adolescentes e jovens ainda não trabalham e alguns deixam de participar das campanhas missionárias com suas ofertas. Mas eles podem se unir e fazer um excelente serviço para levantar recursos para a obra missionária. Veja se na igreja tem um local para lavar carros. A ideia é lavar os veículos dos membros (e até dos visitantes). Deixe que eles vejam o melhor preço a cobrar. Para que o “lucro” da oferta seja maior, tente conseguir, de graça, os produtos: shampoo, silicone, limpa-pneus, esponjas, panos etc.


4. Cine Missões: O filme a ser exibido pode ser um filme evangélico (prefira os que tenham ênfase missionária). Além das tradicionais pipocas será servido um lanche. O valor do ingresso para o Cine Missões fica a critério do ministério/ departamento de missões da igreja (de acordo com a realidade da igreja). Podem ser feitas várias sessões durante a campanha. Além de levantar uma boa oferta, essa programação trará mais comunhão e envolverá mais a igreja no ideal missionário.

5. Lanchonete Missionária: Para desenvolver a lanchonete missionária é preciso somente criatividade. Uma igreja de Belém do Pará/ PA, realizou um “McMissionário”, com sanduíches semelhantes aos de um restaurante de fast-food bastante conhecido. O valor dos lanches em nada era parecido com o da lanchonete verdadeira. O kit, contendo sanduíche, batatas-fritas e refrigerante ou suco, era vendido a todos os membros da igreja. A renda acumulada foi toda direcionada para a Campanha de Missões Mundiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com